O Soft Coated Wheaten Terrier é um cão que ganhou sucesso sendo um grande “faz tudo”, um grande trabalhador que cumpriu funções como cão de pequenas caças, no pastoreio e até sendo cão de guarda, mas sua verdadeira vocação é ser um grande companheiro para os humanos.  

Origem do Soft Coated Wheaten Terrier 

Soft Coated Wheaten Terrier é uma raça originária da Irlanda, onde foi muito utilizado por fazendeiros como cão de guarda, no pastoreio de animais como ovelha e porcos, para caçar pequenos animais e também para a eliminação de vermes. 

Soft Coated Wheaten Terrier

Cachorro fofo – Foto: Freepik

Por ser muito versátil e com facilidade de se adaptar, o Soft Coated Wheaten Terrier foi logo caindo nas graças dos camponeses, principalmente por não precisar pagar imposto por criar essa raça.  

Acredita-se que o Soft Coated Wheaten Terrier surgiu pelo cruzamento Kerry Blue com outros cães de cor trigo, assim dando origem a raça. 

Mesmo sem saber realmente como foi a origem da raça, uma certeza é que tanto o Soft Coated Wheaten Terrier como o Kerry Blue possuem ascendência comum. 

Soft Coated Wheaten Terrier

Cachorro fofo – Foto: Pixabay

Mesmo sendo uma raça antiga, com mais de 200 anos de existência, o Soft Coated Wheaten Terrier só foi reconhecido pelo Irish Kennel Club em 1937. A raça foi exportada para os Estados Unidos em 1946, mas só foi reconhecida pelo American Kennel Club em 1973. 

  • Conheça também o Azawakh: raça de cachorro africana mais ágil na caça

Características do Soft Coated Wheaten Terrier 

Seguindo o padrão da raça, um Soft Coated Wheaten Terrier é cão esportivo, de porte médio, com um corpo quadrado e resistente. O corpo é compacto, com um peito profundo e as costelas sobressaídas, mas sem ser arredondados. 

A cabeça deve ser equilibrada e proporcional ao corpo, retangular na aparência e moderadamente longo.

Os olhos são de tamanhos médios, com a coloração marrom avermelhado ou marrom. As orelhas são ligeiramente caídas para a frente, com um tamanho entre o pequeno e o médio. 

Soft Coated Wheaten Terrier

Cachorrinho correndo – Foto: Pixabay

A pelagem é bastante abundante e cobre toda extensão do corpo. Com uma textura sedosa ao toque, a raça só vai apresentar o ondulado característico quando atingir a idade adulta, que deve ser em torno de 2 anos. 

O Soft Coated Wheaten Terrier costuma nascer com uma pelagem mais escura, que vai clareando de acordo com o amadurecimento do cão. A cor da pelagem aceita é qualquer tom de trigo. 

  • Veja também: Prepare-se para se apaixonar pela raça de cachorro mais rara: Sloughi

Personalidade 

Ele é um cão dócil e amável. Com grande habilidade social, o Soft Coated Wheaten Terrier vai fazer amizade com todo mundo. 

É brincalhão, ativo, inteligente e independente, mas sempre vai buscar uma boa dose de carinho do seu tutor. A raça é bastante afetuosa e vai ser um ótimo parceiro para os pequenos.  

Soft Coated Wheaten Terrier

cachorro correndo – Foto: pixabay

Com outros animais, o Soft Coated Wheaten Terrier pode acabar não convivendo bem, já que por seu instinto de caça, ele pode acabar perseguindo o outro animal, principalmente se for menor que ele. 

Ele também não é confiável ao ar livre, não deve passear de forma alguma sem coleira ou ficar solto em lugares sem cerca.  

Problemas de saúde comuns

O Soft Coated Wheaten Terrier é um cão saudável, principalmente quando é adquirido em um criador responsável, mas mesmo com toda essa saúde, a raça pode apresentar alguns problemas de saúde durante a vida. 

Entre os principais problemas de saúde de um Soft Coated Wheaten Terrier estão a doença de Addison, nefropatia, neuropatia e displasia renal.  

