Você já viu um cachorro sangrando pelo nariz? Ou já aconteceu de o seu pet apresentar este tipo de problema? Pois bem, saiba que esta é uma enfermidade que pode ser considerada grave e, por isso, merece uma atenção muito especial de você, tutor, e também do veterinário que atender o animalzinho. Afinal, a ocorrência de sangue no nariz pode significar uma série de problemas diferentes e que muitas vezes podem não ser enxergados de primeira.

Quando o nariz do cachorro está sangrando, significa que algo está errado, obviamente. Algumas vezes, pode ser em decorrência do clima seco (por vezes, pode ocorrer com humanos também). Mas isto é muito difícil e geralmente o sangramento pelo nariz nos mostra que o cachorro precisa de ajuda o quanto antes.

Mas, por que um cachorro sangra pelo nariz? Quais são as reais razões para que isto aconteça? O que fazer para ajudá-lo o quanto antes? Tudo isso vamos aprender a partir de agora. Então, continue sua leitura.

Leia também: Cuidados nos dentes de pets para evitar ocorrência de doenças sérias.

cachorro sangrando pelo nariz

Cachorro olhando pra cima – Foto: Freepik

Cachorro sangrando pelo nariz – O que será que pode estar acontecendo? Veja uma lista com 5 doenças comuns

Existem várias doenças que podem estar ligadas ao sangramento pelo nariz. Algumas mais simples, outras mais agressivas. E também, há situações em que o nariz pode sangrar devido a algum tipo de condição do clima, conforme entendemos na introdução deste artigo.

No entanto, o fato de o nariz do cachorro estar sangrando, sempre nos deixa em condições alertas. Nunca é legal ver o nariz do dog sangrando, pois isso gera uma série de angústias e medos, uma vez que não sabemos exatamente o que está acontecendo – e nem o cachorro. Partindo deste ponto de vista, quanto mais informações você tiver para lidar com seu cachorro e cuidar dele da maneira certa durante toda a vida dele, melhor.

Assim sendo, você tem mais chances de contatar um profissional veterinário com antecedência para que qualquer tipo de enfermidade seja rapidamente recuperada. E para te ajudar, listamos as 5 principais causas que fazem um cachorro sangrar pelo nariz, tanto filhotes como adultos. Veja abaixo:

  1. Algum corpo estranho que possa surgir com as aventuras do seu cãozinho;
  2. Pancadas em brincadeiras ou até em eventuais acidentes domésticos;
  3. Algum tipo de tumor benigno ou maligno que esteja se desenvolvendo no animal;
  4. Cachorros hipertensos têm mais chances de sangrarem pelo nariz;
  5. A doença do carrapato pode deixar o cachorro sangrando pelo nariz;

Vamos te explicar cada um dos itens acima de maneira detalhada, para que você entenda tudo sobre este eventual problema que seu cãozinho possa ter. Acompanhe!

Leia também nosso artigo sobre hepatite infecciosa canina.

cachorro sangrando pelo nariz

Cãozinho – Foto: Freepik

Algum corpo estranho que possa surgir com as aventuras do seu cãozinho

Algumas raças de cães tendem a ser muito aventureiras nos primeiros dias de casa nova. Ou seja, eles querem desbravar tudo, conhecer cada cantinho e sentir todos os cheiros possíveis. Principalmente para cães filhotes, estas questões se tornam ainda mais divertidas, uma vez que eles têm muita energia para gastar. No entanto, alguns problemas podem surgir nestas aventuras do dia a dia, como o fato de se machucarem ou inalarem algum tipo de corpo estranho.

Sim, os cães podem facilmente inalar algum tipo de sujeira ou elemento físico que esteja no ambiente, pelo simples fato de estarem desbravando o espaço. A curiosidade de ter que cheirar tudo pode fazer com que o focinho do animal encontre pelo caminho algum tipo de partícula que possa facilmente causar lesões internas. E como consequência disso, claro, há o sangramento, que pode ser grande ou pequeno.

