Muita gente se pergunta se cachorro pode ficar sozinho o dia todo. E a verdade é que depende! Sim, depende. Alguns cães podem e outros não, uma vez que isso está diretamente relacionado ao dia a dia do dog.

Assim sendo, para entender se cachorro pode ficar sozinho o dia todo, será necessário fazer uma análise de rotina. Se o cão tiver uma rotina muito próxima ao tutor o dia inteiro, ficar sozinho pode ser um problema.

No entanto, ao condicionar o cachorro a ficar sozinho e com segurança, fica mais fácil. Por isso, neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender se cachorro pode ficar sozinho o dia todo e como fazer isso!

cachorro pode ficar sozinho o dia todo

Dois cães lado a lado – Foto: Freepik

Cachorro pode ficar sozinho o dia todo?

Sim, cachorro pode ficar sozinho o dia todo.

No entanto, para que isso aconteça, você precisa fazer uma preparação muito importante. Caso contrário, o cachorro não pode ficar sozinho o dia todo!

Assim sendo, o ato de deixar o cachorro sozinho ou não, diz respeito a como o dog vai se comportar na sua ausência. Cães acostumados e condicionados, não terão problemas.

No entanto, um cão que não está acostumado a ficar sozinho ou passar horas a espera do tutor, pode sofrer bastante. Ele vai ficar ansioso, estressado e vai pensar que foi abandonado.

As atitudes de um cachorro sozinho em casa podem, inclusive, machucá-lo!

Afinal, ele fica sem saber o que fazer e pode facilmente fazer coisas que geram problemas pra ele mesmo (como machucados).

Por isso, aprender como deixar o cachorro sozinho em casa é importante. Entenda mais a seguir!

Como deixar o cachorro sozinho em casa o dia todo

Para deixar o cachorro sozinho em casa o dia todo, você precisa fazer alguns preparativos importantes.

Além do condicionamento prévio, é preciso fazer com o que o cachorro entenda que ficar em casa sozinho não é um problema.

Desta forma, o cachorro precisa entender que o ato de ficar em casa não é um problema que gera desconforto. Ele precisa entender o ambiente é confortável, independente da presença do tutor ou não.

Inclusive, temos um artigo sobre como criar um cachorro independente. É importante que você leia para ajudar nesse processo.

A seguir, veja algumas dicas de como deixar o cachorro sozinho em casa o dia inteiro:

  • Acostume o pet aos poucos – e não de uma vez.
  • Enriquecimento ambiental.
  • Distrações alternativas e diferentes.
  • Evite chegadas ou saídas espalhafatosas.
  • Ofereça os brinquedos com comida dentro.

Entenda cada uma dessas dicas na prática:

cachorro pode ficar sozinho o dia todo

Cão sentado – Foto: Freepik

Acostume o pet aos poucos – e não de uma vez

Uma das coisas mais importantes para deixar seu cachorro em casa sozinho o dia todo, é acostumá-lo aos poucos a isso. Ou seja, deixe o seu cão sozinho de pouco em pouco tempo.

Se o seu cachorro estiver com você o dia inteiro e você simplesmente sair de casa por um dia inteiro, o dog vai estranhar. Principalmente se isso se repetir por mais vezes.

Por isso, se você tem uma viagem marcada ou se você vai precisar passar mais horas por dia fora de casa do que o normal, vá acostumando seu pet a essa rotina.

Saia por algum tempo de casa e vá aumentando essa frequência e quantidade de horas fora. Assim o cão vai ir se condicionando aos poucos com a sua ausência.

Mas somente isso não basta.

Enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental é o “passo dois” para quem precisa deixar o cachorro sozinho em casa por algum tempo. Afinal, é com o enriquecimento ambiental que o dog vai poder se distrair.

Assim sendo, é importante criar um enriquecimento ambiental adequado e que consiga suprir as necessidades do seu melhor amigo.

Mas não basta só espalhar brinquedos aleatórios pelo chão ou coisa do tipo. É preciso pensar nisso de forma estratégica e interessante para o doguinho.

Caso contrário, o enriquecimento ambiental vai se tornar apenas bagunça na casa e pode deixar o dog ainda mais ansioso.

Veja aqui como criar enriquecimento ambiental.

Distrações alternativas e diferentes

As distrações são importantes. O cachorro pode ficar sozinho o dia todo, desde que as distrações sejam adequadas para que ele passe boas horas tendo o que fazer.

O enriquecimento ambiental entra justamente nesse quesito. Mas além disso, é importante considerar também outros fatores, como brinquedos interativos, desafios, etc.

Esconder brinquedos em lugares para o cão caçar pode ser uma boa ideia. Mas cuidado para não colocar o brinquedo em algum lugar que cause desconforto ou até insegurança para o dog, ok?

dog se espreguiçando

Cão se espreguiçando – Foto: Freepik

Cachorro pode ficar sozinho o dia todo – Evite chegadas ou saídas espalhafatosas

Outra dica importante para deixar o cachorro sozinho em casa o dia inteiro (ou por algum tempo), é: evite as saídas ou chegadas festivas.

