X

Caspa em cachorro: causas, sintomas e tratamento

Quando um cachorro fica coberto de caspa, o dono imediatamente tem duas perguntas: por que e como se livrar dela. O proprietário pode eliminar a maioria dos motivos por conta própria, mas, em alguns casos, será necessário tratamento para caspa em cachorro.

Shampoo para cachorro – Foto: Freepik

Que fatores causam a caspa em cães, o que você pode fazer e como pode prevenir isso? Isso é o que será discutido no artigo.

O que é caspa em cachorro?

A caspa em cachorro é uma moléstia que acomete eventualmente cães por todo o mundo.

Para o melhor entendimento, a caspa canina é nada mais nada menos que uma descamação excessiva do couro cabeludo do animal, que se estende por todo o corpo do pet.

Cachorro feliz no banho – Foto: Freepik

O organismo elimina normalmente minúsculas partículas de pele velha, para que seja formada uma nova camada, porém não é perceptível.

Principais causas de caspa em cachorro

Existem muitas razões para a caspa em cães. Entre as mais comuns estão as seguintes.

Cachorro tomando banho – Foto: Freepik

  • Distúrbios da dieta. Alimentos de má qualidade, alto teor de corantes e conservantes nos alimentos para animais de estimação, a predominância de um tipo de alimento na dieta por um longo período de tempo, alimentos pobres em vitaminas e minerais e muitos outros erros são os fatores mais comuns que levam à caspa em cachorro.
  • Higiene inadequada. Uma escova para um cão deve corresponder às características da pelagem (comprimento, densidade), à ​​sensibilidade da pele do animal e ao tamanho do corpo. Caso contrário, danos à epiderme e uma resposta na forma de esfoliação abundante de escamas são possíveis.
  • Parasitas. Tanto os parasitas externos (carrapatos, pulgas) quanto os internos podem levar ao aparecimento abundante de caspa. Neste último caso, o desprendimento das partículas cutâneas é provocado por uma reação alérgica à intoxicação.
  • Ar seco. Basicamente, isso se aplica a cães que vivem em um apartamento e está associado ao aquecimento. Ar excessivamente seco, quedas de temperatura levam ao ressecamento da pele do animal, o que atrapalha os processos de renovação celular.
  • Erros de cuidado. Esta cláusula inclui o uso de shampoos humanos para lavar o cão, banhos muito frequentes, abuso de produtos de exposição (por exemplo, géis) e outros comportamentos impróprios do proprietário. Como resultado, a pele do animal fica seca, descama e ocorre caspa em cachorro.
  • Perda de pelo. A caspa nas costas costuma acompanhar a solta do cachorro. Quando esse período termina, o processo de regeneração da pele também é restaurado.
  • Infeções. O fungo pode causar esfoliação abundante das escamas da pele. Na maioria das vezes, as doenças fúngicas afetam cães com uma superfície corporal dobrada.
  • Estresse. O estresse nervoso interrompe os processos metabólicos em todo o corpo do cão, incluindo os processos de renovação da pele. Ao mesmo tempo, uma situação estressante pode ser desencadeada por qualquer fenômeno: saída do proprietário, mudança de residência, reorganização da casa, susto, etc.
  • Características de idade. Em cachorros, a caspa pode ser causada pela formação final da epiderme. Na fase de filhote, a formação de terminações nervosas e reflexos, a formação da atividade das glândulas sebáceas ainda continua (e termina).
  • Alergia. Pode ocorrer em qualquer coisa: alimentos, substâncias, produtos de higiene, outros animais de estimação e assim por diante.
  • Doenças internas. Distúrbios metabólicos causados ​​por distúrbios hormonais, tumores malignos, doenças bacterianas e virais são frequentemente a causa da caspa em cães.

Dermatite seborreica

Existem também uma enfermidade que é, em 90% casos, a causadora da caspa, chamada de dermatite seborreica.

Cachorro tomando banho – Foto: Freepik

A dermatite seborreica, é uma inflamação do couro cabeludo do animal, causando vermelhidão e descamação no corpo todo ou parte dele. A dermatite seborreica pode ser classificada em dois tipos, que são: Dermatite seborreica primária e dermatite seborreica secundária.

  • Dermatite Seborreica Primária: As causas para o aparecimento da seborréia podem ser devido à deficiências nutricionais, falta de higienização, de origem medicamentosa ou até mesmo de causa endócrina.
  • Dermatite Seborreica Secundária: Já na secundária, as causas principais são carrapatos, pulgas e ácaros. Também pode ser de origem química, como: produtos de limpeza, produtos tóxicos e etc.