Entre as partículas mais comuns que podem causar lesões no focinho dos cães, estão as seguintes: gramas, pedrinhas, fiapos de madeira, espinhos de plantas e até cacos de vidro, caso este tipo de resíduo esteja acessível aos dogs de alguma forma. Portanto, todo cuidado é pouco.

Se você notar um sangramento no nariz do cachorro, busque verificar de forma que não incomode o animal. Não tente tocar ou mesmo remover o corpo estranho, pois isso poderá machucar ainda mais a cavidade nasal. Busque ajuda profissional o quanto antes para que seu cão volte a ter um focinho intacto e sem lesões.

Para ler depois: 3 coisas que todo tutor deve saber sobre os ouvidos e orelhas de seus cachorros.

cachorro sangrando pelo nariz

Cão com a língua de fora – Foto: Freepik

Pancadas em brincadeiras ou até em eventuais acidentes domésticos

Outro fator de risco que pode deixar um cachorro sangrando pelo nariz, são as batidas em brincadeiras ou até mesmo algum tipo de acidente doméstico, onde o cachorro bata a cabeça ou o focinho em algum móvel ou parede. Neste caso, o sangramento pode começar a acontecer imediatamente, exatamente como acontece em um trauma físico.

Se você notar o cachorro batendo o focinho, poderá entender rapidamente o motivo do sangramento. Mas se você não ver o animal se machucando, esta interpretação poderá ficar um pouco deturpada e, por isso, merece sua atenção, de forma que analise e tente entender o que aconteceu. Não toque no focinho, mas com uma lanterna você poderá fazer uma análise rápida e tentar encontrar algum tipo de lesão física.

Dica: observe o tipo do sangue que está no nariz do animal. Se o sangue estiver com aspecto seco, significa que o trauma pode estar cicatrizando. Mas se o nariz do pet estiver com sangramento constante, sem que o corpo consiga estancar rapidamente, pode ser que o animal precise de alguma intervenção veterinária, de modo que haja algum tipo de satura no local.

Não tente fazer curativos ou costuras em casa, ok? Este tipo de procedimento precisa ser feito com muito cuidado, de forma que o profissional tenha certeza que há algum tipo de lesão causada por um trauma (batida). Portanto, nunca descarte nenhum tipo de ajuda veterinária, de modo que você tente fazer sozinho em casa, ok?

Leia também nosso artigo sobre como evitar acidentes domésticos com cães.

Algum tipo de tumor benigno ou maligno que esteja se desenvolvendo no animal

Este motivo pelo cachorro estar sangrando pelo nariz é bem preocupante. Na verdade, é um dos motivos pelos quais o focinho mais pode apresentar sinais de sangue. Afinal, os tumores que podem se desenvolver internamente causam diversos tipos de incômodos, pois eles não deveriam estar ali. E um destes incômodos é justamente fazer com que vasinhos se dilatem e sangrem.

No entanto, pelo fato de ser o tumor o motivo do sangramento, isto não significa dizer que o tumor seja grave (maligno), ok? Pelo contrário. Diversos tipos de tumores benignos também pode causar vários tipos de sangramento no focinho do animal, de forma que o sangue saia em grandes quantidades ou em quantidades tão pequenas que você nem perceba.

Porém, esta constatação do tipo de tumor somente poderá ser feita com testes laboratoriais, de forma que o resultado possa indicar algum tipo de tratamento para que o cachorro não sofra. Afinal, ter o nariz sangrando constantemente certamente é algo muito ruim para o pet, independente de o tumor ser benigno ou maligno.

Leve seu cão ao veterinário o quanto antes, para que o profissional possa não apenas fazer a constatação dos motivos do sangramento. Mas também, possa indicar um tratamento adequado, seja para o tumor em si ou seja para conter os sangramentos em momentos que eles possam ocorrer no dia a dia do animal. Preste atenção nos sinais e tome uma atitude com o máximo de velocidade que conseguir.

