Se você já reparou a barriga do cachorro fazendo barulho em algum momento do dia, certamente se perguntou o que poderia ser. Afinal, há ruídos muito fortes e há, também, aqueles mais suaves. Em alguns cães o ruído pode ser mais frequente e em outros nem tanto. O fato é que esta é uma situação que precisa de atenção, pois da mesma forma que pode não ser nada, pode ser uma série de coisas.

No artigo de hoje, vamos entender melhor as principais motivações para a barriga do cachorro estar roncando, de forma que você possa fazer uma análise cronológica e tentar entender o que está acontecendo com seu pet. Ou, pelo menos, ter uma ideia do que pode ser, visto que alguns problemas graves estão relacionados a este sintoma, bem como pode ser uma reação simples comum.

Entenderemos tudo a partir de agora. Continue sua leitura.

Barriga do cachorro fazendo barulho

Cão sendo examinado – Foto: Freepik

Barriga do cachorro fazendo barulho pode significar que algo está errado – Mas nem sempre é assim

Quem tem cachorro em casa sabe: qualquer anormalidade ou qualquer situação um pouco diferente, já é motivo suficiente para que alguns sinais de alerta sejam ligados. Afinal, nós não queremos que nossos cães sofram e muito menos que este sofrimento seja silencioso, de forma que não possamos perceber para poder ajudar.

A barriga do cachorro fazendo barulho pode significar uma série de coisas. Inclusive, nada. Isso mesmo. Os famosos “roncos” podem estar associados a diversos problemas relacionados a digestão e até ingestão de alimentos. Mas também, podem apenas significar um processo natural interno no organismo do cachorro, de forma que há apenas um processo da anatomia do cachorro acontecendo ali.

Mas, não importa: se é algo fora do comum ou fora da normalidade que estamos acostumados, chamará a nossa atenção. E para aqueles tutores que se importam plenamente com a integridade física do pet ao ponto de desconfiar de tudo, um simples barulho na barriga do cachorro pode ser mais do que suficiente para levá-lo a um veterinário.

Desta forma, listamos algumas das causas mais comuns que podem estar diretamente ligadas a situações de roncos e barulhos na barriga do dog. Veja só:

  • Observe a velocidade com que o cão ingere seus alimentos;
  • Alimentos crus podem causar diversos tipos de gases internos;
  • A barriga pode estar roncando de fome – Preste atenção na alimentação do seu cão;
  • Verifique se o cachorro sente algum desconforto ao apalpar a barriga dele;
  • Observe sintomas que podem indicar um problema grave – Vômito, diarréia, falta de apetite ou feridas na pele;
  • O cachorro pode ter ingerido algum corpo estranho e o organismo pode estar com dificuldades para processar;
  • Doenças que inflamam o estômago e alergias alimentares também podem provocar ruídos externos;

Se você identificou alguma situação possível para seu cão em nossa lista acima, não se preocupe. Vamos entender cada situação a partir de agora, de uma forma mais completa e aprofundada. Vamos lá?

Barriga do cachorro fazendo barulho: Observe a velocidade com que o cão ingere seus alimentos

Um dos aspectos mais práticos que você pode começar a observar ainda hoje para identificar possíveis barulhos na barriga do cachorro, é o modo com que ele come. Sim, a forma com que o cachorro ingere alimentos faz toda diferença para a digestão dele. Então, se o cachorro come rápido demais ou devagar demais, saiba que isto impactará diretamente nos processos estomacais e do sistema digestivo.

Por exemplo, se você tem um cachorro que não consegue se controlar e devora a ração em pouquíssimos minutos ou mesmo engole a comida quase inteira, pode ser que ele tenha muitos barulhos na barriga. Isto acontece por vários motivos. Mas o principal deles, é a quantidade de ar que o cachorro engole junto do alimento. Ou seja, quanto mais rápido ele engole, mais ar vai junto (pois não há um processo de mastigação adequado, que faz o ar se dissipar).

Só que este ar, em algum momento, precisa sair, não é mesmo? E ele disputará espaço físico com o bolo alimentar na barriga do cachorro, podendo causar vários tipos de barulhos bem embaraçosos e até assustadores em algumas ocasiões.

