Um cão gordo muitas vezes chama a atenção das pessoas por diversos motivos. Seja pelo porte físico em si ou seja pelo excesso de fofura. Afinal, não podemos negar, um cachorro gordo muitas vezes fica extremamente fofo! Porém, é justamente neste ponto que muitas pessoas passam dos limites e simplesmente ignoram completamente a saúde do animal.

Não podemos nos ater a uma características pelo simples fato de achar que ela deixa o animal mais foto. Isto é extremamente maléfico para o bicho e é extremamente irresponsável de nossa parte. Por mais que algumas vezes alguns cães tenham tendências a engordar, nós tutores precisamos impor limites e elaborar uma dieta mais balanceada, seja com uma alimentação natural para cães ou de outra forma.

Para te ajudar a entender melhor o quanto um animal com sobrepeso pode significar problemas, separamos algumas das principais doenças contraídas a partir da obesidade. Acompanhe!

Para ler depois: Obesidade em Cães – Um Problema Muito Comum

cão gordo

Cachorro obeso sentado – Foto: Freepik

Cão Gordo – Quais os malefícios?

Um cão gordo pode ter uma série de problemas relacionados a saúde. Por mais que ele tenha um aspecto mais fofo, não podemos deixar que a condição de gordura corporal do animal ultrapasse os limites. Sabemos que sim, a gordura é importante. Mas, como você sabe, todo o excesso é negativo, obviamente. E com isso, alguns problemas crônicos podem acompanhar o animal pelo resto da vida dele.

Se você busca proporcionar uma boa qualidade de vida ao animal, com foco na saúde e no bem-estar dele, não pode deixar de considerar que algumas doenças podem sim aparecer se não houverem cuidados. Veja algumas delas:

  • Problemas cardíacos;
  • Maiores chances de desenvolver diabetes;
  • Problemas ósseos graves;
  • Dificuldades para práticas de exercícios (fazendo as doenças acima aparecerem);

Sendo assim, falaremos um pouco mais sobre cada uma delas a partir de agora. Acompanhe!

cão gordo

Cachorro comendo demais – Foto: Freepik

Problemas cardíacos

Os problemas cardíacos em cães são mais comuns do que você imagina. Por mais que isso pareça uma condição exclusivamente humana, saiba que não é. Os animais também podem ter problemas cardíacos graves, como arritmias, insuficiências ou entupimento de veias, podendo causar inclusive infartos. Por isso, todo cuidado é pouco!

Veja aqui algumas dicas pra identificar problemas cardíacos em cães.

Maiores chances de desenvolver diabetes

Assim como os problemas cardíacos, um cão gordo também tem muitas possibilidades de desenvolver diabetes. A diabete em cães é tão grave quanto em humanos, podendo prejudicar diversas funções do organismo. Além disso, as consequências mais comuns também acontecem, como cegueira, feridas que não saram, etc.

cão gordo

Um cão gordinho se pesando – Foto: Freepik

Problemas ósseos graves

Um cachorro obeso, certamente terá dificuldades para se locomover. Logo, a estrutura corporal dele não aguentará e ele começará a sentir muitas dores pelo corpo. Estas são as chamadas dores ósseas, que fazem com que os ossos do cachorro pareçam frágeis frente ao peso que o bichinho carrega.

Dificuldades para práticas de exercícios

E, se não bastasse todos estes problemas e condições graves, um cão obeso ainda pode ter dificuldades para práticas de exercícios. E isto significa dizer que eles terão ainda mais chances de ficarem doentes, pois a falta de exercícios físicos é péssima para a vida de um cãozinho.

Pense duas vezes antes de deixar seu dog ficar gordinho. Cuide dele!