A Heterocromia ou heterocromia ocular é uma anomalia genética na qual o cachorro (ou humano e felinos) possui um olho de cada cor. Vamos entender mais sobre cachorros com heterocromia e o que é.

Mas então o cachorro é cego de um olho? Não, o cachorro com heterocromia enxerga normalmente, ele apenas possui olhos com cores diferentes.

O que é heterocromia?

Heterocromia é um termo científico para uma diferença na cor dos olhos. É observado não apenas em cães, mas também em gatos, cavalos e, às vezes, em humanos.

A heterocromia é causada pela ausência completa ou parcial do pigmento melanina em um dos dois olhos. Em cães com heterocromia, devido à falta de melanina, um olho fica azul ou branco-azulado.

E como a heterocromia ocorre?

A heterocromia em cães é muitas vezes hereditária, ou seja, é transmitida geneticamente. Mas também pode ser adquirida mais tarde na vida devido a lesão ou doença ocular.

Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará – muita melanina gera a cor marrom, pouca a azul. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde.

A heterocromia é muito rara em humanos mas pode ocorrer comumente em animais domésticos e selvagens. Não existe um tratamento específico para esta a anomalia. Porém o cachorro poderá levar uma vida normal.

Raças de cachorros com heterocromia

A heterocromia é mais comum nas seguintes raças:

A cor e o padrão da pelagem de um cão também parecem influenciar a manifestação da heterocromia. Como regra, é mais comum em cães com coloração manchada, marmoreada ou branca na cabeça e ao redor da cabeça.

A heterocromia da íris é mais comum em Huskies, Dálmatas e Pastores Australianos. As raças restantes são mais propensas aos outros dois tipos de heterocromia.