Veja também: Por que os cães soltam tantos gases?

Barriga do cachorro fazendo barulho

Cão sendo examinado – Foto: Freepik

Barriga do cachorro fazendo barulho: Alimentos crus podem causar diversos tipos de gases internos

Você costuma dar alimentos crus para seu cachorro? Esta é uma prática que pode ser bem maléfica em alguns sentidos. Por mais que o cachorro possa ter um apetite bem grande para este tipo de alimento, principalmente carne, saiba que você precisa, também, pensar de maneira racional por ele (já que ele não consegue fazer isso). Alguns tipos de comida crua são excelentes para o organismo do animal. Mas outros, podem trazer bastante desconforto.

E isto acontece por um simples motivo: uma comida crua pode exigir muito mais trabalho das bactérias estomacais que fazem o trabalho de digestão. Logo, o processo digestivo liberará muitos gases. Por mais que seja normal esta liberação de gases, saiba que em excesso pode, sim, fazer com que a barriga do cachorro ronque muito alto. O que pode trazer muitos sustos para o tutor.

Então, se você notar a barriga do cachorro fazendo barulho, tente lembrar o que ele comeu horas antes. Este exercício de análise é fundamental para que você possa ligar os pontinhos e, assim, entender o que pode estar acontecendo. Pense nisso!

Para entender mais sobre comida, leia nosso artigo sobre comidas que o cão pode e não pode comer.

A barriga pode estar roncando de fome – Preste atenção na alimentação do seu cão

Esta é uma dica óbvia, mas vale a pena mencioná-la, não é mesmo? Afinal, a barriga do seu cachorro pode, sim, estar roncando de fome! E isto pode acontecer por diversos motivos, mas principalmente pelo fato de que o animal está há muitas horas sem ter uma alimentação completa. Portanto, sempre verifique a tigela de ração do seu pet para que consiga entender se este é ou não o motivo para os barulhos internos.

Em algumas situações em que você está tentando trocar a alimentação do cachorro, os barulhos estomacais também podem se fazer presentes. Afinal, pode ser que seja difícil para o cachorro se adaptar rapidamente aos novos alimentos e, com isso, rejeite a ração em um primeiro momento, podendo ter sua barriga roncando por fome.

Por isso, em casos de troca de ração, é muito importante que você estabeleça algum tipo de método, de forma que o animal não fique sem comer devido a dificuldade de adaptação. Para te ajudar com isso, leia nosso artigo sobre troca de alimentação do cachorro e entenda mais sobre o tema.

Barriga do cachorro fazendo barulho: Verifique se o cachorro sente algum desconforto ao apalpar a barriga dele

A barriga do cachorro fazendo barulho pode ser um sinal de que as coisas não vão bem. Por mais que muitas vezes pode ser apenas um sinal de que a digestão está trabalhando a todo vapor, pode ser também que há algum tipo de desconforto na região. Com os excessos de ruído, muitas vezes o cachorro pode estar com dores de barriga ou até mesmo algum tipo de desconforto pelos próprios gases internos – afinal, quando há gases, há pressão. E quando há pressão, pode haver dor.

Portanto, verifique se o cachorro sente algum tipo de desconforto na barriga quando você o apalpar. Faça testes de leve e veja as reações do animal. Se ele chorar ou tiver alguma reação muito brusca em sinal de sair de perto, neste caso você precisa ligar o sinal de alerta e procurar um veterinário o quanto antes, de forma que ele possa identificar o problema e ajudar seu cão a se curar.

Se você perceber que o seu cachorro está com dor, não se desespere antes de ter um diagnóstico correto, ok? Afinal, talvez tudo não passe apenas de um excesso de gases que estejam causando desconfortos intestinais agudos. Outra dica para verificar se há algum tipo de desconforto na barriga do cachorro, é verificar se a mesma está dura. Se ela estiver dura, também pode ser um sinal para procurar um veterinário com urgência.