Soft Coated Wheaten Terrier

cachorro – Foto: pixabay

  • Doença de Addison – É uma doença rara que pode atingir cães jovens e adultos. A doença de Addison não é tão conhecida e é de difícil diagnóstico. É caracterizada pela incapacidade de produção de alguns hormônios, que causam sintomas como diarreia, vômitos, perda de apetite, apatia e queda de cabelo. A doença possui vários sintomas comuns em outras doenças, o que faz com que acabe dificultando o diagnóstico, causando com que o animal acabe sendo tratado com medicamentos inadequados que não resolvem o problema. Quando diagnosticado de forma correta, o cão responde bem ao tratamento e tem uma vida normal. 
  • Nefropatia – A nefropatia é uma deficiência no processo de filtragem dos rins do animal, que pode acabar levando para um quadro de insuficiência renal. É uma doença progressiva, que pode evoluir para um quadro crônico. O tratamento deve ser seguido de acordo com as orientações do veterinário. 
  • Enteropatia – É uma doença inflamatória e crônica, também conhecida como Doença Inflamatória Intestinal (DII). A enteropatia é mais comum em cães adultos, causando distúrbios gastrointestinais e inflamação na mucosa. O cão com enteropatia manifesta sintomas como diarreia, distensão abdominal, perda de peso, edema e desidratação. O tratamento deve corresponder ao grau de gravidade da doença, sendo que é comum que o tratamento seja uma combinação de uma nova dieta, com prescrição de medicamentos antibacterianos e imunossupressores. 
  • Displasia Renal – A displasia renal é uma doença que causa distúrbios no desenvolvimento embrionário dos rins. A doença pode levar à insuficiência renal precoce, sendo que a raça Soft Coated Wheaten Terrier possui fatores hereditários para a displasia renal. Os sintomas comuns são aumento no consumo de água, maior frequência para urinar, vômitos, perda de apetite e em alguns casos maior frequência em infecções no trato urinário. Como a doença possui fator hereditário e a raça é propensa ao desenvolvimento desse problema, o ideal é que ele passe por exames de urina e de sangue anualmente, para acompanhar sua função renal. 

Cuidados com a raça 

O Soft Coated Wheaten Terrier é um cão que vai exigir um certo cuidado do seu tutor, principalmente na manutenção de sua pelagem. A raça também exige cuidados relacionados à sua higiene, alimentação e saúde. Esses cuidados são fundamentais para manter o pet saudável e promover o seu bem-estar. 

Higiene  

Cachorro parado na mata – Foto: pixabay

A raça precisa de banhos mensalmente, mas como sua pelagem acaba sujando facilmente pode ser necessário mais de uma limpeza, principalmente quando o cão passa um tempo em um ambiente externo. O cão precisa ser tosado a cada quatro a seis semanas, sendo ideal que seja feito por um profissional. 

A escovação do pelo é necessária diariamente, já que os fios são bastantes finos e podem formar nós. Algumas escovas são próprias para esse tipo de pelagem e auxiliam na escovação.  

Limpeza bucal deve ser feita ao menos de duas a três vezes por semana, mas o ideal é diariamente. 

Com uma higiene bucal feita com produtos próprios e de forma correta, o tutor acaba prevenindo problemas como tártaro no animal. As unhas devem ser aparadas, principalmente se o cão não consegue se desgastar naturalmente.   

Alimentação  

A quantidade de ração vai depender de fatores como idade, peso, nível de exercício ou se possui alguma doença. Um Soft Coated Wheaten Terrier adulto em um peso ideal deve se alimentar com uma média de 300 a 375 g diárias de ração, que deve ser dividida em duas refeições.  

Procure investir em uma ração de qualidade, que possua todos os nutrientes necessários para o pet. Converse com um profissional da área para montar a melhor dieta para o cão.  

Saúde 

O Soft Coated é uma raça que deve ser acompanhada desde filhote por um veterinário. Essas consultas são uma ótima forma de saber como anda a saúde do pet e seu desenvolvimento. 

Como a raça possui predisposição para alguns problemas renais, exames anuais serão necessários para saber como anda a saúde do animal. 

A vacinação é outro cuidado indispensável para o pet. Siga o calendário de vacinação para manter o seu animal protegido. 

Curiosidades sobre o Soft Coated Wheaten Terrier 

Cachorro na mata – Foto: pixabay

  1. É uma raça indicada para crianças? 

O Soft Coated é um cão muito afetuoso e que vai se adaptar a conviver com diferentes tipos de famílias, até mesmo aquelas com crianças. É uma raça que vai ser um ótimo companheiro para os pequenos, que com seu comportamento brincalhão vai conquistar o amor das crianças.  

  1. O Soft Coated Wheaten Terrier late muito? 

É uma raça com tendência para latir moderadamente, costuma apresentar os latidos quando desconfia de algo e tenta alertar o seu tutor. A raça pode desenvolver latido excessivo, por isso deve ser treinado de forma adequada.  

  1. A raça é fácil de adestrar? 

O treinamento dessa raça pode ser um pouco difícil, já que ele possui muito independência e é até um tanto teimoso, mas com o treinamento adequado e de forma repetitiva e com paciência. O adestramento deve ser iniciado cedo e seguindo o perfil do cachorro.  

  1. Soft Coated Wheaten Terrier é um bom cão de guarda? 

Mesmo sendo um cão bastante sociável, ele sabe identificar possíveis perigos e não vai deixar de alertar sua família.  

  1. Pode ser criado em apartamentos ou casas pequenas? 

O Soft Coated Wheaten Terrier é uma raça que pode se adaptar com qualquer tipo de moradia até mesmo apartamentos e casas pequenas, mas é necessário que ele tenha sua necessidade de atividades físicas supridas.  

  1. A raça apresenta algum problema ao ficar sozinho? 

Não é um cão com grande tolerância para ficar sozinho. É uma raça que gosta de ficar na presença de humanos, longos períodos sozinho fazem com que o pet fique estressado e com comportamentos destrutivos. 

  1. Expectativa de vida 

O Soft Coated Wheaten Terrier vive com uma expectativa de 12 a 15 anos de vida.