Se o seu cachorro não quer comer ração, é sinal de que existe algo errado com ele ou com a ração. Afinal de contas, comer é um dos estímulos mais importantes para o cão sentir que está seguro.

Isto é, eles somente vão deixar de comer quando houver alguma coisa muito relevante acontecendo. Caso contrário, é muito difícil que eles abram mão de algo tão importante para a saúde e sobrevivência.

Assim sendo, neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender um pouco mais sobre essa questão. Entenda por que o que cachorro não quer comer ração e saiba o que fazer para tratá-lo.

Continue lendo.

Cachorro não quer comer ração – O que pode ser?

cachorro não quer comer ração

Criança com seu cão – Foto: Freepik

Quando um cachorro não quer comer ração, isso pode espelhar um problema que está relacionado com ele, com o ambiente ou com a própria ração.

Isto é, um cão dificilmente vai deixar de comer. Afinal, comer está completamente ligado a sobrevivência canina. Os cães precisam perceber que estão sobrevivendo dia após dia. E comer, claro, faz parte disso.

Desta forma, veja alguns motivos que podem fazer um cachorro não querer comer ração:

  • Ansiedade por separação.
  • Troca de ração feita recentemente.
  • Mudanças bruscas no ambiente (como a mudança de casa).
  • Algum tipo de dor, desconforto ou problema.
  • Dias muito quentes e desconfortáveis.
  • A ração está em um lugar desconfortável para o cão.
  • O cão está enjoado da ração (acontece mais em filhotes).

Ansiedade por separação

Conforme entendemos até aqui, o cão somente vai deixar de comer por um motivo muito aparente. Isto é, quando algo realmente está fora do normal da rotina dele.

Assim sendo, um desses motivos pode ser a ansiedade por separação. Afinal, a ansiedade por separação é muito pesada para a rotina do cachorro e ele pode deixar de fazer muitas coisas por conta disso.

Quando um cachorro está com ansiedade por separação, ou seja, quando ele fica muito longe do tutor, ele pode deixar de: comer, beber, brincar, ir ao banheiro, descansar, entre outras coisas.

Leia mais sobre o assunto neste artigo aqui: Síndrome da Ansiedade da Separação – O que é?

Troca de ração feita recentemente

O cachorro não gosta muito que o tutor interfira na alimentação dele. Assim sendo, um dos motivos para que o cachorro não coma ração é justamente quando a troca da ração foi feita há poucos dias.

Esse “desgosto” por uma nova ração pode acontecer por vários fatores. Um deles é o mais simples: o gosto. Afinal, o cão pode simplesmente não gostar do gosto da ração nova.

No entanto, há fatores como o cheiro e textura que podem afastar o cachorro da nova ração. E assim, ele pode ficar sem comer justamente por ficar desconfiado da nova ração.

Inclusive, temos um artigo que te ajuda a trocar a ração do cachorro do jeito certo.

cachorro não quer comer ração

Cachorro comendo – Foto: Freepik

Mudanças bruscas no ambiente (como a mudança de casa)

Outro fator que pode deixar o cachorro sem querer a ração é a mudança brusca do ambiente. Isto é, quando acontecem mudanças bruscas no ambiente, o cão fica um pouco retraído e até desconfiado.

Principalmente quando a mudança é totalmente grande, como a mudança de casa! Nesse caso, o cão pode ficar desconfiado e desconfortável não só com a comida. Mas com vários outros pontos.

Assim sendo, quando há mudança brusca no ambiente, o cãozinho pode facilmente ficar ansioso. A consequência dessa ansiedade é, também, a falta de apetite.

Algum tipo de dor, desconforto ou problema

Assim como nós, os cães não gostam de sentir dor ou algum desconforto. Quando há dores e desconfortos, o cãozinho pode facilmente ficar sem fazer as coisas básicas da rotina. Como por exemplo, comer.

Afinal, qualquer tipo de dor ou desconforto físico ou mental pode fazer com que o cachorro não se alimente direito. Ele prefere esperar que a dor ou desconforto passe para, depois sim, voltar a fazer as coisas que ele deveria fazer na sua rotina.

Assim sendo, é muito importante que você fique atento para entender quando o cão pode estar doente ou com dor. Ele ficar sem comer é um sinal de que algo está errado.

Cachorro não quer comer ração – Dias muito quentes e desconfortáveis

Os dias, quando muito quentes e desconfortáveis, são horríveis para os cães. Mantê-los em um ambiente confortável e fresco é fundamental para que eles tenham qualidade de vida.

