Você sabia que castrar o cachorro pode ajudar o animal a evitar uma série de problemas de saúde? Ou seja, castrar o animal não é apenas uma atitude para evitar a procriação de filhotes. Mas também, para evitar uma série de dores de cabeça, com situações que eventualmente o tutor precisará enfrentar junto ao seu melhor amigo.

A castração é, também, uma demonstração de amor, pois você ajuda o animal a ter uma vida muito mais tranquila, pacífica e calma nos mais diferentes aspectos. Só que assim como qualquer procedimento cirúrgico, este também precisa ser realizado por um profissional capacitado e com as ferramentas certas.

Portanto, para entender tudo sobre o assunto e entender os principais benefícios da castração em várias fases da vida do animal, continue lendo este artigo.

Castrar o cachorro ajuda ele a não ter câncer?

castrar cachorro

Vários dogs com sua tutora – Foto: Freepik

Este é um dos benefícios mais fantásticos da castração do cachorro: o procedimento ajuda, sim, a evitar alguns tipos de câncer! Este é um critério fantástico que devemos levar em consideração para que possamos, enfim, oferecer uma vida mais digna e saudável para nosso cãozinho.

Nas fêmeas, a castração ajuda evitar a neoplasia, que é um tipo de câncer nas glândulas mamárias. Já nos machos, a castração ajuda a evitar tumores nos testículos e na próstata. Ou seja, há motivos mais do que suficientes para você castrar o seu doguinho, não é mesmo?

A castração, hoje, é considerada uma das formas mais inteligentes de evitar que o cachorro se transforme em um cachorro agressivo, estressado e ansioso. Por mais que estes aspectos estejam totalmente ligados ao estilo de vida e níveis de adestramento do animal, saiba que o fato de ele não ser castrado influencia muito para estes quadros.

Um cachorro que não é castrado pode facilmente se transformar em um cachorro estressado e ansioso. Pois ele vai querer buscar coisas que eventualmente não poderá encontrar.

Por exemplo, se você tem uma fêmea não castrada que vive em apartamento, ela poderá facilmente desenvolver ansiedade nos momentos do cio. E o mesmo vale para um cão macho – sempre que ele quiser buscar uma parceira e não puder, vai ficar ansioso e estressado.

Estas condições atrapalham muito a vida do animal e, por isso, evitar é o melhor remédio. A castração ajuda a resolver várias questões neste sentido. Portanto, não hesite em fazer, ok?

Vamos conhecer mais alguns benefícios muito legais que a castração pode trazer para o seu dog. Acompanhe!

Os passeios são mais seguros e calmos

Castrar o cachorro ajuda ele a não ter câncer

Cão deitado no chão – Foto: Freepik

Você já tentou passear com seu cachorro mas foi praticamente impossível, mesmo com ajuda da guia ou coleira? Isto acontece por diversos motivos. Pode ser medo, falta de costume, estresse ou pode ser um problema relacionado a castração do animal. Quando um cão não é castrado, ele possui diversos tipos de comportamentos que podem ser negativos para a convivência.

É claro que estes comportamentos são naturais. Ou seja, é o instinto do animal agindo de maneira totalmente orgânica. Não há nada de errado com isso. O problema começa quando você quer socializar o animal e fazê-lo conviver de maneira mais inserida no ambiente. Logo, passeios, caminhadas ou corridas podem ser desafiadores, caso o animal não seja castrado.

Se você castrar o cachorro, você vai notar que os passeios vão ser mais calmos e tranquilos. O comportamento do cão muda totalmente, pois ele não tem mais alguns sentidos que antes ele tinha. Cheiros, sensações e necessidades param de estimular o cachorro e, com isso, ele se torna mais equilibrado, menos ansioso e menos estressado.

Os cães não sentem necessidade de ficar marcando território

Um cachorro castrado vai desenvolver diversos tipos de comportamentos mais cautelosos com relação a interação no ambiente. Pelo fato de ele ser um animal menos estressado e ansioso, ele também vai deixar de sentir a necessidade de marcar território a todo momento.

Passear com um cachorro que quer ficar o tempo inteiro fazendo xixi nas árvores ou pneus é realmente complexo.

Isto faz parte da natureza deles e, novamente: não está errado! Só que isto gera um desconforto grande para o tutor e também para o cão, que não consegue “sossegar”. O passeio se torna algo muito desgastante e, o que era para ser algo divertido, se torna algo negativo, inclusive, para o animal.

Portanto, se você castrá-lo, este tipo de situação deixa de acontecer. O cão ficará muito mais calmo e sereno, e os passeios ficarão mais tranquilos. Isto gera muitos aspectos positivos para o longo prazo, pois a saúde mental do cachorro impacta diretamente no quanto o animal consegue ou não ter qualidade de vida.

Portanto, é sua responsabilidade, inclusive, prover boas condições de saúde mental para o dog!

Castrar o cachorro ajuda a evitar combates e agressividade

castrar cachorro

Cãozinho fofo de óculos – Foto: Freepik

Castrar o cachorro é tão benéfico para a vida dele, como para as pessoas que convivem no ambiente. Afinal, isto faz com que os níveis de agressividade canina sejam reduzidos por diversos motivos. Uma vez que o animal não recebe estímulos naturais relacionados a sua sexualidade, diversas condições de comportamento, também, são alteradas.

A agressividade canina, obviamente, não está somente ligada a castração ou não do animal. Está ligada também a diversos tipos de comportamentos que o tutor estimula ou não o animal. Porém, com estímulos instintivos, os problemas podem ser piores e, portanto, será mais difícil de controlar.

Filhotes são evitados

Obviamente, um dos benefícios mais importantes da castração de cachorros machos e fêmeas, é a condição de evitar filhotes. Infelizmente, no Brasil, temos muitos cães de rua ou em situações totalmente desfavoráveis para a qualidade de vida. Isto se deve a procriação descontrolada dos animais que, com um simples procedimento cirúrgico, poderia ser evitada.

Então, se você não quer receber novos doguinhos na sua casa, castrar o cachorro é uma excelente ideia. É um procedimento muito rápido, que não traz malefícios ao cão quando feito da maneira correta e profissional. E para saber mais sobre o tema, leia este artigo: É possível haver complicações depois da castração do cachorro?

Cuide do seu dog!