Aprender como cuidar da cadela grávida é fundamental para que você possa conseguir oferecer a ela uma qualidade de vida digna neste momento tão importante. Afinal, quando uma cadelinha engravida, o corpo dela muda, suas atitudes mudam e, claro, os cuidados também precisam acompanhar este processo.

Muitos tutores buscam auxílio veterinário para saber exatamente o que fazer nesta fase da vida da fêmea. E isto é o melhor que você pode fazer, principalmente se você é um tutor de primeira viagem. Afinal, não podemos simplesmente seguir a nossa vida como se nada estivesse acontecendo, não é mesmo?

Para te ajudar a compreender um pouco melhor este processo de modo que você se tranquilize a respeito do assunto, acompanhe o artigo de hoje. Vamos explicar como cuidar da cadela grávida de maneira responsável, carinhosa e afetuosa. Acompanhe.

Veja como cuidar da cadela grávida e algumas dicas para mantê-la saudável

cuidar da cadela grávida

Alimentando os filhotes – Foto: Freepik

Aprender como cuidar da cadela grávida é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores coisas que você pode fazer para manter a sua cadelinha sempre feliz e saudável. Por mais que este seja um momento um pouco tenso e confuso para você e para a cadela, saiba que tudo pode dar certo, se você fizer as coisas certas.

Por mais que hajam formas de prevenção, como a castração dos cachorros, é possível que a cadelinha cruze, mesmo que isto não seja algo que você queria. E se acontecer de ela engravidar, é a sua responsabilidade prover todos os benefícios que ela pode ter ao ser adotada. Não hesite em oferecer os melhores cuidados.

Inclusive, uma dica bem importante, é: se você notar que a sua cadelinha cruzou ou desconfia que ela possa ter cruzado, procure um veterinário o quanto antes. Não deixe muito tempo passar, pois quanto antes você descobrir a gravidez dela, melhores serão os cuidados que você poderá oferecer.

E por falar em cuidados, separamos uma lista com alguns deles. Veja abaixo:

  • Pré-natal para ter recomendações e instruções;
  • Cuidar da vermifugação e vacinação é importante;
  • Cuidar da alimentação para a cadela e os filhotes ficarem saudáveis;
  • Cuidado para não criar uma cadela obesa;
  • Ultra-som é um exame fundamental para verificar a saúde dos filhotes;

Vamos nos aprofundar um pouco mais para aprender como cuidar da cadela grávida. Acompanhe.

Cuidar da cadela grávida fazendo o pré-natal

Você sabia que as cachorras também fazem pré-natal quando estão grávidas? Isso mesmo. Este é um exame que não é só feito em humanos. Mas também, nas nossas cachorrinhas. O pré-natal é uma forma de você acompanhar a gravidez da cadela bem de perto, de forma que o veterinário possa oferecer instruções e dicas do que fazer e do que não fazer durante este processo.

A melhor forma de cuidar da cadela grávida é sempre ficar por dentro de tudo que está acontecendo com ela e com os fetos. Por isso, a nossa dica inicial é: se você já desconfia que a sua cadela possa ter cruzado, não hesite e leve-a imediatamente para um veterinário. Não espere até que a barriga cresça para, somente então, ter certeza.

As recomendações que o pré-natal podem fornecer para o tutor são muito importantes. É neste momento que você poderá preparar a casa e também a sua rotina para o futuro próximo. Além de cuidar bem da gestação da cadela.

Cuidar da vermifugação e vacinação é importante

cuidar da cadela grávida

Alimentando os filhotes – Foto: Freepik

Quando a cadela fica grávida, ela não está carregando apenas o corpo dela. Mas sim, o corpo de vários fetos que, com o tempo, vão se transformar em filhotes na barriga. E por isso, alguns procedimentos bem elementares precisam acontecer, também, nesta fase da vida da cadela, bem como no início da vida dos filhotes após o nascimento.

Ou seja, você precisará vermifugar e vacinar a cadela de acordo com as recomendações do veterinário. Esta é uma das condições mais importantes para manter a cadela longe de bactérias, fungos, vermes e vírus. E, assim, manter os filhotinhos saudáveis e viáveis até o momento do parto.

Estas recomendações poderão ser passadas durante os exames de pré-natal. E, por isso, alertamos mais uma vez para a importância deste exame, que vai fazer com que sua cadela possa ter uma gravidez tranquila e acompanhada.

