X

Como manter a saúde do cachorro em dia? O que considerar?

Cachorro sentado - Foto: Freepik

Entender como manter a saúde do cachorro em dia muitas vezes pode parecer complicado. Afinal, cada raça é única, cada cão possui características próprias e cuidados individuais. Antes de mais nada, não podemos simplesmente generalizar a forma de cuidar de um cão, pois as particularidades importam muito. Porém, há sim uma lista de itens que são importantíssimos e que podem ser adotados por todos os tutores.

No texto de hoje, veremos algumas dicas práticas que você pode e deve considerar na hora de ter um pet em casa para que ele tenha uma vida plena, saudável e extremamente equilibrada em todos os aspectos. Como leitura complementar, recomendamos nosso artigo sobre saúde mental para cães, fator decisivo para dar ao cão uma vida feliz.

Acompanhe!

Cachorro sentado – Foto: Freepik

Como manter a saúde do cachorro em dia – Dicas práticas

Antes de mais nada, precisamos entender que não existe “receita de bolo” para manter a saúde dos dogs. Mas existe método e processo. E isto é tudo que você vai precisar para que no longo prazo, de fato, seu pet esteja saudável! Ou seja, você não precisa fazer tudo de uma vez e de uma hora para outra. Isto só deixaria o cachorro estressado e infeliz.

Portanto, nossa primeira recomendação, é: tenha um cronograma! Faça uma lista de todas atividades relacionadas a saúde do bichinho e distribua isso durante o ano, durante o mês e durante a semana, de acordo com a necessidade de frequência. Já outras coisas podem ser feitas diariamente (como exercícios). E falaremos sobre cada um dos itens a partir de agora. Vamos lá?

A vacinação é o primeiro e mais importante passo

Então o primeiro e mais importante passo para entender como manter a saúde do cachorro em dia, é a vacinação. A importância da vacinação no dia a dia e na vida dos pets é muito grande. Pois somente com as vacinas adequadas o cãozinho não pegará determinadas doenças ou complicações. E isto, obviamente, é muito bom para ele e também para você.

O ideal é que você tenha um cronograma de acordo com a necessidade do animal. Cada pet é único e requer também cuidados únicos. Por isso, conte sempre com ajuda profissional. Mantenha consultas veterinárias regulares e em dia!

Remédios para vermes – Mantenha-os em dia

Outro aspecto importantíssimo que devemos levar em consideração, é a aplicação de vermífugos. Eles são indicados para que o organismo do cão não desenvolva os tão populares e inconvenientes “vermes”. Os vermes, como você sabe, são responsáveis por uma série de doenças. E também tiram a qualidade de vida do animal, o que é péssimo para o bichinho.

Veja aqui quais os melhores vermífugos para cães.

Cachorro sentado – Foto: Freepik

Mantenha a higiene bucal dos cães em dia

Você já parou para pensar que a higienização bucal dos cães é importante para que eles mantenham-se saudáveis? Por mais que este seja um trabalho difícil, saiba que é muito importante! Então, considere escovar os dentes do seu cachorro de forma regular, para que não apareçam tártaros ou outros tipos de infecções que podem levar a problemas mais sérios.

Nós já fizemos um artigo sobre a higienização bucal de cães e, claro, recomendamos a leitura!

Higienização de modo geral – Casinha e banheiro

Depois da higienização bucal, não podemos esquecer da higienização geral. Afinal, limpeza é sinônimo de qualidade de vida, bem-estar e saúde. Por isso, mantenha sempre a casinha do pet limpinha. Além disso, o banheiro precisa ser devidamente higienizado com regularidade. É nestes locais que há mais propensão para o desenvolvimento de bactérias que podem fazer com que a vida do pet perca qualidade e saúde.

Cachorro saudável trazendo um galho – Foto: Freepik

Práticas de exercícios – O sedentarismo é perigoso

E por fim, não podemos deixar de falar da importância da prática de exercícios. Todos os cães precisam se movimentar, correr, brincar e ter um gasto de energia adequado. Este gasto faz com que o cão não seja sedentário e não desenvolva doenças físicas e mentais, como por exemplo, a ansiedade canina.

Além disso, os passeios garantem que o animal não direcione o excesso de energia para aprontar em casa, como roer objetos, almofadas e móveis!

Com estas dicas, certamente você poderá entender como manter a saúde do cachorro em dia de forma natural e equilibrada. Cuide do seu pet!