Cachorros no verão. Foto: Reprodução

 

As altas temperaturas do verão são um desafio para o nosso cão quando nós, como donos,ão oferecemos os cuidados que ele necessitam. Porque os cães não suam como nós humanos, eles arquejam para se esfriar (eles possuem glândulas sudoríparas apenas nas almofadas das patas), o que não pode ser tão efetivo.

Por isso, é importante conferir as dicas de saúde específicas para o verão para que não o seu cão não seja exposto ao calor extremo desnecessariamente.

 

Carrapatos e pulgas

O calor do verão é uma época muito propícia para a proliferação de carrapatos e pulgas. Parasitas representarem um perigo para a saúde do seu cão transmitindo doenças e devem ser levados à sério. Utilize produtos recomendados pelo seu veterinário e sempre cheque o pelo do pet em busca de parasitas.

Caso ache um carrapato, utilize um pano embebido em álcool e gire o carrapato em sentido anti-horário. Dessa maneira, o álcool faz o carrapato soltar e ao girar no sentido anti-horário evita que a cabeça do carrapato fique no corpo do seu pet.

 

No verão, tose o pelo do seu cachorro

Em cães que possuem muito pelo, é recomendado que no verão eles recebam uma tosa. Para que sua pele não fique exposta ao sol diretamente, é recomendado deixar pelo menos 1 dedo de altura de pelo. (Lei mais sobre em nosso artigo).

 

Escove o pelo do seu cão

Ao escovar o pelo do seu cão, você remove qualquer pelo morto, o que ajuda o ar a circular perto da pele, mantendo-o mais refrescado. Nos meses de verão, nossos cães podem ser mordidos por insetos e acabar com uma úmida dermatitie. Ao remover o pelo morte e com nó ajuda a pele a ficar mais seca. Se tiver o tempo e energia, escove diariamente.

 

Protetor solar 

Passe protetor solar nas orelhas, principalmente nas bordas e no focinho. Apesar de existirem protetores solares feitos especificamente para cães, você poderá também usar um produto feito para humanos, o mais neutro possível, sem cheiro nem cor. Os cães mais suscetíveis são os de pelagem clara, de pelo curto e albinos. Raças que requerem um cuidado especial: Pit Bull, Bull Terrier, Dálmata, lhasa apso e shih tzu.

 

NUNCA DEIXE SEU CÃO SOZINHO NO CARRO

Essa é uma regra que nunca deve ser esquecida. O carro fechado pode rapidamente esquentar e seu cão podem morrer sufocado e com queimaduras.

 

Cachorros Braquicefálicos

Porque os cães braquicefálicos, ou com face achatada, não arquejam como os outros, eles têm ainda mais dificuldade de se resfriar no verão. Leia mais sobre a matéria dos Cães Braquicefálicos e veja os cuidados necessários.

Exemplos de raças braquicefálicas: Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Boston Terrier, etc.

 

CONFIRA as matérias especiais:

– Dieta de verão para cachorros

 – Exercitando seu cachorro no verão

 

Fonte

ASPCA