Será que um cachorro castrado pode engravidar cadela? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre os tutores que buscam a melhor qualidade de vida para o seu cão.

Afinal de contas, a castração é um dos melhores benefícios para cães machos e fêmeas. Eles podem ter uma vida muito mais tranquila e saudável a partir da castração.

No entanto, mesmo após a castração, o desejo sexual pode continuar existindo. Assim sendo, entenda mais sobre o tema e veja se cachorro castrado pode engravidar cadela.

Cachorro castrado pode engravidar cadela?

cachorro castrado pode engravidar cadela

Cão sentado – Foto: Freepik

Não, um cachorro castrado não pode engravidar uma cadela. Afinal, ele não está apto e fértil para fecundar a cadela no cio. Portanto, não haverá nenhuma criação a partir de um cachorro castrado.

No entanto, essa dúvida acaba sendo muito comum por vários motivos. Principalmente pelo fato de que o cachorro, mesmo castrado, continua tendo interesse pela cadela.

Isto é, mesmo castrado, o cachorro macho ainda pode ter desejo sexual pela fêmea no cio que estiver dentro de casa. É muito raro, mas ele pode se interessar e até mesmo cruzar.

Assim sendo, se você tiver um cachorro castrado dentro de casa e uma fêmea no cio, não se preocupe. Mesmo que eles cruzem, o cão não fecundará a fêmea.

Além disso, um cachorro castrado terá muito mais resistência para buscar a fêmea. Ele só vai se interessar em casos raros e somente se a fêmea estiver por perto.

Assim sendo, a castração continua sendo muito efetiva não só para o cão não engravidar fêmeas. Mas por vários outros motivos!

Alguns mitos sobre a castração canina

A castração canina é um assunto muito importante. Afinal, a castração garante que o seu melhor amigo esteja sempre saudável, a partir de vários pontos de vista.

No entanto, ainda assim, alguns mitos sobre esse assunto acabam surgindo. Isto é, alguns “conhecimentos populares” que podem levar a desinformação sobre a castração.

O primeiro ponto a se considerar é que a castração canina é saudável e segura.

Não há com o que se preocupar, desde que seja feito em uma clínica profissional e com profissionais.

Portanto, veja alguns mitos sobre castração que muitas vezes podem deixar uma pulga atrás da orelha do tutor:

  • O cachorro não engorda.
  • Não é uma cirurgia difícil e cruel.
  • O macho não perde todo o interesse pela fêmea.
  • A castração não deixa o cachorro sem ânimo.

Entenda mais a seguir.

cachorro castrado pode engravidar cadela

Cachorro com seu brinquedo – Foto: Freepik

Cachorro castrado pode engravidar cadela – O cachorro não engorda

Um dos principais mitos sobre a castração do cachorro é considerar que ele engorda. Mas isso não é verdade. Muito pelo contrário. Afinal, o cão terá muito mais tranquilidade para criar uma rotina de exercícios.

Assim sendo, um cachorro castrado não engorda. O que engorda, é a rotina desequilibrada, a alimentação errada e uma série de outros problemas que surgem a partir de uma rotina errada.

Para que o seu cachorro não engorde após a castração, é muito importante que você mantenha-o em forma.

Isto é, faça passeios, brinque, enriqueça o ambiente, ensine comandos e dê uma alimentação balanceada para castrados.

Esse tipo de ração tem a quantidade de nutrientes necessários para cães castrados.

Não é uma cirurgia difícil e cruel

Ao contrário do que muitas pessoas pensam e imaginam sobre a cirurgia de castração, ela não é perigosa e nem cruel. Isto é, não é uma cirurgia que mutila o animal e nem o faz sofrer.

No entanto, para que a cirurgia de castração seja um sucesso, você precisa levar o seu melhor amigo a um veterinário profissional.

Afinal, ele vai ter todos os equipamentos e o conhecimento necessário para que o seu dog não sofra.

Uma fase muito importante para o sucesso da cirurgia de castração é o momento da recuperação e do repouso. Afinal, o cão não pode abrir os pontos e nem se machucar após o procedimento.

O tutor precisa ter um cuidado redobrado com o dog nesse momento para que a cirurgia de castração seja um sucesso.

O macho não perde todo o interesse pela fêmea

Muita gente se pergunta se cachorro castrado pode engravidar cadela. E a verdade é que não, ele não pode. Afinal de contas, ele não está apto para fecundar uma cadela no cio.

No entanto, é mito que o cão perca todo o desejo sexual após a castração. Afinal, os hormônios não são todos retirados do cachorro e, portanto, ele continua tendo desejos sexuais.

