Você já ouviu falar de cinoterapia? Você tem ideia do que se trata? Pois bem, no texto de hoje, vamos falar sobre esta excelente alternativa para tratamentos!

Certamente você já deve ter ouvido que cães são ótimos combatentes de estresse, não é mesmo? Chegar em casa ao fim de um dia cansativo de trabalho e ver o cão pulando de alegria, proporciona sensações realmente positivas no corpo.

E é justamente sobre isso que falaremos hoje. Estas condições de alegria que o cão demonstra, nos proporciona também muitos benefícios.

Benefícios estes que já foram inclusive temas de diversos estudos científicos, na busca por alternativas medicinais.

Entenderemos tudo a seguir. Acompanhe o texto!

cinoterapia

Cão “sorrindo” – Foto: Freepik

Cinoterapia – O que é?

A cinoterapia é, basicamente, tratamentos a base do convívio com cães. Cino, do grego, significa cachorro.

Logo, cinoterapia significa: terapia com cães! Usar cães como base para alguns tipos de tratamento se mostrou efetivo para uma série de doenças e condições que acometem o ser humano.

Afinal, o cão é base para liberação de muitos estímulos. E isto é ótimo para o nosso corpo.

Porém, antes de prosseguirmos, é importante deixar claro: o intuito deste texto não é de aconselhamento ou indicação de tratamentos, ok?

A proposta é apresentar a cinoterapia e como ela pode ajudar em uma série de situações, mas sempre indicada a partir de um profissional médico ou psicólogo!

Vejamos alguns dos principais benefícios a partir de agora. Acompanhe!

Quais os benefícios da cinoterapia?

Nossos cães são mesmo um pacotinho de amor. Além de alegrarem nossos dias e nos fazerem uma companhia incrível, os cães ainda podem nos proporcionar saúde física e mental.

Afinal, apenas a sua presença em ambientes pode transformar o clima de uma forma realmente incrível.

E muita vezes tudo que precisamos para sentir um pouco mais de conforto e alegria em um dia corrido, é a presença do nosso pet.

A cinoterapia, então, enxergou este quesito e surgiu como uma alternativa a tratamentos de muitas doenças e condições humanas.

Veremos agora alguns dos principais benefícios e aplicações. Acompanhe.

terapia com cachorros

Cão companheiro – Foto: Freepik

A cinoterapia ajuda no tratamento de doenças e condições

Não é “de graça” que o cão é o melhor amigo do homem, não é mesmo? Afinal, ele sempre está presente no dia a dia, demonstrando companheirismo e fidelidade em todos os momentos.

Mesmo que de forma indireta. Os cachorros são verdadeiramente especiais.

Logo, cientistas tiveram este mesmo insight: será que a presença dos animais em pessoas enfermas, não pode ajudá-las de alguma forma? E com isso, diversos estudos começaram a surgir, dando origem a cinoterapia.

Cães ajudam a controlar a ansiedade, pressão arterial, colesterol, estresse e até mesmo podem ajudar pessoas que estão em depressão. Tudo com auxílio psicológico e médico, obviamente.

cinoterapia

Cão “sorrindo” – Foto: Freepik

A cinoterapia traz sensações de bem-estar

Cães ajudam humanos a ter sensações de bem-estar. Isto acontece por diversos motivos, mas principalmente pelo fato de que sentimos que eles estão ali por nós.

Por mais que não podem falar ou gesticular, cães muitas vezes são o conforto que precisamos depois de um dia cansativo.

Há quem diga que eles absorvem nosso estresse e transformam isso em energias positivas, simplesmente pelo fato de estarem no ambiente.

A verdade é que amamos nossos pets. E nos sentimos realizados e felizes em vê-los com saúde e brincalhões.

E isto, automaticamente, nos dá combustível para seguir em frente com alguma ideia, projeto ou mesmo, relaxar.

Veja mais aqui sobre a felicidade canina.

A cinoterapia ajuda na liberação de endorfina e adrenalina

Outro ponto muito importante que a cinoterapia pode nos proporcionar, é a liberação de endorfina e adrenalina.

Estas duas condições nos fazem ter energia e motivação, o que pode desencadear em nosso organismo uma série de processos positivos.

Automaticamente, estas condições podem ser usadas (com suporte médico) em tratamentos específicos.

cinoterapia

Cão companheiro – Foto: Freepik

Melhorias nas condições sociais

E por fim, os cães ainda nos ajudam a socializar melhor! Quem nunca falou com uma voz fininha ou no diminutivo com os cães?

Pois é, este processo faz com que possamos articular melhor e ter melhores condições de exposição na sociedade, no médio e longo prazo.

Esta, então, é a cinoterapia: terapia para uma série de doenças, com a ajuda de nossos tão amados e queridos cães. Eles são ou não são, de fato, um pacotinho de amor?

Cuide do seu dog e ele certamente cuidará de você!