O cachorro tossindo como se estivesse engasgado é um sinal que todo tutor precisa investigar, já que isso pode ser um sintoma grave de alguma doença, alergia e até uma emergência veterinária.

Afinal, esse tipo de sintoma pode ser vivenciado pelo cachorro em todas as fases da sua vida. Isto é, durante as primeiras semanas de vida, juventude, fase adulta ou velhice do cão.

É importante que o tutor monitore as brincadeiras do cachorro. Inclusive com outros animais. Afinal, isso ajuda a entender de onde pode ter surgido o sintoma.

Para saber mais sobre as causas, prevenções e tratamentos do cachorro tossindo como se estivesse engasgado, te convido a continuar a leitura deste post do Portal do Dog!

cachorro tossindo como se estivesse no veterinário

Cão sendo examinado – Foto: Freepik

Cachorro tossindo como se estivesse engasgado – Veja os possíveis motivos

Quando o cachorro está tossindo como se estivesse engasgado é sinal de que tem algo preso na garganta.

Mas pode ser também presença de uma irritação ou resultado de um comportamento ansioso.

Exemplo de comportamento ansioso: comer muito rápido sua comida.

São diversos os motivos da tosse e o engasgo. Por isso, detalhamos cada uma das possíveis causas nos tópicos abaixo do texto.

Continue lendo!

A causa está relacionada à raça do cachorro

A causa do cachorro tossindo como se estivesse engasgado pode estar relacionada à raça do doguinho. Principalmente quando de raças pequenas, como o Shih Tzu e o Pug.

Desta forma, em específico dessa raça, a anatomia do nariz pode prejudicar sua respiração. Consequentemente, pode causar tosse como se o dog estivesse engasgado.

Se estiver acompanhado de um barulho estranho, esse é um sinal do espirro reverso. Isto é, como se o cachorro estivesse engasgado com a própria respiração.

Isso ocorre devido a um espirro que volta para dentro.

Isto é, ao invés de colocar a sujeira para fora, ela não sai. O resultado é um barulho como se o cachorro estivesse engasgado.

Cachorro tossindo como se estivesse engasgado – Sintoma de cachorro ansioso

O cãozinho tossindo muito parecendo um engasgo também é um sintoma de um cachorro ansioso.

Isso ocorre em situações em que o pet vai com muita sede ao pote de comida durante as brincadeiras com outros cães e antes de sair para os passeios com o tutor.

Assim sendo, o mesmo efeito pode acontecer quando os cachorros ficam esperando seu tutor em casa. Ao abrir a porta eles ficam muito felizes e acabam entrando “ar” pelo buraco errado.

Como resultando, há tosse e engasgos.

cão tossindo

Cão sendo examinado – Foto: Freepik

Alerta para alergia em cães

Outra possível causa do cachorro tossindo como se estivesse engasgado são as alergias. Principalmente causadas por poeira e cheiros muito fortes, como de perfume.

O nariz do cachorro é bem sensível. Por isso, um perfume muito forte ou contato com poeiras pode causar alergias e muita tosse.

Complicações respiratórias em cães idosos

As complicações respiratórias em cães idosos são frequentes e são causadas devido os dentes e mandíbulas estarem mais frágeis para a mastigação dos alimentos.

Desta forma, o funcionamento do pulmão nessa fase da vida também é notado em casos de tosses frequentes. E os engasgos e dificuldades para respirar aparecem.

Sintomas de gripe em cachorros

A tosse e o engasgo em cachorros é um sintoma da gripe em cães. Neste caso, se faz necessário o diagnóstico de um veterinário para indicar o melhor tratamento.

Verifique outros sinais para gripe em cachorro. Como por exemplo, coriza, febre, apatia, falta de apetite e, claro, a tosse insistente, parecendo algumas vezes um engasgo.

Cachorro tossindo como se estivesse engasgado – Problemas cardíacos em cães

A tosse e o engasgo em cães pode ser um sintoma de problemas cardíacos caninos. Assim sendo, isso ocorre devido à força que o pet faz para tossir. O que, consequentemente, força o coração.

Outra causa de problemas cardíacos nos cachorros é a falha no fluxo sanguíneo. Mas essa é mais frequente em cães na terceira idade devido às falhas do funcionamento dos órgãos.

