O Azawakh é uma raça originada na África, na região do Mali, que é conhecido também como Tuareg Sloughi.

A origem ocorreu a partir dos nômades, que percorriam as regiões do deserto do Saara e do Sahel. Daí surgiram os outros nomes: Galgo Tuaregue e Galgo Sul Saariano

A princípio esses cães eram usados para a guarda, além de fazerem também a caça de gazelas e outros animais.

Azawakh

Azawakh – Foto: Freepik

Durante os rituais de caça eles andavam sobre os cavalos. Seus tutores os soltavam apenas quando um animal era visto.

Por serem ótimos corredores, com frequência eles conseguiam alcançar as gazelas. Então, para fazerem com que elas caíssem, mordiam as suas patas.

Como foram desenvolvidos para o trabalho, esses cães têm como características principais a independência e a resistência física, mesmo que aparentemente eles não demonstrem isso.

O Azawakh é realmente um cão bastante peculiar, que merece ser reconhecido. Se você quer saber mais sobre ele, continue lendo esse texto.

O Azawakh surgiu para a caça

Azawakh

Azawakh – Foto: Pixabay

O Azawakh é uma raça de cão africana que surgiu na região do Mali em uma época em que os nômades precisavam de animais ágeis que ajudassem na caça.

A partir de cruzamentos e seleções, surgiu o cão mais ou menos como o reconhecido atualmente.

Desde sempre a independência e resistência física foram características marcantes, apesar de o animal parecer ser frágil.

Isso era necessário porque durante as caçadas esses cães podiam passar até seis horas correndo atrás de gazelas sem interrupção. Isso tudo no sol e calor do deserto africano.

Azawakh

Azawakh – Foto: Freepik

Ainda hoje muitos povos da região praticam a caça e usam os cães dessa raça na captura de aves. Eles conseguem saltar muito alto e capturar os pássaros ainda durante o voo.

Além disso, eles são ótimos em fazer a proteção dos acamamentos e dos animais, de ameaças como chacais, hienas e cães selvagens, por exemplo.

Essa é uma raça que não foi muito disseminada porque os nômades africanos não permitiam a compra dos exemplares. Eles chegavam a considerar isso uma verdadeira ofensa.

Justamente por isso, mesmo que a sua origem fosse bastante antiga, o Azawakh só chegou na Europa em 1970 porque o embaixador iugoslavo ganhou uma fêmea de presente por ter ajudado na caça de um elefante que estava ameaçando as pessoas da região.

  • Veja também: Prepare-se para se apaixonar pela raça de cachorro mais rara: Sloughi

Características – Padrões da Raça Azawakh

O Azawakh é um cão magro, que parece ser frágil. No entanto, ele possui ossos e músculos que chamam a atenção, sobretudo porque possuem a pele fina, que deixa as suas características ainda mais aparentes.

Seu tronco lembra o formato de um retângulo, sendo o maior lado na posição vertical. A cabeça tem formato alongado e predominantemente estreita.

azawakh marrom

azawakh marrom – Foto: Freepik

O focinho é comprido, bem reto e mais fino na extremidade. Os seus olhos lembram amêndoas e são relativamente grandes em relação ao restante do rosto.

Assim como o focinho, a mandíbula do cão é alongada e, também muito forte, formando uma mordedora do tipo tesoura.

As orelhas são finas e ficam localizadas no topo da cabeça. A base é mais larga e, de maneira geral as orelhas possuem aspecto plano e caído. Quando o cão fica alerta, as orelhas levantam.

Acompanhando o padrão corporal do animal o pescoço é alongado e fino. A musculatura na região é bastante evidente e o pescoço é arqueado.

brown azawakh hound in front of white background

A cauda é longa, fina e baixa. Possui a pelagem bastante semelhante à que é observada no tronco. Na extremidade forma-se um pincel branco.

De maneira geral os pelos dos animais dessa raça são curtos e os fios são finos e bem assentados. A cor mais comum é a fulva, sendo que a maioria dos exemplares possui manchas nas extremidades.

Uma tonalidade tigrada em preto também é aceita dentro dos padrões exigidos para essa raça. Além disso, é permitido que os exemplares pretos tenham uma mancha branca na face, enquanto que outros podem ter a máscara preta.

Essa raça é conhecida por ter grande altura entre 64 e 74cm e o peso varia entre 20 e 25Kg. As fêmeas podem ser um pouco menores, com altura entre 60 e 70cm e peso entre 15 e 20Kg.

Algumas especificações do Azawakh

  • Nome original Azawakh
  • País de origem Mali
  • Cor Vermelho, grizzle, preto, branco, areia e marrom.
  • Expectativa de vida 10 a 12 anos
  • Pelo Pelos muito curtos e finos e, o ventre é praticamente pelado.

