Você já ouviu falar ou já leu em algum lugar que a audição dos cachorros é até 10 vezes maior do que a audição dos seres humanos? Por mais que este seja um fato extremamente curioso, nem tudo é completamente verdade. No entanto, há muita coisa interessante que a gente pode aprender e entender sobre a audição dos cachorros.

Portanto, não seria bem legal entender melhor como os cães, de fato, ouvem? Além de esclarecer a potência da audição canina e compará-la com a audição humana, vamos conhecer um pouco mais sobre esta fascinante variação da anatomia dos cachorros.

Acompanhe!

Audição dos cachorros é realmente 10 vezes melhor do que a dos humanos?

audição dos cachorros

Cão atento – Foto: Freepik

A audição dos cachorros é, sem dúvida nenhuma, uma de suas melhores habilidades. Algumas pessoas dizem que eles podem ouvir até 10x mais do que um ser humano. E isto, claro, tem um “fundo” de verdade. Muito embora a conta não seja exatamente esta, é sim verdade que os dogs conseguem ouvir muito mais sons do que nós.

Enquanto que os nossos ouvidos (e toda a sua formação interna) consegue ouvir até 20.000 hertz, os ouvidos caninos conseguem ouvir até 40.000 hertz. Ou seja, é o dobro do que a gente consegue alcançar! Além disso, os sons mais graves também são captados com mais propriedade: eles captam a partir de 15 hertz. E nós, humanos, a partir de 20 hertz.

Não é muito legal pensar que, muitas vezes, os cães vão ouvir sons que a gente não faz nem ideia que estão ocorrendo no ambiente? Ou seja, os cães conseguem ouvir, em determinadas situações, o que nós não conseguimos. O que torna a audição desses animais algo extraordinário e uma verdadeira máquina!

Portanto, para entender melhor os motivos pelos quais um cão ouve tanto, veja estas incríveis curiosidades!

O instinto e a necessidade de caçar falam muito sobre esta habilidade

Um cachorro consegue captar uma trovoada a quilômetros de distância. E, se ele tiver algum tipo de medo do barulho, certamente vai se esconder rapidamente depois disso, mesmo que o dia ainda esteja ensolarado e sem nenhuma aparência de que vai chover. Isto é bem comum e representa, de maneira prática, o quanto o ouvido canino pode ser potente.

Só que eles não ouvem tantos sons de maneira aleatória. Eles conseguem ouvir tudo isso justamente porque precisavam sobreviver. Ou seja, é seu instinto de caça e sobrevivência que agiu, durante anos, para evoluir o sistema auditivo e gerar um maior poder de concentração para estes animais.

Os cães caçadores, quando ainda não haviam sido domesticados, eram cães que precisavam sobreviver em meio a mata e conseguir o seu próprio alimento. Só que as caçadas, obviamente, exigiam um poder muito grande de estratégia e energia. E por isso, outras habilidades também precisavam ser desenvolvidas, como é o caso da audição.

Com uma audição apurada, o cachorro poderia facilmente ouvir sua presa de longe. E, assim, ir atrás dela de maneira um pouco mais inteligente e silenciosa.

Audição dos cachorros – Alguns sons só os cachorros podem ouvir?

audição dos cachorros

Cão deitado – Foto: Freepik

Da mesma forma que os cães conseguem ouvir até 20.000 hertz a mais do que nós, humanos, eles também conseguem ouvir sons exclusivos. Ou seja, aqueles sons que só eles conseguem ouvir e mais ninguém! Muitos tutores eventualmente já ouviram falar que os cães têm este poder, mas nunca pararam para pensar no quanto isto é fantástico e revela um grande poder de atenção e foco.

Só que ao mesmo tempo, estes excessos de ruídos podem facilmente deixar o cachorro estressado, cansado e até ansioso. Afinal, imagine você, ter que conviver com ruídos durante boa parte do dia. Pois é. Por mais que isto seja um atributo imutável dos dogs, saiba que eles também podem sofrer com o excesso de ruído nos tímpanos.

Então, ofereça um lar confortável, aconchegante e longe dos excessos de ruídos da cidade. Se você não tomar estes cuidados, a audição do cachorro pode, sim, ficar prejudicada no longo prazo, podendo gerar até mesmo algumas doenças ou até surdez!

O formato da orelha do cachorro é que faz ele ouvir “tão longe”

Você sabia que o formato externo da orelha é também muito importante para que o cachorro consiga captar sons de até 40.000 hertz? Pois é! Por mais que a sua configuração interna seja fundamental, a configuração externa é tão importante quanto. Afinal, o formato externo da orelha faz com que ela possa ser direcionada exatamente para onde está o ruído.

E aqui vai mais uma condição que faz um cachorro ter um poder de audição muito maior do que o nosso: eles podem movimentar suas orelhas! Sim, os inúmeros músculos presentes na orelha do cachorro, ajudam ele a posicionar a orelha no melhor ângulo possível para conseguir captar os ruídos mais estranhos que, nós, sequer vamos saber que existem no ambiente.

Se você reparar, a orelha do cachorro é uma espécie de “cone”, que ajuda a filtrar os sons do espaço e encaminhá-los, com precisão, até a parte de dentro da orelha. Não é muito interessante pensar que tudo tem um objetivo bastante importante para o dia-a-dia do dog? Tudo tem um porquê!

Atente-se para sinais de possível perda de audição do seu dog

audição dos cachorros

Cão na veterinária – Foto: Freepik

Por mais que o cachorro tenha uma audição incrivelmente apurada e fantástica, isto não significa dizer que ele vai ter esta audição para o resto da vida. Se ele for um cão saudável, certamente a audição ficará bastante preservada. Só que se você não cuidar do seu cãozinho e não oferecer a ele condições de saúde, pode ser que ele desenvolva problemas, como a otite canina.

E quais condições de cuidados são estas? Basicamente, você precisa cuidar para o cão não ter um excesso de ruídos no ambiente. O que é baixinho para você, pode ser ensurdecedor para ele. Além disso, você precisa prestar atenção em situações que já indiquem uma possível perda de audição, como a falta de atenção em situações comuns: ruído do telefone, campainha da porta ou até mesmo o seu chamado.

Cuide do seu dog!