Se o seu cachorro engoliu brinquedo ou mesmo quase se engasgou com algum objeto que estava brincando, é sinal de que você precisa agir para oferecer segurança e conforto para ele.

Afinal, esta é uma situação extremamente comum e que muitas vezes pode até passar despercebida pelo tutor, notando algum objeto estranho somente nas fezes do animal. Só que nem sempre tudo flui de maneira natural.

Então, para entender tudo sobre o tema e conseguir ajudar o seu cachorro quando ele engolir um brinquedo, continue a leitura deste artigo. Vamos dar algumas dicas do que você pode fazer e como evitar acidentes domésticos como este.

Cachorro engoliu brinquedo – Como ajudá-lo?

Cachorro engoliu brinquedo

Cãozinho deitado no chão – Foto: Freepik

Quando um cachorro engoliu brinquedo, é um sinal bem claro para que você comece a se preocupar com ele. Afinal, engolir um corpo estranho não pode ser uma atitude que devemos “esperar passar”. Nós precisamos agir o quanto antes. Só que neste meio tempo, entre se preocupar e agir, podemos ficar extremamente nervosos e sem saber o que fazer.

Não são todos os tutores que têm sangue frio ou mesmo a calma necessária para conseguir ajudar o cachorro de uma maneira racional. Os atos baseados em emoções podem facilmente não dar certo e vão prejudicar o cachorro ainda mais. Portanto, a nossa primeira dica, é: mantenha a calma, mesmo sendo um momento complexo.

Por mais que existam maneiras para manter a saúde do cachorro em dia e mantê-lo sempre seguro em casa, algumas coisas podem, sim, fugir do controle. A ingestão de um brinquedo para cachorro, por exemplo, pode ser um tanto quanto comum, mesmo que o brinquedo seja grande.

Afinal, um passatempo bem divertido para o animal pode ser justamente roer e destruir objetos. E quando eles conseguem dividir um objeto em mais duas ou três partes, as chances de engolirem algo pode ser realmente grande. Caso isto aconteça, siga o seguintes processos. Continue lendo.

Cachorro engoliu brinquedo – Leve ele imediatamente ao médico veterinário

Cachorro engoliu brinquedo

Cão com brinquedo na boca – Foto: Freepik

Se o seu cachorro engoliu brinquedo, do tamanho que for, você não pode pagar para ver: leve ele imediatamente a um veterinário. Afinal, esta é uma situação que pode gerar muito desconforto para o cachorro, não só pelo ato de engolir. Mas também, durante todo o processo digestivo que pode não funcionar.

Neste caso, o corpo estranho pode ficar preso no intestino ou pode ficar no estômago tentando voltar com vômitos.

Se o fluxo natural fosse uma regra, ou seja, se o cachorro ingerisse um corpo estranho e este fosse removido pelo próprio corpo sem nenhum dano, você simplesmente poderia esperar para que o cachorro expelisse pelas fezes.

Só que isto pode simplesmente não acontecer. Inclusive, se o corpo estranho for muito grande, ele pode trancar o sistema digestivo – e o cachorro pode não conseguir ir ao banheiro.

Portanto, não hesite: leve o animal ao veterinário logo que você perceber que ele engoliu um brinquedo – independente do tamanho deste brinquedo.

Leia também: Anatomia do Cachorro: Curiosidades sobre o corpo do cachorro.

Evite tratamentos caseiros ou medicamentos para o cão vomitar

A nossa segunda dica para ajudar seu cachorro que eventualmente tenha ingerido um corpo estranho, como um brinquedo, é: não tente fazer tratamentos caseiros. Muitas vezes este tipo de coisa pode mais atrapalhar do que ajudar. Principalmente se o objeto ainda está na garganta do animal ou mesmo no estômago.

Dependendo de como for o objeto, ele pode perfurar e machucar o organismo do cachorro de uma maneira muito grave. E quando você tenta fazer tratamentos caseiros, independente de quais forem eles, o animal corre sérios riscos de vida, pois você não sabe como está o corpinho dele por dentro.

Um simples aperto para o cão expelir o objeto poderia, por exemplo, fazer o animal ter algum tipo de hemorragia interna. Logo, o estado dele poderia evoluir para óbito muito rapidamente. Ou seja, por mais que você queira ajudar, a melhor maneira de fazer isso é levando o cachorro para um veterinário observar e iniciar o tratamento, ok?

Esteja sempre atento aos sintomas mais comuns de consumo de corpo estranho

Cachorro engoliu brinquedo

Cachorro com brinquedo no chão – Foto: Freepik

Quando o cachorro engoliu brinquedo, muitas vezes, ele pode nem dar sinal disso. Ou seja, você pode perceber somente nas fezes dele, quando o corpo estranho já saiu. Só que em alguns casos, o corpo estranho pode ficar preso no organismo do cachorro. E quando isto acontece, vários sintomas começam a aparecer.

Portanto, se você notar em seu cão qualquer movimento semelhante ao que vamos apresentar abaixo, não hesite: procure um veterinário o quanto antes!

Cachorro engoliu brinquedo – Cansaço extremo e excesso de descanso

Alguns cachorros são bem preguiçosos de natureza. Disso, a gente já sabe. E esta é uma característica que a gente ama, pois deixam eles ainda mais fofinhos. Só que quando este excesso de descanso começa a sair da normalidade, você precisa ligar um sinal de alerta e começar a investigar o que pode estar acontecendo.

Ou seja, se você notar o seu cachorro cansado demais, deitado demais, escondido demais ou calmo demais, pode ser que ele esteja com algum problema. Muitas vezes pode ser uma simples dor de barriga que vai passar em questão de minutos.

Mas, quando você nota o cachorro nestas posições de cansaço por muitos dias, pode ser que o quadro dele seja mais grave. E pode, sim, ser um indício de ingestão de corpo estranho, como um brinquedo.

Portanto, nunca deixe de analisar e entender o comportamento e a rotina do seu cachorro. A única maneira de você notar algo assim na vida do animal, é entendendo como ele é quando está saudável. Caso contrário, você nem vai perceber que há diferenças.

Cachorro engoliu brinquedo – Vômitos constantes mesmo sem ter comido

Outra forma de ligar o sinal de alerta para possíveis ingestões de corpos estranhos pelo cachorro, é quando ele está vomitando. É claro que algumas vezes o vômito não vai indicar exatamente isso. Mas, quando acontece, já é motivo suficiente para você investigar o que pode estar acontecendo.

Quando você nota que o cachorro não para de vomitar ou mesmo vomita todas as vezes que come, pode ser que ele tenha ingerido um corpo estranho. Portanto, tenha o contato de um bom veterinário em sua lista do WhatsApp para tirar estas dúvidas de maneira mais próxima. Muitas vezes uma foto do estilo e textura do vômito, faz o veterinário entender na hora o que pode estar acontecendo.

Ausência de fezes durante as idas ao banheiro

E por fim, não deixe de analisar as fezes do seu cachorro. Inclusive, esta é uma atitude muito importante que todos os tutores devem colocar como rotina. Já falamos mais sobre isso neste artigo aqui: A importância de observar as fezes de seu cachorro.

Se você notar que o cachorro está fazendo menos cocô do que fazia antes, ou sequer está fazendo cocô, mesmo que esteja na posição para isso, significa que ele está com algum problema. Pode ser um quadro de prisão de ventre, ou pode ser um quadro mais grave de entupimento por corpo estranho.

Caso isto esteja ocorrendo com seu doguinho, não hesite: procure um veterinário o quanto antes. Em alguns casos, se o corpo estranho já está no intestino, uma cirurgia pode se fazer necessária.

Cuide do seu dog!