Dica: tenha sempre o contato de um veterinário de confiança na sua agenda ou no seu WhatsApp. Isto poderá agilizar vários processos, de forma que você consiga tirar dúvidas, mandar fotos e ter mais tranquilidade para lidar com a situação.

Leia também: Câncer nos pets: descubra como evitar essa enfermidade.

cãozinho

Cãozinho olhando para mão da tutora – Foto: Freepik

Cachorros hipertensos têm mais chances de sangrarem pelo nariz

Não é só nós, humanos, que temos problemas relacionados a pressão alta (hipertensão). Os cães também apresentam este tipo de condição e você precisa ajudá-los a ter uma vida mais saudável em todos os sentidos. A hipertensão muitas vezes é causada por várias outras condições no organismo, como a diabetes canina, obesidade, problemas renais ou problemas cardíacos. Ou seja, a pressão alta é uma consequência de outro problema.

Sangrar pelo nariz durante uma crise de pressão alta é muito comum. Afinal, nestes momentos a pressão sanguínea está, literalmente, muito alta. E isto faz com que alguns vasinhos possam não aguentar e acabam estourando. E assim nasce um tipo de hemorragia que é causada pelo rompimento de vasinhos nas vias nasais ou que estejam presentes nesta região.

Se você sabe que o seu cachorro é hipertenso e ele começar a sangrar pelo nariz, saiba que ele pode estar com uma crise. No entanto, se você nem faz ideia de que o seu cachorro poderia ser hipertenso, leve ele o quanto antes para um bom check-up veterinário, de modo que o profissional possa colher diversos tipos de amostras para realização de exames preventivos.

Como a hipertensão é uma consequência de outros tipos de problemas, conforme entendemos anteriormente, nunca deixe de praticar exercícios físicos com seu cão. Cuide, também, da alimentação dele, de forma que ele não desenvolva diabetes ou problemas cardíacos. Isto fará com que a hipertensão tenha dificuldades para ser desenvolvida – e talvez nunca se desenvolva. Hábitos saudáveis são importantes, inclusive, para nossos pets.

Mas, veja bem: praticar hábitos saudáveis não é uma recomendação para tratar problemas de sangramento pelo nariz devido a hipertensão, ok? Esta é uma forma de evitar o problema, para que ele não aconteça. Caso seu cão já tenha pressão alta e esteja sangrando pelo nariz, procure um veterinário o quanto antes.

Leia também: como lidar com cachorro doente.

A doença do carrapato pode deixar o cachorro sangrando pelo nariz

E por fim, há ainda mais uma condição muito específica que pode deixar o cachorro sangrando pelo nariz: a Erliquiose. Sim, este nome é bem estranho. Mas na prática, estamos falando da doença do carrapato. Esta, por sua vez, pode fazer o nariz do seu doguinho sangrar bastante, devido a uma diminuição considerável das plaquetas. A forma como o sangue sai pelo nariz do cachorro pode indicar este tipo de doença: o cachorro poderá espirrar sangue pelas duas narinas.

Esta é um problema bastante comum, uma vez que carrapatos são bem frequentes, principalmente para cães que vivem fora de casa ou em locais mais sujos. Neste caso, é fundamental que você mantenha o ambiente do seu cachorro sempre bem higienizado, para que os carrapatos não se alojem no cão e tragam tanto estresse e sofrimento para ele.

Em alguns casos, a doença do carrapato pode atingir níveis tão grandes de gravidade, que o cachorro deverá fazer transfusão de sangue devido a problemas de anemia. Neste caso, as chances de cura ainda existem, mas são bem reduzidas, uma vez que a transfusão de sangue é um processo bem complexo. No entanto, caso o tratamento seja feito com bastante antecedência, o cachorro poderá rapidamente se recuperar da doença do carrapato.

Você tem mais alguma dúvida sobre cachorro sangrando pelo nariz? Deixe nos comentários. E, nunca se esqueça: cuide bem do seu pet e preste atenção nos mínimos detalhes de qualquer alteração de comportamento para que você possa minimamente desconfiar de que algo está errado.