Temperamento da raça Azawakh

Cachorro posando para foto – Foto: Freepik

Os cães dessa raça Azawakh são bastante independentes, devido à sua origem como caçador. Além disso, possuem personalidade forte.

Devido à essas características, as pessoas costumam dizer que os cães dessa raça que escolhem os seus tutores de acordo com as suas preferências.

Eles podem ser bastante tímidos também. Por isso não se aproximam facilmente de qualquer pessoa. No entanto, quando eles confiam em alguém, conseguem ser bastante gentis.

A energia desse animal costuma ser bastante elevada, sendo que geralmente ele é bem humorado. A agressividade em geral não faz parte da personalidade desse animal.

Apesar de serem calmos e estarem sempre próximos às pessoas, eles não são muito afetuosos. A obediência também não é um ponto forte.

Por isso, desde cedo os cães devem ser socializados e adestrados por um profissional, visando uma convivência mais adequada entre homem e cão.

Contudo, não espere muitas demonstrações de carinho de desta raça, tampouco obediência, principalmente se o Azawakh já for adulto e não for domesticado.

Dicas e cuidados com a raça Azawakh

Azawakh – Foto: freepik

O Azawakh em geral é um cão bastante resistente e rústico. Mesmo assim, é preciso ter alguns cuidados específicos para que o cão consiga ter uma vida saudável e longeva.

Geralmente cães da estatura do Azawakh possuem predisposição para a displasia coxo-femural. No entanto, por sorte, essa raça e, geral não a possui.

Um dos maiores problemas em relação à raça diz respeito à sensibilidade a anestésicos. Portanto, é preciso redobrar a atenção em relação à aplicação.

A alimentação também deve ser equilibrada para que o animal receba todos os nutrientes de que necessita para manter a boa saúde e conseguir desenvolver adequadamente a sua musculatura e os ossos.

Procure um alimento de boa qualidade, que seja adequado para cães de raças grandes. Se precisar, peça orientação ao profissional que acompanha o seu cão.

Além disso, é importante manter uma boa higiene do animal, cuidando da pelagem, corte das unhas, limpeza das orelhas e limpeza dos dentes.

Fora isso, lembre-se de que todos os cães devem fazer consultas periódicas com o veterinário. É importante realizar exames de rotina, além da aplicação das vacinas anuais e, prescrição de vermífugos.

Por fim, vale salientar que os animais da raça necessitam praticar atividades físicas regularmente para que fiquem saudáveis física e emocionalmente. Eles não devem ficar presos em ambientes pequenos.

Predisposições a doenças

O Azawakh é um cão atlético e forte, mas é importante que o tutor tenha cuidado e imponha limites de intensidade de atividade física.

Isso porque ele pode se exercitar com tamanha intensidade que podem chegar a apresentar problemas respiratórios ou cardíacos graves.

A Doença de Wobbler, muito comum em raças corredoras, também é um ponto que requer atenção.

Essa é uma condição relacionada ao canal vertebral estreito, que pode ocasionar a compressão da medula. Isso pode levar a problemas neurológicos.

Temperamento do Azawakh

O Azawakh é um cão cheio de energia, conhecido pela sua personalidade independente. Por isso, ele é mais indicado para pessoas que vivem um estilo mais livre e que possuem uma casa espaçosa.

O cão precisa de muito espaço para correr, brincar e se exercitar. Por isso, casas pequenas ou apartamentos não são indicados para animais dessa raça.

Mas mesmo que ele more em um local com bastante espaço, sempre é preciso estimular o animal com exercícios diários.

Procure sair com o seu cão todos os dias para que ele explore o ambiente e treine a sua musculatura.

Caso o cão fique sedentário, pode desenvolver comportamentos inadequados, que incluem a destruição de objetos.

Em relação ao comportamento, propriamente dito, o Azawakh é protetor com o seu território e família.

Isso se deve ao fato de a raça ter sido usada por muito tempo para fazer a guarda das tribos e dos animais pertencentes a elas.

Em relação a desconhecidos o cão é tímido e não interage rapidamente. Por mais que não costume ser agressivo, é preciso observar atentamente a reação do cão na presença de estranhos.

Para evitar situações desagradáveis, é fundamental trabalhar a socialização do cão ainda durante as suas primeiras semanas de vida.

Quando o animal aprende a se comportar na presença de pessoas e animais desconhecidos, a interação geralmente é boa.

Inclusive, o Azawakh se dá bem com crianças e outros animais e costuma ser bastante brincalhão nessa situação.

Conclusão

O Azawakh é um cão atlético, forte, magro que tem o corpo adequado para a corrida. Ele é ágil e consegue facilmente capturar presas.

A independência é um ponto forte desse animal, que não costuma ser muito carinhoso, mas é brincalhão e gentil com aqueles que convivem com ele.

Depois de conhecer essa raça incrível, você acha que o Azawakh é o cão adequado para você?