O antibiótico para cães tem a função de combater infecções de diversos tipos. No caso do cachorro, nem sempre é fácil administrar a medicação, por isso, é bem importante seguir algumas recomendações veterinárias.

O tutor precisa ficar de olho nos comportamentos dos cães, em alguns casos, as infecções e doenças possuem sintomas observáveis. Sendo assim, o resultado disso é o tratamento com antibiótico para cães onde o tutor precisa administrar com bastante cautela. Continue a sua leitura e saiba tudo sobre o tema.

Antibiótico para cães – Aprenda como administrar o comprimido

antibiótico para cachorro

Cão tomando remédio – Foto: Freepik

A prevenção das doenças e invasões de bactérias é resultado de muito cuidado do tutor, pois, se deixarmos, os cães comem qualquer coisa, na quantidade que quiserem e brincam aonde querem. Diante disso, o tutor tem total responsabilidade de manter o pet seguro e saber administrar corretamente os comprimidos para tratamentos.

Contudo, sabemos que os cães não gostam de tomar remédio, mas assim como os humanos, as intervenções medicamentosas são necessárias.

Dicas de como dar antibióticos para o cachorro

Se você, tutor, tem dificuldades em medicar o seu pet, saiba aqui algumas dicas de como dar antibióticos para o seu cachorro. Lembre-se: o primeiro passo para tratar uma infecção é tomando antibióticos, considerando sempre as orientações do veterinário quanto aos horários e dosagem do medicamento. Então, nunca faça automedicações em seu dog, ok?

Faça uma primeira tentativa

A primeira tentativa é muito importante. Geralmente, o cachorro pode até cheirar o comprimido ou lamber, mas não vai querer comer. Portanto, coloque o medicamento na mão, deixe ele cheirar, conversando com o doguinho, de forma que ele sinta um carinho do tutor.

Uma dica é não tentar abrir a boca do cachorro e enfiar o comprimido pela garganta, pois poderá machucar a gengiva ou até fazer ele vomitar.

Ofereça o antibiótico do cachorro com a comida

A primeira tentativa pode não dar um resultado positivo, por isso, nossa segunda dica é oferecer o antibiótico para o cachorro com a comida dele. O tutor pode fazer do momento da alimentação a administração do medicamento. Assim, o animal nem vai sentir que foi medicado.

Sendo assim, se o antibiótico é em forma de comprimido, se puder, amasse ou corte o medicamento em pedaços e misture com a ração do cachorro. Outra forma é camuflar o comprimido com o petisco favorito do cachorro, de modo que ele não perceba que o remédio está presente na comida.

A mesma dica vale para antibióticos em gotas. Converse com o veterinário e pergunte se o medicamento pode ser misturado na ração ou patê de cachorro.

Medique o cãozinho durante as brincadeiras

antibiótico para cachorro

Cão tomando remédio – Foto: Freepik

Uma dica para administrar o antibiótico para cachorro, é usar os momentos de brincadeira com o pet, camuflando ou não o medicamento. Você pode fingir que o remédio é um petisco, fazendo gestos e conversando com o pet até convencer ele de comer o comprimido.

Se for preciso, use uma comida cheirosa para atrair o doguinho, simule que caiu um pouco do alimento no chão, e tente fazer ele comer. Você pode intercalar com petiscos caninos reforçando o desejo de comer, assim, podendo engolir o antibiótico, sem perceber.

Quando o medicamento é líquido e não pode ser misturado como comida, o que fazer?

Se você leu a bula ou falou com o veterinário e não pode dar o medicamento misturado com comida, saiba que existe uma forma de administrar. O jeito é usar uma seringa, colocando a quantidade correta do antibiótico e inserir pela lateral da boca, entre a gengiva e os dentes do cachorro.

Apesar de ser mais difícil de medicar, essa é a forma mais correta de fazer o pet tomar o medicamento certinho, sem abrir mão da sua saúde. Contudo, se por acaso o dog não engolir imediatamente, sopre o focinho do cachorro, isso faz com que ele sinta vontade de lamber o nariz.

Uma informação bem importante é não administrar o antibiótico para cães junto de comidas como salsinha, presunto ou pão. Esses alimentos possuem muitos conservantes que podem fazer mal ao pet. Além disso, nunca medique o seu cão sem uma supervisão veterinária, ok? Não dê remédios de humanos e nem tente fazer auto diagnósticos para medicar o pet. Cuide do seu cãozinho!