E isso pode acarretar até mesmo no acasalamento. Mas sem riscos de a cadela engravidar, uma vez que o dog está inapto.

Portanto, se você tiver um cachorro castrado e mesmo assim ele se interessar por uma fêmea no cio que está por perto, não estranhe. A cirurgia continua funcionando.

cão deitado

Cão deitado – Foto: Freepik

A castração não deixa o cachorro sem ânimo

Outro mito muito comum sobre cachorros castrados é que eles ficam sem ânimo para fazer as coisas. Mas isso não é verdade. A castração não corta toda a energia do seu cão.

O que acontece é que ele já não tem mais todo aquele gás para buscar uma companheira. Mas ele continua sendo um cão ativo e enérgico para brincar com o tutor e passear por aí.

Portanto, o tutor precisa continuar estimulando o cachorro a uma rotina saudável. Caso contrário, é muito comum que haja uma confusão, acreditando que o cão está apático por causa da castração.

Estimule o seu melhor amigo a uma rotina de gasto de energia e, acima de tudo, crie uma rotina marcada pra ele. Afinal, eles precisam de uma rotina bem definida.

Entenda mais sobre rotina: Como criar uma boa rotina para o cachorro.

Por que você deveria castrar o seu cachorro

Castrar o seu cachorro é muito importante para que ele não se torne um cão desequilibrado. Além disso, a castração garante mais qualidade de vida e saúde para o dog.

Criar um cachorro castrado é muito mais fácil, uma vez que o cachorro é muito mais tranquilo de lidar.

Veja alguns benefícios para você castrar o seu cachorro (macho ou fêmea) o quanto antes:

  • Ele não sente necessidade de fugir.
  • O cão se torna mais tranquilo e menos ansioso.
  • Evita a procriação de filhotes.
  • O cão para de marcar território pela casa/passeio.
  • Castrar o cão evita câncer.

Entenda mais a seguir.

cão deitado na cama com a bolinha

Cão deitado na cama com a bolinha – Foto: Freepik

Cachorro castrado pode engravidar cadela – Ele não sente necessidade de fugir

A necessidade de fugir está totalmente associada aos desejos sexuais do seu cachorro. Se ele sentir o cheiro de uma fêmea no cio por aí, ele vai querer sair para ir atrás dela.

Além disso, a falta de castração também coloca uma necessidade maior no cão de proteção de território. Isto é, ele vai precisar sair de casa para saber que o ambiente está protegido.

Ter um cão castrado ajuda a deixá-lo muito menos estimulado a fugir na primeira oportunidade que estiver disponível. Isto é, quando você abre o portão, a porta do apartamento, etc.

O cão se torna mais tranquilo e menos ansioso

A ansiedade do seu cachorro é um fator importante para lidar no dia a dia. Afinal, um cão ansioso pode ficar absolutamente desconfortável em várias situações.

Assim sendo, a castração canina é uma forte aliada nesse sentido. Afinal, ela garante que o seu cão esteja mais tranquilo e menos ansioso por inúmeros motivos.

Mas principalmente pelo fato de que ele não sente a necessidade de proteger o território a todo momento. Ou a ir atrás de uma fêmea em qualquer situação.

Evita a procriação de filhotes

A reprodução desenfreada de cães é um problema muito grave.

Por isso, a castração canina é um fator importantíssimo para gerar controle, saúde e segurança.

Assim sendo, este é mais um ótimo benefício para você considerar a castração do seu melhor amigo o quanto antes.

O cão para de marcar território pela casa/passeio

Se você tem um cão que marca território o tempo inteiro, sabe que isso pode ser um problema. Além de gerar desconforto e até constrangimento em algumas situações.

No entanto, marcar território é algo natural dos cães. Eles fazem isso para se sentirem mais seguros. Mas quando você castra o cão macho, então a marcação de território também deixa de acontecer.

Assim sendo, se você tem um cão que marca território em todos os lugares do condomínio, rodas de carro e em qualquer lugar durante o passeio, castre-o.

A castração vai garantir que ele não passe por essas sensações ruins de ansiedade, fazendo com que precisem marcar território para proteger o ambiente o tempo inteiro.

Cachorro castrado pode engravidar cadela – Castrar o cão evita câncer

E ainda, castrar o cão evita o câncer. Isto é, a castração é uma ótima alternativa de prevenção contra câncer testicular nos machos e câncer nas glândulas mamárias nas fêmeas.

Um cão castrado não pode engravidar uma cadela. Mas ele pode continuar cruzando, embora seja uma situação rara.

Por todos os benefícios da castração, faça-a o quanto antes no seu cão macho ou fêmea.

Cuide bem do seu dog e ofereça a ele a melhor qualidade de vida possível!