Você já viu ou ouviu falar de chip para cachorro? Pois bem, esta é uma tecnologia que está cada vez mais presente no dia a dia de clínicas veterinárias e lares de pets no Brasil e no mundo. Um chip para cachorro pode ser tão incrível do ponto de vista de utilidade, quanto prático do ponto de vista de alocação.

No texto de hoje, vamos entender melhor sobre este assunto e tirar algumas das principais dúvidas a respeito do tema. Afinal, a possibilidade de oferecer melhores condições de saúde e bem-estar para nossos pets é sempre bem-vinda, não é mesmo?

Mas, claro, é preciso também ter um conhecimento prévio a respeito do tema para que você não tome decisões erradas ou precipitadas. Por isso, acompanhe nosso guia abaixo.

Vamos lá?

chip para cachorro

Cão no veterinário – Foto: Freepik

Chip para Cachorro – O que é isso?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é um chip para cachorro. Bom, este item nada mais é do que uma plaquinha inteligente, do tamanho de um grão de arroz, capaz de usar a tecnologia em favor da saúde e bem-estar de nossos melhores amigos.

O chip para cachorro pode ser instalado facilmente na pele dos animais. E ele é capaz de reunir informações mais do que importantes para manter a qualidade de vida do bichinho. Para entender melhor estes benefícios, separamos um guia abaixo com os principais indicativos benéficos do uso do item.

Acompanhe.

Leia também: colocando um microchip em seu cachorro.

Benefícios da utilização de chips

O chip para cachorro é um dos artigos mais incríveis já feitos para nossos pets. Com ele, podemos saber uma série de informações relacionadas a saúde e bem-estar do nosso cãozinho. Mas, não só isso! É possível também que outras pessoas (como veterinários) possam identificar e acionar os tutores, em caso do animal se perder ou outra situação.

Entre utilizar ou não o chip, certamente há muito mais vantagens para aqueles animais que o utilizam. Para os cães, não fará diferença nenhuma. Mas para o tutor e veterinários, fará uma diferença enorme! Veja alguns dos principais benefícios da utilização do item:

  • Ótimo para armazenar dados de vacinas e medicações;
  • Ideal para armazenar histórico clínico;
  • Ajuda a identificar cães abandonados;

Falaremos sobre cada um destes aspectos a partir de agora para que você entenda cada um de forma completa. Assim, você estará dando um passo a mais em direção ao oferecimento de qualidade de vida para seu pet. Acompanhe!

Depois, recomendamos a leitura de nosso artigo sobre vacina contra raiva, para entender a importância dela para a manutenção da saúde do seu cão.

chip para cachorro

Cão no veterinário – Foto: Freepik

Ótimo para armazenar dados de vacinas e medicações

O primeiro excelente benefício que o chip para cachorro nos oferece, é a capacidade de armazenar dados de vacinas e medicações. Ou seja, é possível montar um banco da dados realmente incrível para que seu pet possa receber os melhores atendimentos veterinários no médio e longo prazo.

Assim sendo, mesmo que você não tenha uma caderneta de saúde ou algum documento que auxilie na identificação de injeções e vacinas, o chip pode fazer isto por você de forma muito simples. Afinal, os dados ficarão armazenados em um banco de dados online ou offline e, claro, pode ser acessado de qualquer lugar que tenha um leitor para este chip.

Para manter a saúde do cachorro em dia é preciso muito mais do que oferecer uma boa ração e uma caminha quentinha. E, quanto mais você investir neste quesito, melhor será a qualidade de vida do pet.

Ideal para armazenar histórico clínico

Armazenar o histórico clínico dos bichinhos é uma das maneiras mais saudáveis de manter eles com a saúde em dia. Afinal, com um bom histórico os veterinários conseguem ter muito mais precisão no diagnóstico de doenças, acidentes e incidentes. Mas, como ter este histórico? É possível fazer via anotações na caderneta de saúde do animal. Mas, claro, dá trabalho e não é tão eficaz.

Por isso, mais um dos incríveis benefícios do chip para cachorro é justamente o potencial de armazenamento destes dados. Basta digitar as informações no sistema, salvar e pronto. Estará disponível para sempre e poderá ser acessado em qualquer clínica veterinária que tiver o leitor do chip. Simples, prático e eficiente.

Assim fica muito mais fácil para tratar e prevenir doenças em nossos pets, não é mesmo?

Leia também: Tártaro em Cães: Como Prevenir e Tratar?

chip para cachorro

Cão no veterinário – Foto: Freepik

Ajuda a identificar cães abandonados

Certamente o abandono de cães é uma das atitudes mais tristes e inacreditáveis do ser humano. Hoje em dia, estas atitudes são muito comuns. Principalmente no Brasil. E, claro, muito se estuda e se pensa a respeito do tema para entender alguma forma de conter e evitar estas situações. E, claro, mais uma vez o chip para cachorro pode ser útil.

Assim, com alguns cliques e preenchimento de dados, o pet fica devidamente identificado e poderá ser “encontrado” por qualquer sistema que possa ler o chip do animal. Então, sempre que um cachorro for encontrado na rua, poderá ser levado a uma clínica veterinária e, por lá, identificar e acionar o proprietário. Ou, puni-lo, caso haja a identificação de abandono.

Veja aqui o que fazer ao encontrar um cão abandonado.

Como é colocado o chip nos cães?

O chip é colocado de uma forma segura e muito simples nos animais. Geralmente é feito com uma agulha fina, que implanta o chip na região da pele do animal. Alguns cães sequer sentem a picadinha da agulha. Outros, claro, acabam sentindo um leve desconforto (principalmente os cães de pequeno porte). Mas, não é nada que cause uma dor extrema ou um estresse grande.

cão no veterinário

Cão no veterinário para implantar chip – Foto: Freepik

Posso colocar o chip sem ajuda profissional?

Recomendamos que você coloque o chip para cachorro sempre com ajuda profissional. De preferência, algum veterinário que entenda do assunto e que possa fazer as devidas configurações para que o chip saia funcionando.

É preciso tomar muitos cuidados, principalmente de higiene, para que o cachorro não adquira nenhum tipo de ferimento ou bactéria devido a má colocação do material.

Cuide do seu pet!