Ter um cachorro perdendo pelo em casa é uma das coisas mais normais e convencionais no dia a dia. Assim como nós humanos, os pets também fazem uma troca regular de sua pelagem. E está tudo certo com isso, uma vez que sua natureza visa sempre preservar a saúde e bem-estar do organismo.

E esta troca de pelos, principalmente em trocas de estações, é absolutamente normal. E, claro, alguns cães podem perder mais ou menos pelos. Afinal, cada raça é única e possui um tipo de comportamento também único. Nós já demos alguns dicas para diminuir a queda de pelos dos cães aqui no site. Mas este é um assunto que pode ter diversas nuances diferentes.

Por isso, entenderemos melhor porque a queda acontece, a partir de agora. Acompanhe.

cachorro perdendo pelo

Tosando o pelo do cachorro – Foto: Freepik

Cachorro perdendo pelo – Por que acontece?

Um cachorro perdendo pelo pela casa pode ser um grande incômodo. Principalmente se o pelo for escuro e o piso for clarinho. O aspecto de sujeira, infelizmente, acontece. Porém, saiba que esta é uma situação absolutamente normal e os nossos amiguinhos não tem muito o que fazer com relação a isto. É da natureza deles, assim como é da nossa, perder cabelos.

Além dos aspectos naturais, há também os aspectos relacionados a doenças ou indícios de algum outro tipo de problema. Por isso, é fundamental que você fique sempre atento para que seu pet possa viver bem e saudável. Desta forma, separamos uma lista com algumas situações que podem ser notadas a partir da queda de pelos. Veja abaixo:

  • Alguns tipos de alergias alimentares;
  • Desequilíbrio hormonal;
  • Doenças relacionadas com fungos;
  • Sarna de diversos tipos;
  • Ataque de animais (como pulgas);

Para que você possa entender tudo sobre o tema, falaremos sobre cada uma destas condições de forma individual, a partir de agora.

cachorro perdendo pelo

Cãozinho peludo – Foto: Freepik

Alguns tipos de alergias alimentares

O primeiro critério para um cachorro perdendo pelos, pode estar relacionado diretamente com algum tipo de alergia canina provinda de um alimento. Ou seja, as famosas alergias alimentares. Mas, não se assuste, pois elas são comuns e muitas vezes podem não ser graves, desde que identificadas e tratadas precocemente, claro.

E uma das formas de o cão “avisar” que há algum tipo de alergia, é através da queda de pelos. É claro que ele não faz de propósito. Mas o organismo, então, se manifesta desta forma devido a uma série de outras questões biológicas. E com isso, você pode ligar o sinal de alerta para tratar o pet.

Desequilíbrio hormonal

Outro ponto que pode fazer um cão perder muitos pelos, é o desequilíbrio hormonal, que acontece muito nas fêmeas, principalmente. O desequilíbrio hormonal significa que há alguma coisa no organismo em “desacordo” ou em “desalinhamento”.

E isto é percebido com a queda dos pelos e, mais uma vez, se assemelha ao que acontece com nós, humanos, onde o desequilíbrio hormonal pode causar a queda de cabelos.

Por isso, é sempre importante manter as consultas veterinárias do seu pet em dia. Isto ajuda não só a prevenir este tipo de problema, mas também a tratá-lo cedo, caso ele exista.

Leia também: Estudo revela que cães produzem mais hormônio do amor do que os gatos

cachorro perdendo pelo

Cãozinho no veterinário – Foto: Freepik

Doenças relacionadas com fungos

As doenças fúngicas, ou seja, aquelas originárias de fungos, é um problema recorrente nos dogs. E isto, obviamente, pode fazer o cachorro perder pelos constantemente. Os fungos, como você sabe, podem ser contraídos das mais diferentes formas e maneiras. Pelos molhados, por exemplo, é uma das maneiras mais clássicas, pois se cria ali um ambiente muito propício para a proliferação dos fungos.

Por isso, quando você notar a queda excessiva de pelos no seu pet, não hesite em procurar um veterinário, mesmo que seja para ele dizer que isto é normal e não há nenhum problema ocorrendo. Pois a manifestação de uma doença através da queda de pelos, pode significar que ela já está em fase avançada.

Leia também: Como saber se meu cachorro tem alergias a alimentos?

Sarna de diversos tipos

A sarna canina é talvez uma das doenças ou condições mais comuns nos animais. E ela é uma das principais causadoras da queda de pelos constante. Afinal, uma sarna fará com que o cachorro queira se coçar o tempo inteiro. E, como você sabe, esta coceira nem sempre é “suave”. Pelo contrário. Ela pode ser tão agressiva que, além de fazer os pelos caírem, eles podem nunca mais nascerem naquela região.

Recomendamos que você leia também os seguintes artigos para entender tudo sobre sarna:

cão no veterinário

Cãozinho no veterinário – Foto: Freepik

Ataque de animais (como pulgas)

E por fim, outro fator muito recorrente para um cachorro perdendo pelos, é o ataque de pulgas ou outros tipos de seres vivos minúsculos que podem habitar o tecido ou pele do animal.

Há diversos tipos de tratamentos para pulgas que você pode e deve adotar para prover mais saúde ao seu pet. Afinal, quanto maiores forem estes ataques, mais o cachorro poderá sofrer não só com a queda de pelos. Mas também, com a coceira, que pode gerar muito estresse e condições nervosas.

Veja aqui alguns bons remédios para pulgas.

As idas frequentes ao veterinário são importantes

A nossa maior dica para você que está preocupado com a queda de pelos do seu cãozinho, é: leve ele sempre ao veterinário. Não hesite em cuidar bem dele para que qualquer tipo de doença possa ser reconhecida com antecedência e tratada da forma certa!