Procurando por cuidados com os dentes de cachorro? Hoje vamos te ensinar como escovar os dentinhos do seu amigo, de um jeito prático e sem dores de cabeça. Afinal, criar hábitos de limpeza é extremamente importante para a saúde do seu cão. Isso inclui banhos regulares e a escovação dos dentes do doguinho.

Mas sabemos que introduzir a escovação não é nada fácil, o animal precisa se acostumar com a escova e os movimentos na sua boca. Por isso, uma boa dica é começar gradualmente a cuidar dos dentes do cachorro, principalmente quando ele ainda é filhote.

Como escovar os dentes do cachorro – Dicas de como incluir na rotina

dentes de cachorro

Cão com os dentes de fora – Foto: Freepik

Quando o cachorro é filhote, a dica mais fácil é ensinar as regras para manter a saúde do cão, mas isso não quer dizer que na fase adulta os cuidados desaparecem. É muito importante que os cachorros filhotes e adultos escovem os dentes, pois o acúmulo de sujeira pode levar a infecções e doenças periodontais.

Por isso, para incentivar você, tutor, a escovar os dentes do seu cãozinho, preparamos algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa. Continue lendo e entenda tudo sobre o tema.

Escolha uma pasta de dente e uma escova para o cão

O primeiro passo para a escovação canina é escolher uma pasta e escova para seu cachorro. Nada de itens humanos, ok? Nosso creme dental pode ser engolido pelo animal, o que pode causar uma inflamação ou intoxicação no estômago do cão, deixando ele com dor de barriga e outros problemas ainda mais graves.

Portanto, dê preferência aos cremes dentais veterinários, antissépticos orais caninos e escova de dentes para cachorro. As escovas de dentes para cachorro geralmente possuem um cabo mais longo ou são com dedais e cerdas macias que ajudam nos movimentos durante a escovação.

Aproveite os momentos de lazer para fazer a escovação

Uma outra dica importante é aproveitar os momentos de lazer para fazer a escovação, assim o cão começa a entender que faz parte da rotina. Prefira os momentos de passeio, durante o banho e as brincadeiras, sem fazer muito esforço, mas que seja persistente e de forma gradual.

Faça um ritual para deixá-lo confortável

Para deixar o cãozinho relaxado, comece fazendo um ritual para deixá-lo confortável, de modo que ele permita ser tocado na região do focinho. Vá aos poucos, comece acariciando a sua cabeça, conversando verbalmente e dando muito carinho, sem forçar ele abrir a boca.

Se tiver dificuldades em fazer ele se sentir relaxado, faça um treinamento com petiscos, assim ele começa a entender que este é um momento positivo.

Massageie a gengiva do cachorro

A forma gradual dos processos de escovação dos dentes do cachorro é indispensável e se relacionam até nas últimas etapas. Por isso, invista em uma massagem na gengiva do cachorro com o dedo, em segundo plano acrescente uma gaze e, depois sim, insira a pasta de dente e escova.

Inicie os movimentos da escovação dos dentes do cachorro

Os movimentos da escovação dos dentes do cãozinho é um grande avanço, por isso, inicie com cuidados e movimentos leves e circulares. Não esqueça de seguir a limpeza das áreas laterais do dente, incluindo a parte de fora e de dentro da língua do cachorro.

Dica: ao fim do processo, parabenize o animal através do oferecimento de carinhos, petiscos e ações positivas que possam contribuir para o momento feliz. Assim, ele vai condicionar que este momento é legal e vai aceitar repeti-lo daqui pra frente.

A importância da escovação dos dentes do cachorro

dentes de cachorro

Cão com os dentes de fora – Foto: Freepik

A escovação dos dentes do cachorro é muito importante, ela previne que bactérias penetrem na gengiva ou dente do animal causando inflamações, perda ou amolecimento. Contudo, a falta de limpeza dos dentes do cachorro pode causar tártaro, atingir os ossos dos dentes e causar doenças ainda mais graves.

Se a região estiver infeccionada, bactérias podem contaminar o organismo, invadindo órgãos como pulmões, rins e até o coração. Por isso, a escovação dos dentes do cachorro é recomendada por no mínimo três vezes por semana, prevenindo problemas de saúde e cuidando da mastigação.

Cuide bem da saúde bucal do seu cãozinho!