Um cachorro com nariz escorrendo pode ser a causa de uma série de problemas de saúde no pet. Pode ser algo muito grave, ou pode ser algo muito simples e passageiro. No entanto, é fundamental que o tutor tenha total consciência do que está acontecendo e do que pode ser. Caso contrário, o animal poderá sofrer bastante sem algum diagnóstico precoce para um tratamento adequado.

No entanto, nossa primeira dica, é: não se desespere. Afinal, muitas vezes a coriza pode estar relacionada simplesmente com algum tipo de alergia passageira. O cachorro pode ter cheirado algum pó ou sujeira no chão e, caso haja algum objeto estranho no focinho do cachorro, isto pode causar a coriza que, com o tempo, vai passar.

Para entender tudo sobre o assunto, preparamos este artigo recheado de exemplos e situações que o seu cachorro pode estar enfrentando para estar com o nariz escorrendo. Então, para entender tudo sobre o tema, continue sua leitura. Vamos lá?

cachorro com nariz escorrendo

Cachorro posando para foto – Foto: Freepik

É normal? É perigoso? Por que isso acontece? Entenda as motivações principais

Se você é daqueles tutores que não abre mão de saber absolutamente tudo sobre a vida e o dia a dia do seu cachorro, este artigo é perfeito para você. Afinal, esta é a melhor forma de cuidar de um cachorro corretamente, pois a gente só sabe o que o animal está passando a partir do momento que temos um controle grande sobre o dia a dia dele.

Se não soubermos absolutamente nada da vida do cachorro, dificilmente conseguiremos notar algum tipo de problema que ele pode estar passando. Por exemplo, se o cachorro está com gripe, ele ficará muito cansado e deitado o tempo inteiro. E isto somente será estranho aos olhos do tutor, caso ele saiba que a rotina do animal é muito mais agitada do que isso.

No entanto, problemas mais aparentes, como um cachorro com nariz escorrendo, nem sempre é algo difícil de ser percebido. Pois é físico. A coriza está ali. Basta olhar para o cachorro. E neste caso, uma série de dúvidas podem surgir, pois não é normal que o cachorro tenha seu nariz escorrendo.

Para te ajudar a entender mais sobre este tema, separamos uma lista de possibilidades que podem estar fazendo seu cachorro ter o nariz escorrendo. Veja abaixo:

  • Gripe em cachorros pode ser o motivo número um para o seu cãozinho ficar com nariz escorrendo;
  • Problemas relacionados ao estilo de vida do animal também podem deixá-lo com nariz escorrendo;
  • O problema pode surgir quando você utiliza produtos de limpeza perto do cachorro;
  • Problemas respiratórios também estão altamente associados a coriza do cachorro (nariz escorrendo);

Explicaremos melhor sobre cada uma das situações para que você possa cuidar ainda melhor do seu peludinho. Acompanhe o texto!

cachorro com nariz escorrendo

Cãozinho na cestinha – Foto: Freepik

Gripe em cachorros pode ser o motivo número um para o seu cãozinho ficar com nariz escorrendo

Existem diversos motivos pelos quais o seu cachorro pode estar com o nariz escorrendo. Mas um dos motivos mais clássicos e comuns é o fato de o seu cachorro estar gripado. Sim, gripado! Os cachorros também ficam com gripe e isto é muito comum acontecer em épocas mais frias do ano, quando eles preferem ficar em ambientes mais fechados e com pouca ventilação.

Assim como nós, humanos, os cães também são muito sucetíveis a contraírem diversos tipos de vírus. E o vírus da gripe é um dos mais comuns, visto que eles são altamente contagiosos e podem facilmente infectar o seu cachorro em um período de temperaturas mais amenas durante o inverno e outono. No entanto, isto não descarta a possibilidade de infecções também na primavera e verão, ok?

A gripe em cachorros pode se mostrar presente na vida do animal de diversas maneiras. E se você acompanha bastante a rotina e dia a dia do animal, sabe exatamente quando ele está se comportando de maneira um pouco mais estranha do que o convencional: ele pode ficar deitado por mais tempo, pode ficar com menos apetite, pode buscar locais mais escondidos e, claro, pode apresentar a coriza.

Mas além da gripe em si, um cachorro com nariz escorrendo pode estar passando por alguns outros problemas de saúde, que listamos abaixo:

  • Neoplasias;
  • Pólipos;
  • Mucosa nasal;
  • Rinite alérgica;

Por isso, essa dica aqui é sempre muito válida: nunca deixe de levar o seu cachorro a um médico veterinário. É o veterinário que poderá diagnosticar e receitar um tratamento adequado para um cachorro que não está muito bem.

cachorro com nariz escorrendo

Cachorro posando para foto – Foto: Freepik

Problemas relacionados ao estilo de vida do animal também podem deixá-lo com nariz escorrendo

Você sabia que um cachorro precisa praticar exercícios físicos constantemente? Sim, a prática de exercícios é fundamental para que um cachorro possa ter uma vida mais tranquila e equilibrada do ponto de vista de saúde física e mental. Afinal, é através de uma boa caminhada que o cachorro vai gastar a energia que ele tanto precisa gastar. Caso contrário, ele poderá se tornar um cachorro sedentário e doente. O que é uma convite para algumas infecções por vírus, como o da gripe.

