O Vallhund sueco, também conhecido como o cão de gado sueco, é uma raça de cão nativa da Suécia.

O nome da raça, vallhund, significa cão pastor, pois a raça foi originalmente criada como cão pastor há mais de 1.000 anos.

Hoje, são predominantemente cães de companhia, embora não tenham perdido o instinto de pastoreio. Os cães são semelhantes ao Welsh Corgi, mas não há dados confiáveis ​​sobre sua semelhança genética.

Portão para cachorro

Cachorros de pé no portão – Foto: Freepik

Vallhund sueco – História da raça

O Vallhund sueco é a antiga raça nacional de cães da Suécia, que pode remontar ao século VIII ou IX. Eles se originaram no condado de Västra Götaland, localizado ao sul do Lago Vänern.

Este cachorrinho era ótimo para observar, guardar e pastar. Acredita-se que esta raça tenha desempenhado um papel no desenvolvimento do moderno Welsh Corgi e do Lancashire Heeler.

Outra teoria da origem da raça é que durante o século VIII ou IX ou o Vallhund sueco foi introduzido no País de Gales ou o Corgi foi levado para a Suécia, daí as semelhanças entre as duas raças.

Vallhunds eram comuns na Suécia até a Primeira Guerra Mundial, quando seus números diminuíram rapidamente. Nas duas décadas seguintes, a raça quase se extinguiu.

A situação foi salva pelo Conde Bjorn von Rosen, membro do Swedish Kennel Club (SKK), que já estava trabalhando para salvar outras raças suecas da extinção, incluindo a sueca Laika.

Demorou anos para o Scandinavian Kennel Club reconhecer esta raça em 1943 ou 1948 (as fontes variam nas datas). Mas, por outro lado, a Federação Cinológica Internacional (ICF) reconheceu a raça muito rapidamente e já em 1954 foi atribuída ao grupo de Spitz e raças de tipo primitivo, a um subgrupo de cães de guarda e pastor.

Hoje, os Vallhunds suecos vivem nos EUA, Rússia, Suécia, Grã-Bretanha, Finlândia, França, Holanda, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, Dinamarca e Suíça.

Descrição da raça

A altura média na cernelha é de aproximadamente 33 cm para machos e 31 cm para fêmeas. O peso está na faixa geral de 9 a 14 kg.

O corpo é forte e musculoso. Suas caudas podem ser longas ou curtas. Em qualquer ninhada, os filhotes podem nascer com cauda curta ou longa, às vezes sem cauda, ​​embora os últimos casos sejam raros.

A cor da pelagem varia do cinza ao vermelho. A cor varia de cinza, marrom acinzentado e amarelo acinzentado a marrom avermelhado, com pelos mais escuros no dorso e pescoço.

A pelagem é curta e áspera, com uma camada superior densa e um subpelo macio e denso.

Vallhund sueco – Personalidade

Os Vallhunds suecos são “cães grandes em corpos pequenos” porque, apesar de seu tamanho, são fortes e destemidos.

No entanto, são excelentes cães de família e companheiros; amam as pessoas e são amigáveis, gentis e dedicados.

Eles querem se envolver em assuntos familiares e não devem ser deixados sozinhos por muito tempo.

Eles se dão bem com crianças, mas é preciso socializar o cão desde cedo, principalmente com crianças muito pequenas. Vallhunds pastoreiam o gado mordendo suas pernas para controlá-los, então você terá que desacostumar seu cão desse comportamento.

Vallhunds se dão bem com outros animais

Vallhunds se dão bem com outros animais de estimação, especialmente se eles se comunicam com eles desde filhote.

Eles geralmente se dão bem com outros cães e adoram brincar com eles, mas podem afugentar cães que não conhecem. Eles são menos propensos a se dar bem com cães do mesmo sexo.

Os Vallhunds suecos são bons cães de guarda porque são alertas e corajosos e prontos para proteger suas famílias.

Eles vão latir muito e alto para qualquer coisa estranha, desde estranhos até coisas que fazem barulho à noite. Na verdade, você precisará treinar seus Vallhunds para não latir, pois eles tendem a exagerar.

Vallhund é fácil de treinar

Em geral, treinar Vallhunds não é difícil porque eles são inteligentes. Eles aprendem comandos rapidamente e desfrutam de qualquer tarefa que você der a eles. No entanto, lembre-se de que eles se comportam como filhotes até os quatro anos de idade.

Ao treinar um cão, você deve mostrar liderança estabelecendo e aplicando regras e restrições, mas sempre com reforço positivo.

O Vallhund quer e precisa que você assuma a liderança. Caso contrário, você pode acabar com um animal de estimação que tenta se encarregar de sua família, desconfia de estranhos e exibe comportamento agressivo em relação a outros cães.

Valhunds têm alta energia

Valhunds têm alta energia, tanto física quanto mental. Eles estão sempre prontos para jogar e aprender com você. Se suas necessidades de estimulação mental e física não forem atendidas, eles podem se tornar destrutivos.

Se você fizer exercícios suficientes, incluindo caminhadas diárias, eles podem viver confortavelmente em um pequeno apartamento.

cachorro estrábico

Cachorro observando – Foto: Freepik

Cuidados com a raça

A raça é considerada de baixa manutenção. Os pelos à prova d’água e resistentes às intempéries ajudam a mantê-los limpos, secos e livres de “cheiro de cachorro”. Sua pelagem não requer corte e é fácil de pentear.

Vallhund sueco – Saúde

Este é um cão saudável. A pequena estatura contribui para a sua longevidade, com uma vida média de 15 anos.

Esta raça se dá bem em climas quentes devido à sua pelagem de duas camadas, desde que o cão receba sombra fresca e água.

O Valhund tem um tipo hereditário de atrofia progressiva da retina em 34,9% da raça, que se manifesta como cegueira noturna leve a moderada por volta dos dez anos de idade.

Educação e treinamento

Com o treinamento de Vallhunds suecos, raramente surgem problemas. O propósito de vida desses cães é agradar os donos em tudo. Filhotes gostam de treinar, por uma recompensa eles estão prontos para completar qualquer tarefa.

Em alguns casos, os proprietários precisam ser pacientes. Filhotes nem sempre estão cientes do que é exigido deles. Eles podem ser teimosos e distraídos no treinamento.

À medida que os cães envelhecem, tornam-se mais obedientes. Mas os proprietários devem prestar muita atenção ao seu treinamento.

Durante a educação, é inaceitável usar métodos severos. Vallhunds reagem negativamente aos gritos. Para tarefas concluídas, o cão deve ser elogiado, incentivado com um petisco.