Sentir muita dor nos dentes e ficar com mau hábito nunca é uma experiência agradável. Assim como acontece com os tutores humanos, os bichinhos também podem sofrer desses mesmos males. Por isso, é de vital importância conhecer alguns cuidados nos dentes de pets para manter a saúde em dia do seu companheirinho de quatro patas.

Afinal, cachorros e gatos podem desenvolver males do coração, fígado e rins devido aos problemas bucais. A situação pode ocorrer devido ao acumulo de placas bacterianas, tártaros e caries na boca do seu bichinho. Esses são os microrganismos que podem adentrar na corrente de sangue e até impactar os órgãos vitais.

Por isso, os animais necessitam contar com um dia a dia com higiene e limpeza bucal impecáveis. Além disso, o ideal é promover visitas periódicas ao médico veterinário para tomar conta do sorriso.

Cuidados nos dentes de pets

De acordo com especialistas no segmento de odontologia veterinária, os tutores devem reservar ao menos um momento por semana para realizar a escovação dos dentes de cachorros e dos gatos. Essa rotina deve ser colocada em pratica, mesmo se o ato de escovar não seja uma tarefa tão simples.

Isso porque é indispensável acostumar o animal com a limpeza dos seus dentes logo nos primeiros dias de semana. Por exemplo, você pode pensar na condição de uma pessoa que se alimenta e não escova os dentes corretamente.

Cuidados nos dentes de pets

Foto: FreePik

A boca vai acabar virando o reduto de material orgânico e sujeira. Desta maneira, o bichinho pode sofrer com gengivites e periodontites, que são inflamações causadoras de inchaço, dor, vermelhidão e até febre alta.

Além disso, há algumas raças que contam com uma tendência maior de sofrer com problemas na boca e na dentição. Tais como: o yorkshire, shih-tzu, maltês, lhasa-apso, poodle, spitz e pug. Os bichinhos desses grupos contam com um ph diferente de outras raças.

Por isso, os tutores desses cachorrinhos necessitam prestar mais atenção e realizar cuidados nos dentes de pets com a devida regularidade. Afinal, a prevenção é sempre o melhor remédio para uma saúde de ferro, não é? O seu companheirinho de quatro patas agradece!