Para saber se tem mais filhotes na barriga da cadela, é preciso levar em consideração vários fatores relacionados a saúde e os preparativos para o parto. Ou seja, por mais que você tenha uma “ideia” de quantos filhotes a cadela está gestando, é fundamental confirmar estes dados de maneira real. Não podemos levar esta situação na base do achismo.

Portanto, para entender tudo sobre o tema, continue lendo. Se você já tem uma cadela grávida e está desconfiando de que há um filhote preso no canal, não hesite: procure um veterinário com urgência, ok?

No entanto, se você quer apenas entender mais sobre o tema e não está passando por uma urgência neste momento, continue lendo!

Como saber se tem mais filhotes na barriga da cadela?

filhotes na barriga da cadela

Cadela com seus filhotes – Foto: Freepik

Para saber se já nasceram todos os filhotes da cadela, é preciso considerar estes três aspectos:

  • Faça exames de rotina (radiografia ou ultrassom) antes do parto;
  • Conte as placentas – Só há uma placenta por filhote;
  • Observe os movimentos da cadela ao nascer o último filhote.

Não se preocupe. A partir de agora, vamos entender mais sobre este tema e você poderá se aprofundar em cada uma das situações mencionadas acima. Continue lendo.

Faça exames de rotina (radiografia ou ultrassom) antes do parto

O primeiro aspecto que precisamos levar em consideração para saber se ainda há filhotes na barriga da cadela grávida, é justamente saber quantos filhotes há na barriga dela. Ou seja, não podemos levar a gravidez da cadela na base do “achismo”. Precisamos levá-la a um veterinário assim que descobrirmos que ela está prenha.

No veterinário, a cadela passará por uma bateria inicial de exames que, inclusive, vai detectar quantos filhotes ela está gestando. Esta informação geralmente será obtida logo na primeira ida ao veterinário. Mas se os filhotes ainda não estiverem totalmente visíveis, é importante levar a cadela novamente em poucos dias – que será tempo suficiente para uma nova avaliação.

Você não pode tentar adivinhar ou, na base do tato, tentar descobrir quantos filhotes ainda tem na barriga do cachorro. É muito importante fazer isso de modo racional – com exames de radiografia ou ultrassom. E depois, obviamente, fica fácil: é só contar quantos filhotes já nasceram e quantos ainda estão para nascer.

Filhotes na barriga da cadela: Conte as placentas – Só há uma placenta por filhote

Outra forma de descobrir quantos filhotes ainda estão na barriga da cadela durante o parto, é contar as placentas. Esta é uma maneira muito simples de verificar se os cães já nasceram, visto que só há uma placenta por cachorro.

E além das placentas, claro, você pode contar os cãozinhos.

Isto parece óbvio, só que você só terá certeza do processo se efetivamente souber quantos cães estão, de fato, na barriga da cadela. Caso contrário, só contar os cães ou as placentas não vai adiantar. Por isso, o primeiro tópico deste artigo é tão importante!

Observe os movimentos da cadela ao nascer o último filhote

filhotes na barriga da cadela

Cadela com seus filhotes – Foto: Freepik

Outra forma de saber se ainda há filhotes na barriga da cadela, é observar os movimentos dela após o nascimento dos cães. Se você notar que a cadela ainda está tendo contrações e ficar deitada por mais de 30 minutos a uma hora após o nascimento do último filhote, pode ser que ainda há um na barriga.

Este comportamento e sintoma é muito importante de ser observado principalmente para quem não sabia que a cadela estava grávida e ela simplesmente entrou em trabalho de parto. Por mais que seja difícil descobrir somente na hora do parto que a cadela estava grávida (pois a barriga dela cresce rápido), pode ser que aconteça.

E se acontecer, é muito importante observar os comportamentos dela, de modo a tomar atitudes rápidas caso haja necessidade.

Dica: tenha sempre o contato de um veterinário em mãos, de modo que você fique seguro e, assim, mantenha sua cadela também segura. Tirar dúvidas na hora do parto pode (e é) muito importante!

Quanto tempo demora o parto da cadela e porque esta é uma informação importante

Entender mais sobre o trabalho de parto da cadela é importantíssimo para que você não entre neste processo totalmente desconectado da realidade. Ter informações é fundamental. E uma das informações mais importantes na hora do trabalho de parto, é saber quanto tempo demora o processo como um tudo.

Por que? Porque assim você terá uma média de tempo e poderá estimar de quanto em quanto tempo os cães vão nascer. Nós já escrevemos uma artigo bem completo sobre o assunto aqui no Portal do Dog. Veja: Gestação de cadela: Por quanto tempo a cadela fica grávida?

Em média, o trabalho de parto pode durar de 3 a 12 horas – dependendo da raça e do tamanho da cadela.

Se você notar uma demora muito acentuada entre um cachorro e outro, pode ser que a cadela esteja com dificuldades para expelir os filhotes. Ou, ainda, se você notar uma demora muito longa para a cadela começar, de fato, a ter o primeiro filhote, é importante levá-la para um veterinário.

Quais são os procedimentos para um parto seguro da cadela

filhotes na barriga da cadela

Cadela com seus filhotes – Foto: Freepik

Quando a cadela engravida, a vida dela muda. E a sua, também.

Por mais que seja muito importante e recomendamos que você castre sua cadela, é fundamental, também, dar o suporte a ela quando ela eventualmente engravidar. E as duas principais atitudes que você deverá tomar para proporcionar qualidade de vida a ela, são:

  • A alimentação da cadela precisa mudar durante a gestação;
  • Faça exames de rotina e tenha o contato veterinário regular;

Vamos entender as situações agora.

A alimentação da cadela precisa mudar durante a gestação

Sim, precisa! Afinal, a gente é o que a gente come e os cães, também. E uma cadela grávida precisa ter muita energia para poder alimentar, também, seus filhotes que estão na barriga. Portanto, a alimentação é um aspecto fundamental para que ela tenha saúde suficiente para o período de gestação.

Alguns veterinários recomendam ração de filhotes, pois esta ração é mais completa e possui mais nutrientes. Portanto, é muito importante que você leve a cadela com frequência a um veterinário para que ele possa indicar uma rotina nutricional adequada para ela, ok?

Filhotes na barriga da cadela – Faça exames de rotina e tenha o contato veterinário regular

E ainda, você precisará fazer exames de rotina para que a cadela não sofra com algum problema que poderia ser evitado ou visto logo no início da gestação. Além disso, é com os exames que você poderá saber quantos filhotes têm na barriga da cadela e, durante o parto, ter um controle maior da situação.

Cuide da sua cadelinha neste momento e ofereça qualidade de vida a ela!