Você já deve ter escutado em algum momento o estômago do seu cachorro rugir e fazer barulhos estranhos não é mesmo? Mas sabe qual a causa do barulho estomacal em cachorros?

Você já ouviu o estômago do seu cachorro roncar? Esse ruído corporal geralmente não é motivo de alarme e não significa necessariamente dor de estômago.

Algumas vezes é possível escutar ao encostar o ouvido no estômago do seu cão, e em outras, o som é tão alto que pode ser ouvido do outro lado da sala. Bem, esses barulhos ou rugidos estomacais são também conhecidos pelo termo Borborigmo (do Grego βορβορυγμός).

Às vezes, esse rugido pode ser um sinal de um problema de saúde mais sério.

Sendo assim, aqui está uma visão geral das possíveis causas de barulho estomacal em cachorros e quando você deve se preocupar com esse som engraçado.

Borborigmo

barulho estomacal em cachorro

Foto: Freepik

O termo científico para os ruídos que produzem o estômago ou o intestino é Borborigmo. O que causa o ruído é o movimento do gás através do trato digestivo.

Uma certa quantidade de gás no intestino do seu cão é normal. Além disso, também é normal que o intestino experimente contrações musculares rítmicas chamadas peristaltismo, que movem as coisas pelo trato digestivo.

Assim, o borbulhar normal de um estômago geralmente é um som suave intercalado com períodos de silêncio, que é um sinal de que uma quantidade comum de gás se movendo através do intestino de uma maneira comum.

Mas os sons digestivos anormalmente fortes geralmente ocorrem quando o intestino contém grandes quantidades de gás, quando o peristaltismo aumenta, ou ambos.

Então, pode haver muitas causas de barulhos estomacais no estômago: alguns são inofensivos, outros são mais graves. Você encontrará alguns deles abaixo.

Quais as causas do barulho estomacal em cachorros?

O barulho estomacal leve é naturalmente causado por atividades comuns ao corpo do animal, como a motilidade intestinal, atividades que envolvem a passagem de conteúdo no intestino e a presença de gás no intestino.

E, assim como seu estômago ronca quando você está com fome, seu animal de estimação também. Também é possível que o corpo do seu animal de estimação emita esse som devido a seus hábitos alimentares específicos.

barulho estomacal em cachorro

Foto: Freepik

Barulhos estomacais podem ocorrer quando:

  • Há quantidades maiores de gás no intestino;
  • Fome;
  • Indiscrições dietéticas.

Algumas causas mais sérias que também podem ser responsáveis por um aumento significativo do rugido estomacal:

  • Parasitas estomacais: São pequenas criaturas que residem no trato gastrointestinal do seu cão e causam uma infinidade de problemas digestivos e outros. Esses invasores comuns incluem parasitas como Giardia , coccídios e vermes (vermes, tênias e ancilostomídeos).
  • Doença inflamatória intestinal: A doença inflamatória intestinal é uma condição na qual os intestinos estão inflamados, o que significa que existem muitas células inflamatórias presentes no revestimento do trato digestivo.
  • Corpos estranhos gastrointestinais;
  • Hemorragia gastrointestinal;
  • Certas toxicidades;
  • Reações adversas a medicamentos;
  • Problemas metabólicos acometendo o fígado e os rins;
  • Distúrbios glandulares;
  • Câncer intestinal.

Embora muitos tipos de barulho estomacal em cachorros sejam perfeitamente normais, um forte ruído intestinal pode ser uma preocupação, pois pode ser um sinal de um problema gastrointestinal mais sério.

Quando se preocupar com o barulho estomacal em cachorros?

Foto: Reprodução. Arte: Portal do Dog

Normalmente, um barulho estomacal com causas mais sérias é acompanhado por letargia, apetite significativamente menor ou sede, diarreia e especialmente vômito. Então, não hesite em levar o seu cão ao médico veterinário, o quanto antes.

Se o seu cão normalmente apresenta barulhos estomacais mais altos, porém parece estar saudável e não apresenta nenhum dos sintomas citados acima, provavelmente ele estará bem  (apesar de ser sempre interessante relatar ao veterinário, para que ele exclua possíveis problemas).

Alguns indivíduos apresentam barulhos estomacais mais altos e possuem intestinos mais ativos que os outros.

Sendo assim, os donos de animais devem se preocupar especialmente se os ruídos estiverem associados a outros sinais clínicos. Esses sintomas podem incluir diminuição do apetite, vômito, diarreia, hipersalivação (baba) e letargia. Mas você também deve estar atento a sinais de dor abdominal, como uma postura curvada.

Por isso, se esses sintomas persistirem, consulte seu veterinário!