Inclusive a sua ração deve estar na sombra ou em um lugar confortável e fresco. Afinal, se o cão perceber que o lugar que ele come está muito quente, ele simplesmente não vai comer.

Isto é, o calor excessivo é realmente muito ruim para os pets. Há coisas que você pode fazer para deixá-lo mais confortável, como sorvete canino e outras coisas.

Observe e nunca deixe o seu cão ficar um dia inteiro sem comer por causa do calor.

cão se alimentando

Cachorro com sua tigela de ração – Foto: Freepik

A ração está em um lugar desconfortável para o cão

Os cães gostam de ficar confortáveis e seguros. Isto é, eles sempre vão preferir ficar em ambientes que eles se sentem seguros e confortáveis.

Logo, se você colocar a ração do seu dog em um lugar que o cão não julga como seguro e confortável, ele vai deixar de comer. Afinal, ele sente que aquele ambiente não é adequado e pode ficar sem comer por causa disso.

Entretanto, os lugares com cheiro ruim (como perto do tapete higiênico) também devem ser evitados. Os cães não gostam de comer perto de onde eles fazem as necessidades.

O cão está enjoado da ração (acontece mais em filhotes)

E por fim, mais um dos motivos claros de quando um cachorro não quer comer ração é quando ele está enjoado. Isto é, o cão já não gosta mais daquele sabor, textura ou cheiro.

Os cães mais velhos não sofrem tanto com esse problema. Mas os cães mais jovens, sim. Principalmente os filhotes, que comem alimento úmido no início e depois precisam comer alimento duro.

Nesse caso, os cães podem enjoar e podem rejeitar a ração. Muitas vezes é apenas uma questão de adaptação. Isto é, você precisa criar uma rotina adequada e o cão vai comer.

Inclusive, é preciso comprar a ração adequada para idade e fase da vida do cão. Isso ajuda a fazê-los comer.

O que fazer quando o cachorro não quer comer ração

Quando o seu cachorro não quer comer ração, isso pode ser realmente um problema grave. Afinal, é na ração que estão os nutrientes e vitaminas que o cão precisa para ser saudável.

No entanto, quando ele não quer comer, você precisa agir e criar alguma alternativa.

Veja abaixo algumas dicas do que fazer quando o cachorro não quer comer ração:

  • Busca de ajuda veterinária e descreva a rotina do animal.
  • Esquentar a ração/alimento úmido.
  • Coloque a ração em um lugar fresco e mais confortável.
  • Não “estrague” a rotina de alimentação do pet.
cão se alimentando

Cão se alimentando – Foto: Freepik

Busca de ajuda veterinária e descreva a rotina do animal

Antes de mais nada, você precisa buscar ajuda veterinária para entender por que seu cão não está comendo. Isto é, você precisa entender os motivos que fazem o cão rejeitar a ração.

Assim sendo, é importante descrever a rotina do seu pet para o veterinário. Muitas vezes você conseguirá ajustar a rotina do animal de maneira simples e rápida.

Cachorro não quer comer ração – Esquentar a ração/alimento úmido

Outra dica interessante que pode ajudar a resolver o problema do seu cão não querer comer, é: esquente um pouco a ração/alimento úmido dele.

Muitas vezes o ato de esquentar ajuda a realçar e ativar o cheiro do alimento. Isto é, o cheiro acaba chamando a atenção do pet e ele se interessa mais.

Mas não esquente muito. Apenas o suficiente para ativar o cheiro. Afinal, os cães não vão comer se estiver muito quente.

Coloque a ração em um lugar fresco e mais confortável

Se o dia estiver muito quente e desagradável para o cão, então esse certamente é o motivo para ele não querer comer. Portanto, você precisa criar um ambiente mais agradável para ele.

Assim sendo, coloque a ração em um lugar fresco. Seja na sombra ou em um ambiente com ar-condicionado. O cão se sente muito mais tranquilo a comer dessa forma.

Não “estrague” a rotina de alimentação do pet

E por fim, não estrague a rotina de alimentação do seu dog. Isto é, você precisa tomar cuidado para não quebrar demais a rotina dele com outras atividades e até mudanças bruscas.

Tudo que for muito novo e muito diferente, o cão vai estranhar. Mesmo que o “novo” não esteja diretamente relacionado com a comida dele, ele pode estranhar e pode fazer “greve de fome”.

Assim sendo, mantenha uma rotina muito saudável e adequada para o seu melhor amigo. Não dê petiscos e guloseimas entre uma refeição e outra e nem quebre muito a rotina.

Inclusive, temos um artigo sobre a importância da rotina. Veja: Como criar uma boa rotina para o cachorro e qual a importância dela.

Cuide do seu dog!