Além das práticas de exercícios, o estilo de vida do seu cachorro precisa ser baseado em respeito, educação e equilíbrio com relação a outros cães. Caso contrário, será muito fácil para o seu cãozinho contrair diversos tipos de doenças transmissíveis, como as viroses, que também podem deixá-lo com o nariz escorrendo.

A gente sabe que a socialização é fundamental para que o cachorro tenha uma vida equilibrada em todos os sentidos. No entanto, a socialização somente será adequada caso haja um cuidado bem grande com as vacinações. Elas precisam estar em dia para que o cachorro tenha anticorpos para vários tipos de doenças que ele poderá, sim, contrair na rua e ficar com o nariz escorrendo.

O estilo de vida muitas vezes dita o ritmo de como o cachorro vai ou não se comportar em alguma situação de doença ou problema simples de saúde. Neste caso, é fundamental que você saiba tudo sobre o dia a dia do animal para que possa indicar o comportamento dele para o veterinário. Assim, o profissional terá uma noção maior do que está causando coriza e receitar um melhor tratamento.

Sempre que o seu cachorro tiver que ficar em um hotelzinho ou daycare, nunca abra mão de entender tudo sobre o lugar antes de levar o animal. Afinal, o ambiente precisa estar preparado para receber o cachorro, de modo que não tenha nenhum outro animal doente no recinto. Veja este artigo sobre como escolher um bom hotelzinho para seu cachorro.

cãozinho deitado

Cão deitado no chão – Foto: Freepik

O problema pode surgir quando você utiliza produtos de limpeza perto do cachorro

Além das viroses, mau comportamento fora de casa e pouca prática de exercícios, o seu cachorro ainda pode ficar com coriza devido a produtos químicos. Sim, o seu cachorro pode contrair diversos tipos de alergias caninas a partir do momento que entra em contato com algum tipo de produto de limpeza ou higiene da casa, pois estes produtos podem ser altamente tóxicos para eles.

No entanto, o simples fato de sentir o cheiro dos produtos (como água sanitária), pode causar uma grande irritação nas vias aéreas dos cães. Então mesmo que ele não chegue perto do produto, o fato de ele estar nas proximidades de onde está ocorrendo a utilização do material já é o suficiente para deixá-lo com o nariz escorrendo.

Leia este artigo sobre como evitar acidentes domésticos com cães para que as limpezas possam ocorrer de maneira organizada e com segurança. Lembre-se que cães são curiosos e brincalhões. Então mesmo que você não esteja limpando a casa ou utilizando algum produto químico, o cão poderá, sim, encontrar o frasco destes produtos e resolver brincar. Neste caso, guarde sempre os produtos tóxicos bem longe dos animais: Ou em locais altos, ou em locais bem fechados.

Desta forma, se você reparar que o seu cachorro está com nariz escorrendo, pare e faça uma reflexão sobre as horas anteriores: será que você não utilizou nenhum tipo de produto químico em algum lugar da casa? Muitas vezes a rotina faz com que a utilização destes materiais aconteça de forma inocente e sem perceber os reais riscos para o cachorro. Então, todo cuidado é pouco, ok?

Problemas respiratórios também estão altamente associados a coriza do cachorro (nariz escorrendo)

Além de todos estas questões relacionadas ao estilo de vida e saúde do cachorro, há ainda um fator grave que está relacionado com a coriza nos cachorros: problemas respiratórios. Aqui, você precisa prestar ainda mais atenção para que possa buscar ajuda o quanto antes. Afinal, um cachorro com problema respiratório é algo muito sério e que pode se agravar muito rapidamente.

Uma dica para identificar este tipo de problema relacionado a coriza, é: busque verificar o aspecto daquilo que está escorrendo do focinho do animal. Se for apenas água, pode ser que seja algum tipo de resfriado ou problema leve de respiração. Mas se a secreção for purulenta, em tons de verde e com sangue, então o problema pode estar em um estágio mais agravado e você precisa procurar um veterinário o quanto antes.

Cuide do seu cachorro para que este tipo de situação não passe despercebida no dia a dia. Afinal, para quem tem rotinas corridas, é muito comum não notar alguns desequilíbrios na saúde do animal, principalmente se ele não apresenta muitos sintomas. Portanto, é sua responsabilidade, como tutor, de cuidar e zelar pela saúde do seu dog, de forma que entenda tudo o que ele está passando, a fim de identificar problemas de forma rápida.