Brinquedos e objetos presos à garganta

Os brinquedos, ossos e objetos presos à garganta também causam engasgo em cães. Afinal, isso acontece com cães de todas as idades. Inclusive nas raças grandes e médias que têm uma boca maior que os demais.

Esses grandões podem querer brincar com tudo que estiver ao seu alcance. Por isso a importância de um adestramento e socialização adequado.

cão no veterinário

Cão no veterinário – Foto: Freepik

Tratamentos para cachorro tossindo como se estivesse engasgado

Se você perceber o cachorro tossindo como se estivesse engasgado, saiba que existem tratamentos.

O primeiro passo é tentar manter a calma e acolher o cachorro na situação. Assim sendo, observe se possui algo obstruindo a garganta e se o mesmo apresenta outros sintomas.

Exemplos de sintomas: vômitos, tosse seca e secreção nas cavidades.

Depois é indicado que você leve o pet ao veterinário para dar o possível diagnóstico.

Em todos os casos, existem duas formas de tratamento usando remédios e tratamentos naturais.

Tratamentos com remédios

O tratamento com remédios para tosse e engasgo são bem simples. Assim sendo, com receita de expectorante e xaropes dada pelo veterinário, você consegue resolver.

Mas esse tipo de tratamento leva em média 20 dias para o cachorro recuperar sua saúde. Portanto, o tutor precisa administrar a medicação conforme orientação veterinária quanto ao horário, bem como a quantidade na dosagem.

Tratamentos naturais

Também existem tratamentos naturais para cães. Principalmente em casos de gripe é bastante indicado o mel natural e puro.

Os alimentos ricos em vitamina A, E e K são encontrados em frutas como manga e acerola podendo ser oferecido em pequenas quantidades para o cachorro.

Mas outros alimentos como batata doce, espinafre e brócolis também são indicados para uma dieta nutritiva do cachorro com tosse que parece engasgo.

Assim sendo, aproveite para fazer uma sopa com esses alimentos. Ou um chá com uma colher de mel puro, para usar como tratamento natural para tosse em cachorro.

cachorro tossindo como se estivesse engasgado

Cão no veterinário – Foto: Freepik

Como prevenir a tosse parecendo engasgo?

Com todas essas informações, veja também algumas dicas de como prevenir a tosse parecendo engasgo em cães.

Cachorro tossindo como se estivesse engasgado – Faça a higiene do ambiente onde vive

Fazer a higiene do ambiente onde vive o cachorro previne não somente a tosse ocasionada por contato com a poeira. Mas também, elimina os germes e vírus que podem contaminar as superfícies.

Assim sendo, limpe a cada três dias, pelo menos, o pote de ração e a água do cachorro. Isso ajuda a eliminar sujeira, germes, bactérias e a presença de insetos no local.

Ofereça uma alimentação adequada

Para manter a boa saúde do cachorro, priorize uma alimentação adequada para a idade do animal.

Dessa forma, o tutor estará prevenindo doenças como as respiratórias que afetam o organismo do cachorro idoso.

Nunca ofereça alimentos gordurosos como batata frita, frango frito, hambúrguer e chips para o cachorro. Afinal, isso pode causar sérios problemas de saúde.

Monitorar as brincadeiras e contato com outros animais

O tutor precisa monitorar as brincadeiras e contato com outros animais.

Assim sendo esta atitude importante para prevenir acidentes com brinquedos engasgados e brincadeiras mais brutas entre os animais.

Essa dica também vale para os ambientes com crianças. Afinal, elas podem querer brincar de forma mais agressiva com o cachorro.

Ou até mesmo oferecer alimentos em grandes porções que resultam na tosse como se estivesse engasgando.

cachorro sendo examinado

Cão na mesa do veterinário – Foto: Freepik

Cachorro tossindo como se estivesse engasgado – Manter a vacinação em dia

Ao manter a vacinação em dia, o tutor previne doenças e demais problemas de saúde nos cachorros.

Por isso, é importante desde os primeiros dias os cuidados em manter o calendário vacinal do cachorro em dia.

Consultar periodicamente o veterinário

Outra maneira de prevenir o cachorro tossindo como se estivesse engasgado é consultando periodicamente um veterinário de sua confiança.

Este é o profissional especializado em cuidar da saúde do seu pet, orientando cuidados, receitando exames e medicamentos quando necessário.

Em casos frequentes em que o cachorro está tossindo como se estivesse engasgado, o veterinário ficará responsável pela manutenção do bem-estar animal.