Você sabe como lidar com um cachorro doente? Pois bem, este é um assunto que precisa ser discutido a partir de diversos parâmetros e âmbitos. Afinal, cada doença é única e obviamente precisa de um tipo de tratamento, concorda? No entanto, o intuito deste texto não é te ensinar a curar alguma doença, pois para isso, existem os veterinários.

O intuito é fazer você entender quais os cuidados básicos para que o cão sinta-se bem, confortável e lide bem com o eventual problema. Afinal, além de medicar e proporcionar os melhores profissionais de saúde ao animal, é também importante oferecer um lar cheio de carinho, amor e paz.

Aprender a cuidar de um cachorro de forma eficaz, é também entender que ele precisa de algumas necessidades básicas que vão além de boas rações e conforto. É preciso entender comportamentos e sinais que eles dão quando estão precisando de ajuda ou sentindo alguma dor.

E isto você só aprende com o tempo. Afinal, cada raça é única e você precisa entender tudo sobre ela para que consiga criar o animal da maneira certa. E, quando ele adoecer, possa proporcionar um lar adequado. Assim sendo, acompanhe nossas dicas de como fazer isso.

Como lidar com um cachorro doente

Foto: Freepik

Como lidar com um cachorro doente?

Um cachorro doente pode chegar a níveis de necessidades muito extremos. Há aqueles que estão apenas com alguma virose, e precisam se medicar. Há aqueles que possuem doenças degenerativas e precisam passar os últimos dias de vida sendo felizes e há aqueles que já nasceram com algum problema de saúde e que precisam de cuidados especiais.

Ou seja, o primeiro passo é você entender em que escala que seu animal está. Tente identificar os níveis de necessidades que ele precisa para que, desta forma, você possa ajudá-lo efetivamente. Afinal, de nada adianta oferecer algo para o cão que ele não esteja precisando e esquecer daquilo que ele realmente precisa.

Por exemplo, um cão com febre precisa manter-se protegido e ficar confortável para que os remédios possam fazer efeito. Diferente do que um cão obeso, por exemplo, precisa. Que é justamente o contrário: praticar exercícios (aos poucos) para que ele entre em forma. Ou seja, tudo depende.

Sabendo-se disso e fazendo uma avaliação completa do quadro (com ajuda de veterinários), você pode fazer algumas coisas para que ele sinta-se bem. Veja.

1- A casa precisa ser confortável e aconchegante

Uma casa aconchegante não é sinônimo de uma casa luxuosa, cheia de espaços e alternativas. Pelo contrário. Uma casa aconchegante é aquela em que o cão sente-se bem ao lado do tutor. Por isso, para entender como lidar com um cachorro doente, o primeiro passo é saber que ele precisa sentir-se confortável.

Se ele estiver sentindo dor por conta da doença ou do problema que ele tem, tudo que ele menos quer é sentir-se incomodado, estressado ou com medo dentro do próprio lar. Pois você sabe, um cachorro com medo ou estressado pode desenvolver condições severas das doenças que estão atingindo ele. E este é o caminho certo para a piora do quadro.

Ofereça espaços com cobertas, ambientes com ventilação, sol e sombra, comida e água fresca. Tudo acessível e em locais próximos. Além disso, mantenha algum brinquedo por perto para que o cão veja e tente se entreter.

Como lidar com um cachorro doente

Foto: Freepik

2- Cuide da higiene do animal para que ele sinta-se confortável

Cuidar da higiene do animal é fundamental. Principalmente se a doença dele tiver relação direta com as idas ao banheiro. Fazer xixi no lugar certo ou mesmo cocô, é um condicionamento que pode ser perdido a partir do momento que o animal sente-se desconfortável com alguma coisa.

E isto é, inclusive, um indicativo para que você avalie e encontre algum problema que ele possa estar sofrendo. Se ele estiver fazendo as necessidades nos lugares errados, atente-se! E, acima de tudo, não brigue com ele. Mas sim, limpe tudo e mantenha-o confortável para que, em caso de doenças, ele não sinta vergonha do que fez.

3- A alimentação precisa ser balanceada e adequada para a doença dele

Esta é uma dica que vale para o comportamento dos cães de forma geral. Eles precisam estar sempre bem alimentados para que não tenham disfunções durante a vida e, principalmente, se estiverem doentes. Seja uma alimentação natural para cães ou uma ração especial, o mais importante é você adequar as receitas para as necessidades dele.

Ou seja, procure um veterinário para entender o que você pode oferecer de comida para o bicho. Lidar com um cachorro doente é também oferecer os nutrientes necessários para que ele viva mais tranquilo e consiga se recuperar. A fraqueza do corpo pode ser uma arma extremamente poderosa contra o próprio animal.

cão mal

Foto: Freepik

4- Dependendo da condição do animal, nunca deixe-o estático e sem exercícios

Fazer exercícios é fundamental. Tanto para humanos, quanto para cachorros. E quando eles estão doentes, isto deve ser feito também. Porém, com muito mais cuidado e atenção. Se você forçar uma caminhada e o cão não estiver bem, ele poderá desmaiar ou desencadear outras disfunções. Principalmente se não estiver bem alimentado, conforme o tópico anterior.

No entanto, entenda que praticar exercícios é também uma forma de ajudar o corpo a se recuperar. Por exemplo, um cão obeso precisa caminhar para ter mais qualidade de vida. E esta é uma “ação e reação”. Ou seja, caminhando, ele pode emagrecer. Em caso de outras doenças, as práticas de exercício podem ajudar no desenvolvimento das defesas do corpo.

Mas, claro, sempre faça isso com autorização e supervisão do veterinário. Afinal, o gasto de energia que passa dos limites do corpo pode ser muito ruim para o animal. Todo cuidado é pouco.

cão mal

Foto: Freepik

5- Oferece muito amor e carinho para que ele sinta que você está com ele

E por último, ofereça muito amor e carinho ao cão. Isto é o que fará dele um cão diferenciado e esta é uma das melhores dicas de como lidar com cachorro doente. Neste momento difícil, muitas vezes tudo que eles precisam é sentir a presença do tutor para que tenham conforto e aconchego. Cuide do seu cão!

Qualquer dúvida, deixe um comentário. Até a próxima!