Alergias e infecções de pele

Foto: Freepik

Existem algumas razões pelas quais seu cão pode ter caspa. Um dos motivos mais comuns de caspa são os relacionados ao alérgeno.

As caspas relacionadas a alergia podem ser alergias a alimento, relacionado ou ambiental.

Por exemplo, toxinas e substâncias irritantes, como poeira, pólen, produtos de limpeza, entre outros, podem levar o seu cão a desenvolver caspa.

Foto: Freepik

Além disso, a dieta do seu cão também pode ser uma das principais causas da caspa.

Outras causas são os distúrbios endócrinos e doença de Cushing. Além disso, infecções de pele, bacterianas ou fúngicas, também podem causar caspa.

Uma maneira de descobrir a causa subjacente da caspa é determinar se ela está espalhada por todo o corpo ou localizada em uma área.

Caspa causada pelo clima

Não precisamos dizer que não há dois cães exatamente iguais. Alguns cães são muito mais afetados pelas condições climáticas do que outros, e geralmente aparecem condições como a caspa.

Foto: Freepik

Nos meses de inverno, os níveis de umidade diminuem significativamente. Essa queda de umidade significa falta de umidade no ar, bem como no pelo, no cabelo e na pele do seu cão.

Assim, a umidade reduzida fará com que alguns cães se cocem e arranhem incontrolavelmente, levando a pele seca e escamosa.

Foto: Freepik

Seu cão também pode ter caspa durante os meses de primavera e verão, especialmente se eles são afetados por alergias ambientais sazonais.

Outra causa potencial de caspa em cães é a falta de cuidados adequados. É essencial que os donos de cães garantam que o filhote esteja bem preparado e que a limpeza geral seja mantida.

Se o cão está sendo tratado em casa, a limpeza de rotina programada ajudará a minimizar infecções ou infestações.

Algo que os donos de cães podem fazer regularmente é escovar. Escovar o seu cão manterá a pelagem lubrificada com seus óleos naturais. Isto é especialmente importante durante os meses de inverno.

Raças com predisposição para caspa oleosa

Foto: Freepik

Há certas raças que são predispostas a desenvolverem caspa. Essas raças incluem:

Raças com predisposição para caspa seca

Existem certas raças com predisposição para o desenvolvimento de caspa seca. Essas raças incluem:

Sintomas da caspa em cachorro

Os principais sinais clínicos que o animal apresenta quando é acometido por essa doença, são:

  • Alopecia local ou generalizada;
  • O animal apresenta coceira frequente;
  • Ocorre o aparecimento de descamações assemelhando-se a flocos de neve seca ou oleosa;
  • Normalmente ocorre ressecamento da pele;
  • Inquietação.

Diagnóstico

Foto: Freepik

Primeiramente, o diagnóstico deve ser feito por um profissional médico veterinário.

Na maioria das vezes, ela é feita por um exame clínico a partir dos sinais apresentados pelo animal acometido.

Não é aconselhável que o diagnóstico seja feito por uma pessoa não habilitada, pois existem outras dermatites com sinais clínicos muito semelhantes.

Tratamento para caspa

O tratamento da caspa em cães não é um tratamento complexo. É através de shampoos e pomadas especiais para tal função, indicadas por um médico veterinário.

Em alguns casos, como dito anteriormente, a caspa pode ser decorrente de outras moléstias. O médico veterinário, primeiramente, foca no tratamento da causa primária da qual decorreu o aparecimento da caspa.

Prevenção

Sobretudo, a prevenção é um ponto primordial para evitar o aparecimento de caspas nos cães.

Em muitos casos, o que mais influencia no aparecimento das caspas, é o manejo que o tutor emprega na criação dos seus pets.

É de suma importância o banho do animal com shampoos e sabonetes próprios para cães.

Não é indicado que o banho do cão seja diário, pois o cão tem uma oleosidade natural em sua pele e, no caso do banho frequente, ocorre a remoção dessa proteção e consequentemente o ressecamento e o aparecimento da caspa.

Foto: Freepik

Além disso, não permita que seu cão entre em contato direto com produtos de limpeza.

No caso do aparecimento da caspa durante um tratamento medicamentoso, entre em contato com o médico veterinário para a mudança do protocolo terapêutico.

Faça uma dieta balanceada para o seu pet, isso evita bastante o aparecimento das caspas.

Os animais, assim como nós, precisam de consultas rotineiras no médico para avaliação. Não medique por conta própria, consulte sempre um médico veterinário.

Mas a boa notícia é que, no final do dia, seu cão não precisa sofrer de caspa. Existem várias maneiras naturais e eficazes para ajudar a aliviar a coceira e a irritação do seu cão e restaurar a pele saudável.

Desejamos-lhe boa sorte em livrar seu companheiro peludo das caspas!