Cuidar da alimentação para a cadela e os filhotes ficarem saudáveis

Quando a cadela engravida, o corpo dela muda. Mas, não só o corpo: as necessidades básicas de alimentação e nutrição. E uma das melhores formas de cuidar da cadela grávida é justamente cuidar da alimentação dela. Ou seja, aquele ditado que diz: “a gente é o que a gente come”, serve também para nossos amados cãezinhos!

Uma cadela grávida tem uma demanda de nutrientes e energia muito superior a um cão adulto. Afinal, há vários corpinhos se desenvolvendo ali e que precisam de uma nutrição adequada. Portanto, prepare-se para fazer uma alteração bem drástica na alimentação da cadela, de forma que ela possa se manter bem durante todo este período.

E uma destas alterações mais visíveis, será o aumento das quantidades de comida. A cadela vai passar a comer mais. Afinal, ela precisa comer mais. Só que de preferência, faça refeições espaçadas durante o dia. Ou seja, não dê muita ração de uma vez. Mas sim, ofereça de pouco em pouco, só que com uma frequência maior – de acordo com a recomendação veterinária.

De maneira geral, a gestação da cadela vai exigir do corpo dela muita vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro, vitamina E, ácido fólico e lisina. Alguns veterinários recomendam, inclusive, oferecer ração de filhotes para a cadela grávida, pois esta ração tem muito mais energia, nutrientes e vitaminas.

Cuidar da cadela grávida é também não deixá-la obesa

brincando com os filhotes

Brincando com os filhotes – Foto: Freepik

Isso mesmo. Por mais que a sua cadela vai engordar bastante neste período de gestação, isto não significa dizer que ela deve ser uma cadela obesa. Afinal, gravidez e obesidade são coisas totalmente diferentes. Só que, infelizmente, pode ser bem fácil de proporcionar um aumento de peso negativo para a cadela, pois como vimos, ela precisará comer mais.

Só que é justamente nesta necessidade de aumento de quantidades de ração, que o tutor pode perder um pouco a conta e oferecer comida demais. É muito importante que isto não aconteça, ok? Manter a alimentação da cadela sempre balanceada, mesmo aumentando as quantidades, é super importante para a saúde dela e dos filhotes.

Rações para filhotes geralmente possuem muita energia e nutrientes. Logo, este tipo situação, quando não controlada, pode gerar um acúmulo de peso muito grande na cadela e, consequentemente, pode gerar uma gravidez de alto risco. A obesidade canina não é boa em nenhuma circunstância – mas especialmente durante a gravidez da cadela.

Portanto, siga sempre atentamente as recomendações do veterinário.

Cuidar da cadela grávida e dos filhotes fazendo ultra-som

E por fim, um dos fatores mais importantes para cuidar da cadela grávida, é a partir dos resultados de ultra-som. Este é um dos exames mais importantes que ela vai fazer durante as idas ao veterinário e acompanhamento de pré-natal.

Afinal, é a partir da ultra-som na barriga da cadela que será possível ver a quantidade de filhotes, a viabilidade deles e, posteriormente, seu desenvolvimento da fase de feto para filhote.

Além disso, o ultra-som ainda poderá demonstrar uma série de outras situações relacionadas a saúde da cadela, como potenciais riscos, ajustes que podem ser feitos na alimentação, entre outros.

O mais interessante é que este não é um exame caro e nem complexo de ser feito, uma vez que a maioria das clínicas, hoje, já conseguem realizá-lo na própria clínica, sem que haja necessidade de deslocamento. Mas, claro, não deixe de consultar seu veterinário sobre isso. Afinal, a estrutura sempre dependerá de clínica para clínica.

E se for gravidez psicológica?

cachorro com seus filhotes

Alimentando os filhotes – Foto: Freepik

Muitas cadelas tem o que conhecemos como gravidez psicológica. Inclusive, já escrevemos um artigo sobre isso aqui no site e você poderá entender melhor lendo ele. Mas, de maneira geral, a gravidez psicológica nada mais é do que uma fase em que a cadela pensa que está grávida, mas não está.

Alguns dos sintomas mais clássicos, são estes aqui:

  • A cadela começa a arrumar um ninho dentro de casa;
  • Ela “adota” um urso de pelúcia e começa a carregar ele pra lá e pra cá;
  • Suas mamas aumentam de tamanho;
  • Ela fica muito meiga e vai preferir ficar mais escondida;
  • Entre outros;

Portanto, se você notar este tipo de comportamento, já sabe que pode ser ou gravidez oficial, ou psicológica. Procure um veterinário para ter certeza e cuide bem da sua cadelinha!