Você já se perguntou se cachorro troca de dente? Esta é uma dúvida bastante comum, principalmente entre os tutores de primeira viagem. Afinal, estamos o tempo todo comparando nossos pets a nós, humanos. Seja através de um comportamento, ou seja através de alguma situação da vida, como o fato de que nós, humanos, temos dentes de leite na infância e trocamos depois de uma certa idade.

E com os cachorros, como é este processo? É o que vamos entender a partir de agora. Portanto, continue sua leitura e entenda tudo sobre o tema.

Cachorro troca de dente

Cachorro de boca aberta – Foto: Freepik

Cachorro troca de dente?

Sim, cachorro troca de dente! Este é um processo natural e geralmente demonstra que o cachorro está passando da fase de filhote para a fase adulta. A troca geralmente acontece de forma bem lenta, sendo que um dentinho de cada vez é substituído, podendo levar alguns meses até que todos sejam trocados pela dentição que seguirá na boca do pet até o fim da sua vida.

Por mais que esta seja uma ação natural, é importante que fiquemos atentos para que possamos interpretar quando o cachorro precisa ou não de ajuda. Afinal, a troca de dentes faz com que alguns comportamentos também sejam alterados. Por exemplo, o cachorro poderá sentir coceira na boca e isto gerará muita vontade de morder móveis e objetos. Logo, você precisa ajudá-lo para que isto não seja um problema nem pra ele, nem pra você.

Cachorro troca de dente

Cachorro de boca aberta – Foto: Freepik

Qual é o período para que a troca de dentes aconteça na boca dos cachorros?

Isto vai depender de cachorro para cachorro. Há cachorros que sequer fazem esta troca de dentes. Ou seja, eles ficam com os mesmos dentes da fase de filhote, para a vida toda. No entanto, há aqueles cães que começam a fazer a troca de dentição alguns meses após o nascimento, entre 6 e 7 meses de vida. Nestes casos, o processo acontecerá durante algumas semanas ou meses, conforme entendemos anteriormente.

Uma dica para entender se o seu cachorro está ou não trocando os dentes em determinadas fases da vida, é perceber o hálito dele. Quando o animal está com um mau hálito muito forte, um dos motivos pode ser justamente a troca dos dentinhos.

Cachorro troca de dente

Pug de boca aberta – Foto: Freepik

O cachorro pode engolir os dentes na fase de troca?

Pode. Mas não há muito problema com isso, uma vez que é o processo natural na maioria dos cães. No entanto, recomendamos que você sempre fique de olho no comportamento do cachorro na fase em que ele está trocando de dentes. Se ele apresentar qualquer tipo de engasgo, dificuldade para respirar ou ir ao banheiro, procure um veterinário.

O que pode acontecer também, é você notar os dentes dentro de casa. Então, se você achar dentes no tapete ou no sofá, não se desespere: pode ser que seu cachorro está trocando de dentes naquele momento.

E se o cachorro perder o apetite durante as refeições, o que fazer?

Este é um comportamento bem comum dos cachorros que estão trocando de dentes. Afinal, esta pode ser uma fase em que as gengivas ficam bem doloridas e, por isso, os animais podem recusar a comida convencional dura (ração). Neste caso, opte por alimentos mais leves e úmidos. Isto ajudará a manter a forma do cãozinho, não desregulará a saúde dele e também não causará dor na boca.

Agora que você já descobriu que cachorro troca de dente e que você precisa prestar atenção em alguns detalhes deste processo, cuide bem do seu dog e ofereça tudo que ele precisa nesta fase.