Se o cachorro desaprendeu a fazer xixi no lugar certo, é sinal de que algo está errado. Principalmente se o seu cachorro é adestrado e nunca demonstrou nenhum sinal de “desobediência” neste sentido, é preciso se atentar e buscar entender o que está acontecendo.

Por isso, no artigo de hoje, o Portal do Dog vai te ajudar a compreender todos os principais motivos que podem levar o cachorro a desaprender onde é o banheiro. Além disso, você também vai entender como ajudar o cão a retomar a rotina e, assim, manter as coisas em ordem novamente.

Continue lendo.

Meu cachorro desaprendeu a fazer xixi no lugar certo – E agora?

cachorro desaprendeu a fazer xixi no lugar certo

Cão fez xixi fora do banheiro – Foto: Freepik

Se o cachorro desaprendeu a fazer xixi no lugar certo, precisamos agir para ajudá-lo a retomar a rotina. Só que nossas ações não podem ser frias. Precisamos compreender o contexto inteiro para, somente depois disso, tomar as melhores decisões para ajudar o cão voltar a fazer xixi no lugar certo.

Por isso e antes de mais nada, precisamos compreender alguns dos motivos principais que fazem um cão deixar de fazer xixi no tapete higiênico ou onde ele estava acostumado.

Isto pode envolver problemas de saúde ou de socialização. Veja abaixo algumas situações que devem ser observadas:

  • Incontinência urinária;
  • Mudança ambiental brusca;
  • Adoção de outro cão;
  • Problemas nas articulações (coluna) do cachorro;
  • Problemas ou perda da visão;

Para entender mais sobre cada uma das situações acima, continue lendo. Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada caso.

Cachorro desaprendeu a fazer xixi no lugar certo – Incontinência urinária

Se o cachorro desaprendeu a fazer xixi no lugar certo, saiba que isto pode estar amplamente relacionado com a saúde do animal. E um dos problemas mais aparentes, pode ser a incontinência urinária.

Muitas vezes o cachorro adestrado pode, sim, fazer xixi em outro lugar que não seu banheiro, pois pode estar enfrentando algum problema na bexiga.

E isto nada tem a ver com mau comportamento ou outro tipo desobediência. Afinal, cães não têm a consciência de fazer algo cero ou errado – eles agem por condicionamento e instinto. Logo, não vão pensar em “aprontar” com você.

Portanto, se você notar que seu cão está fazendo xixi fora do lugar, procure um veterinário o quanto antes para entender se o problema é no sistema urinário.

Entenda mais sobre o assunto neste artigo aqui: Incontinência urinária em cachorros.

Cachorro desaprendeu a fazer xixi no lugar certo – Mudança ambiental brusca

cachorro desaprendeu a fazer xixi no lugar certo

Cão urinando – Foto: Freepik

Cães não gostam de rotinas aleatórias. Eles gostam de ter uma rotina bem definida. E por isso, um dos motivos que faz o cão desaprender onde fazer xixi, é justamente uma mudança brusca no ambiente.

Por exemplo, se você reformar um cômodo, trocar móveis ou até mesmo se mudar de casa, saiba que o cachorro não vai compreender isso como algo normal. Para ele, o ambiente estará totalmente modificado e, portanto, aquele condicionamento de antes, já não vai mais acontecer – mesmo que o tapete higiênico seja exatamente o mesmo.

Portanto, se você mudar de casa ou fazer alterações bruscas no ambiente em que o cão vive, saiba que isto pode afetar o comportamento dele. Principalmente se o cão for idoso. Então, tenha paciência com o animal e comece uma readequação de adestramento.

Cachorro desaprendeu a fazer xixi no lugar certo – Adoção de outro cão

Outro fator muito provável que pode estar causando confusão na mente do cachorro com relação ao banheiro, é a presença de outro pet no ambiente. Ou seja, se você adotar um segundo cão ou até mesmo um gato, saiba que isto poderá desequilibrar completamente o comportamento rotineiro do seu melhor amigo.

Portanto, é muito importante que, antes de adotar um novo cão, você faça uma boa socialização com o cachorro que já vive com você. Isto fará com que ele perceba o mundo, conheça outros animais e não seja tão ansioso ao ponto de “esquecer” onde se faz xixi.

Se o cachorro desaprendeu a fazer xixi no lugar certo após a presença de um novo cãozinho no ambiente, será preciso ter calma para ambientar os dois e, então, refazer o treinamento com ambos.

Problemas nas articulações (coluna) do cachorro

cão no banheiro

Cão procurando banheiro – Foto: Freepik

Infelizmente, outro fator que pode fazer com que o cachorro desaprenda onde fazer xixi, é o fato de ter algum problema ou dor nas articulações ou na coluna. Este é um fator bem comum em cachorros com pré-disposição para problemas em articulações.

Para entender mais sobre o assunto, leia este artigo aqui: 4 sinais de que seu cachorro tem problemas nas articulações.

Problemas ou perda da visão

E por fim, outro fator menos recorrente mas que também pode colaborar para que o cão faça xixi no lugar errado, é o fato de ele ter um problema de visão. Muito embora seja algo menos recorrente, pode acontecer. Por isso, manter consultas regulares ao veterinário é muito importante para prever este tipo de condição e tratar com antecedência.

O que fazer para reeducar o cachorro a usar o banheiro no lugar certo?

cão no banheiro

Cão urinando – Foto: Freepik

Quando o cachorro desaprendeu a fazer xixi no lugar certo, é preciso ensiná-lo novamente. Ou seja, você não pode simplesmente forçar o animal a voltar com o comportamento que ele tinha antes, pois se ele mudou a rotina, é por algum motivo.

Então, veja as dicas de como ajudá-lo corretamente:

  • Trate os problemas de saúde em potencial;
  • Leve o cão ao banheiro quando notar que ele vai fazer as necessidades
  • Reeduque o cãozinho com reforço positivo;

Explicaremos em mais detalhes a partir de agora. Continue lendo.

Trate os problemas de saúde em potencial

Antes de mais nada, precisamos entender os motivos que levaram o cachorro a parar de fazer xixi no banheiro. A partir disso, qualquer adaptação e correção será muito mais fácil. Sem saber o problema, afinal, como poderemos corrigi-lo, não é mesmo?

Portanto, busque ajuda veterinária o quanto antes para tentar entender o que pode ter levado seu cão a deixar o tapete higiênico de lado. Com exames corretos, pode ser que você encontre algo que precise de atenção e, assim, eliminar o problema pela raiz.

Leve o cão ao banheiro quando notar que ele vai fazer as necessidades

Algo que você pode tentar sem forçar a barra, é levar o cão ao banheiro dele quando notar que ele está prestes a fazer suas necessidades. Ou seja, se você entender que o cão está buscando um lugar para fazer xixi (ele dá sinais), pegue-o e leve-o até o tapete higiênico. Isto fará o cão voltar a ter um condicionamento adequado.

Reeduque o cãozinho com reforço positivo

E por fim, não podemos esquecer de algo fundamental para ensinar um cão: reforço positivo. Use esta técnica sempre a favor de um comportamento adequado. Pode ser com petiscos ou com elogios: o importante é condicionar o cão de que fazer xixi no banheiro é agradável para ele.

Por mais que haja várias formas de ajudar o seu cão a entender novamente onde é o banheiro, é importante que você nunca use violência verbal e muito menos física. Por mais que possa ser frustrante quando o cão use o tapete da sala como banheiro, saiba que eles não fazem de propósito ou para te irritar.

Qualquer tipo de violência verbal ou física só vai deixar o animal mais confuso e mais distante de um condicionamento saudável.

Cuide do seu dog!