Um cachorro vomitando após a castração não é normal. Se você notar qualquer tipo de comportamento que mostre o cachorro tendo algum tipo de desconforto neste sentido, é fundamental procurar um veterinário o quanto antes. Afinal, a castração é um procedimento simples e que não deveria trazer complicações para o cão.

No entanto, é preciso entender melhor como o cão deveria se comportar para que tudo que sair deste “padrão”, chame sua atenção e você possa, assim, saber como lidar.

Portanto, para entender tudo sobre o tema, continue lendo o artigo.

Cachorro vomitando após a castração é normal?

cachorro vomitando após a castração

Cão descansando – Foto: Freepik

Um cachorro vomitando após a castração não é normal. Ao menos, não deveria ser. Afinal, a castração é um procedimento cirúrgico muito difundido em todas as clínicas veterinárias e, portanto, é algo feito com muito conhecimento e experiência. Portanto, as chances de algum risco para o cão são muito reduzidas.

Mesmo nas fêmeas, em que a castração é invasiva e um pouco mais complexa, os vômitos após o procedimento não são normais e podem representar algum tipo de intoxicação ou mal-estar. Isto pode ter sido causado pela alimentação, excesso de fraqueza e dosagens equivocadas de remédios.

Então, a melhor coisa que você tem a fazer é procurar um veterinário o quanto antes para relatar a situação, ok? De preferência, fique com o contato do veterinário que fez o procedimento para entrar em contato em caso de dúvidas ou situações como esta.

Além do cachorro vomitando após a castração, não é normal que o cão apresente estes sintomas aqui:

  • Sangramentos;
  • Prostração;
  • Excesso de latidos;
  • Inapetência;

Fique do olho!

Leia também: Descubra se castrar seu cachorro pode ajudar a prevenir o câncer!

Quais são os principais comportamentos do cachorro depois da castração?

cachorro vomitando após a castração

Cão repousando – Foto: Freepik

Já entendemos que cachorro vomitando após a castração não é normal. No entanto, precisamos saber, também, quais são os comportamentos comuns e normais que os cães podem apresentar após a castração!

São eles:

  • Indisposição e desconfortos;
  • Tentativa de lamber os pontos;
  • Algumas dores na região da cirurgia;

Vamos entender melhor cada nuance destes comportamentos a partir de agora. Continue lendo.

Indisposição e desconfortos

Quando o cachorro acabou de voltar da cirurgia de castração, será muito comum que o veterinário indique alguns cuidados e observações básicas para cuidar do seu cão. Inclusive, será necessário compreender que ele poderá ficar indisposto e desconfortável logo nas primeiras horas após a cirurgia.

Isto é comum, pois o cão vai se sentir estranho e eventualmente até um pouco estressado pelos curativos. No entanto, se ele apresentar algum outro sintoma além disso, procure um veterinário.

Tentativa de lamber os pontos

A cirurgia de castração, muito embora seja simples, é algo invasivo. Ou seja, os cachorros precisarão receber pontos após o corte. E estes pontos, após a anestesia passar, podem gerar muito incômodo no animal. Tentativas de mordidas e de tirar a faixa e os pontos podem ocorrer – e você precisa precisa tomar cuidado para que o animal não se machuque.

Algumas dores na região da cirurgia

E ainda, o cachorro poderá apresentar algumas dores na região da castração. Mas nada muito alarmante e nem que precise gerar uma preocupação em você. A não ser que as dores sejam acompanhadas dos sintomas que mencionamos anteriormente – sangramentos, vocalização excessiva ou vômitos.

Neste caso, é fundamental procurar um veterinário o quanto antes, pois o animal pode estar sofrendo com algum reflexo da cirurgia.

Como cuidar do cachorro após um procedimento de castração

cachorro vomitando após a castração

Cão se recuperando – Foto: Freepik

Depois que o cachorro voltar da castração, será muito importante tomar alguns cuidados para que ele não se machuque ou não tenha complicações. Neste caso, você vai ajudar a evitar acidentes e fazer com que o cachorro tenha uma recuperação segura e adequada.

Aqui vão algumas dicas de como cuidar bem do seu cãozinho após a cirurgia:

  • Mantenha o cachorro em repouso e sem movimentos bruscos;
  • Não faça caminhadas ou exercícios físicos;
  • Ofereça alimentação, água e tapete higiênico pertinho da caminha;
  • Mantenha o cachorro com colar elizabetano;

Vamos explicar ponto a ponto a partir de agora. Continue lendo.

Mantenha o cachorro em repouso e sem movimentos bruscos

Já entendemos que o cachorro vomitando após a castração é algo anormal e que precisa receber uma atenção especial. E uma das coisas que podem fazer o cão vomitar logo após o procedimento, é o excesso de movimentos bruscos, brincadeiras e passeios.

Ou seja, você precisa evitar ao máximo que o seu cachorro se exercite ou faça movimentos muito enérgicos nas primeiras horas após a castração. Isto poderá fazer com que os pontos se soltem e, ainda, poderá gerar um mal estar no pet, fazendo com que ele tenha sangramentos ou vômitos.

Mantenha o seu cachorro em repouso e descansando.

Não faça caminhadas ou exercícios físicos

Esta dica está ligada a dica anterior. Evite qualquer tipo de movimentos bruscos e que possam fazer com que o cachorro tenha os pontos abertos. Isto envolve exercícios físicos, caminhadas, passeios simples e até mesmo brincadeiras dentro de casa. Vocês terão bastante tempo para brincar e se divertir. Neste momento, deixe o cão se recuperar, ok?

Ofereça alimentação, água e tapete higiênico pertinho da caminha

Uma das formas de manter o seu cachorro confortável de modo que possa se recuperar bem da cirurgia de castração, é manter as coisas dele bem pertinho da cama. Ou seja, leve comida e água pertinho da caminha, de modo que ele não precise caminhar muito para fazer as coisas básicas.

Além disso, você poderá levar o tapete higiênico para perto da cama, de modo que o cão possa fazer suas necessidades em um local confortável após sua cirurgia.

Mantenha o cachorro com colar elizabetano

E por fim, mantenha o seu cachorro com o colar elizabetano enquanto se recupera da castração. Isto pode gerar desconforto nele e em você, só que será fundamental tomar cuidado para que o animal não queira morder, lamber e roer os pontos. Se ele tiver acesso ao curativo, ele vai querer mexer ali e a cicatrização pode ser bem demorada.

Cuide do seu dog!