Isto é, todas as vezes que você sai de casa se despedindo com muito ânimo do seu dog ou quando você chega com muita festa, o cão fica eufórico e ansioso.

Assim sendo, ele sempre vai ficar te esperando ansiosamente pelo momento que você vai voltar pra casa.

O que não é recomendado, uma vez que o dog ficará ansioso pela “festa” que ele sabe que recebe quando você chega.

Ofereça os brinquedos com comida dentro

Você já ouviu falar dos “kongs”, ou brinquedos com comida dentro? Pois bem, essa é uma das melhores alternativas para condicionar o seu dog a ficar sozinho em casa.

Afinal, com esse tipo de brinquedo, o seu melhor amigo poderá passar boas horas gastando energia. Ele vai tentar pegar a ração que tá lá dentro e, assim, vai gastar muita energia.

Os kongs, ou brinquedos com comida dentro, são excelentes alternativas para quem quer deixar o cão sozinho em casa.

Os cães adoram e, quando conseguem pegar a primeira ração, vão ficar ali por horas para pegar o resto.

Quando há comida na história, os cães ficam faceiros!

Os problemas de deixar o cão sozinho sem condicionamento

Sim, esses problemas são reais, existem e precisam de uma boa dose de cuidado. Caso contrário, deixar o cachorro em casa sozinho pode ser algo terrível pra ele e também pra você.

Veja alguns problemas que o dog pode enfrentar ao ficar em casa sozinho sem nenhum tipo de preparo, conforme você aprendeu nos tópicos anteriores:

  • Ansiedade por separação.
  • Tendência a automutilação e lambeduras.
  • Agressividade e destruição.
  • Depressão canina ou tristeza profunda.
cão de boca aberta

Cão de boca aberta – Foto: Freepik

Cachorro pode ficar sozinho o dia todo – Ansiedade por separação

A ansiedade por separação é, sem dúvida nenhuma, um dos principais problemas que os dogs enfrentam ao ficar longe de seus tutores.

Esse tipo de condição está totalmente relacionada ao dia a dia do dog. Se ele passa boas horas do dia ao lado do tutor, será difícil para ele passar poucas horas longe.

A ansiedade por separação faz o cão parar de beber, comer, ele não consegue descansar e pode ficar latindo na porta, esperando o tutor.

Aqui no blog, temos um artigo sobre o tema. Veja: Síndrome da Ansiedade da Separação – O que é?

Tendência a automutilação e lambeduras

Sim, um cachorro pode ficar sozinho o dia todo.

Mas é preciso que haja o cuidado devido, uma vez que ele pode construir um ambiente altamente perigoso para ele mesmo.

Um cão ansioso e estressado, por qualquer motivo que seja (incluíndo o de ficar em casa o dia todo), tem uma forte tendência a automutilação e lambeduras.

Ele pode se lamber tanto, que chega a causar feridas na própria pele. Além disso, ele pode se coçar até que a pele fique machucada.

E tudo isso, por conta de ansiedade.

Cachorro pode ficar sozinho o dia todo – Agressividade e destruição

Além da automutilação por excesso de lambidas e coceira, o cachorro também pode desenvolver atitudes agressivas e de destruição. Tudo vai depender do condicionamento dele e da rotina criada.

Ou seja, deixar o cachorro sozinho em casa o dia inteiro, por muitas vezes e sem o devido preparo físico e mental, pode deixá-lo realmente diferente.

A agressividade e os atos de destruição são realmente muito preocupantes, pois isso pode machucar o cachorro. Além de destruir a casa, obviamente.

Por isso, é muito importante não deixar o cachorro sozinho sem que ele esteja preparado para isso. Caso contrário, efeitos colaterais graves podem surgir.

Tanto físicos, como mentais.

Depressão canina ou tristeza profunda

E por fim, outro problema grave que pode afetar um cachorro que fica sozinho em casa “do nada”, é a depressão canina. Sim, os cachorros também podem ter depressão!

Isso está condicionado, principalmente, pela sensação de abandono e desprezo. Afinal, um cachorro que fica sozinho por muitas horas realmente pensa que foi abandonado.

E se isso acontecer consecutivamente e sem preparo, o dog pode desenvolver depressão canina ou mesmo tristeza profunda.

Os sinais desses problemas, são: falta de ânimo pra comer, brincar, passear. Além da falta de apetite e do ânimo para ganhar petiscos.

Se você notar o seu melhor amigo dessa maneira após uma rotina inesperada de solidão, é preciso agir. Leia este artigo para entender mais: Cachorro está entediado: o tédio leva à depressão?

Cuide bem do seu melhor amigo!