Barriga do cachorro fazendo barulho

Cão sendo examinado – Foto: Freepik

Observe sintomas que podem indicar um problema grave – Vômito, diarréia, falta de apetite ou feridas na pele

Entrando um pouco mais em alguns quadros que podem significar um problema grave na barriga do cachorro, verifique se há outros sintomas que acompanhem a barriga do cachorro fazendo barulho. Se você notar a presença de vômito, diarréia, falta de apetite ou alguns tipos de feridas na pele, leve o seu cachorro o quanto antes para um veterinário. Afinal, estes sintomas podem indicar quadros mais graves que estejam relacionados ao dia a dia do cão.

Os vômitos e a diarréia canina, geralmente são sintomas ligados há vários tipos de desconfortos e doenças. Pois uma das primeiras coisas que o organismo do cachorro vai fazer, é tentar expulsar qualquer tipo de anormalidade ou atividade desconhecida no organismo. E isto vai acontecer de maneiras bastante simples para o organismo, geralmente através de líquidos – vômito ou diarréia.

Portanto, é muito importante que você mantenha atenção total a rotina do seu cachorro. Não deixe ele comer qualquer coisa e muito menos deixe ele sair para a rua, de forma que possa ingerir alimentos intoxicados. Além de que, se o seu cachorro não tiver todas as vacinas em dia, estes quadros podem relatar algum tipo de doença mais grave, gerando, também, falta de apetite e feridas na pele do cachorro (as famosas dermatites).

Procure um veterinário de sua confiança logo nos primeiros sinais de que seu cão não está bem. Assim, qualquer procedimento poderá ser feito com antecedência, de forma a tratar mais facilmente o problema.

O cachorro pode ter ingerido algum corpo estranho e o organismo pode estar com dificuldades para processar

A gente sabe que o organismo do cachorro funciona de uma maneira muito equilibrada. Tudo que o organismo já está acostumado a digerir, será facilmente processado. Ou seja, quanto mais velho o animal vai ficando, mais esperto o sistema digestivo será, de forma a entender que alguns alimentos são bons e outros são ruins.

Neste caso, a partir do momento que o cachorro apresentar qualquer sinal de algum problema digestivo, ele vai avisar, de acordo com os tópicos que mencionamos anteriormente. Em alguns casos pode ser, inclusive, que o cachorro engoliu algum corpo estranho. Ou seja, algum elemento que o sistema digestivo não reconhece e não consegue processar, causando muitos gases e jogando o objeto pra lá e pra cá – o que causa roncos bem altos.

Caso você perceba que o cachorro engoliu um corpo estranho, procure um veterinário com muita pressa. Principalmente se o objeto é duro ou rígido, como peças de brinquedos, pedaços de móveis ou qualquer tipo de plástico duro que estivesse pelo chão durante as brincadeiras.

Em casos de ingestão de peças mais flexíveis, como plásticos, papel ou qualquer outra substância semelhante, a digestão poderá acontecer naturalmente de modo que você só perceba nas fezes do animal que ele, de fato, engoliu algo que não deveria. No entanto, aqui a barriga também pode fazer bastante barulho até que a digestão esteja completa. Toda atenção é pouca!

cãozinho deitado

Cãozinho deitado – Foto: Freepik

Doenças que inflamam o estômago e alergias alimentares também podem provocar ruídos externos

E por fim, não podemos deixar de mencionar um problema bastante comum e grave, que pode deixar a barriga do cachorro fazendo barulho: são as inflamações no estômago e as alergias alimentares. As inflamações podem estar relacionadas a diversos tipos de alimentos que foram ingeridos dias ou semanas antes, de modo que as paredes do estômago ou do intestino estejam inflamadas e causando dor ao animal. Um sintoma disso, pode ser a propagação de ruídos bem altos vindos da barriga do animal.

Além disso, há também as famosas alergias alimentares. Estas, por sua vez, podem ser notadas apenas poucos minutos depois da ingestão de algum alimento. E por isso, novamente, recomendamos que você esteja sempre atento ao que seu cão come ou deixa de comer, de modo a conseguir analisar e entender o porquê das coisas. Toda ação tem uma reação. Pense nisso!