Você já ouviu falar em Doga? Hoje você vai aprender tudo sobre a prática de ioga para cachorros que surgiu nos EUA e os benefícios que ela pode trazer para o seu animal e para você também.

O que é o Doga?

A palavra “Doga” surgiu a partir de uma combinação dos termos “dog”, que em inglês significa “cachorro” e do termo “ioga”, prática que traz benefícios para o corpo e para a mente.

O Doga nada mais é do que um tipo de ioga voltado para cães e os seus donos, trazendo benefícios para ambos.

Poucas pessoas sabem, mas os animais também precisam de uma espécie de terapia para manter a saúde em dia.

Dentro do Doga, os cãezinhos praticam ioga junto com os seus donos, participando ativamente da prática e recebendo os benefícios do relaxamento.

Doga: como surgiu?

doga

Doga. Fonte: Freepik

O Doga surgiu de forma espontânea e natural, uma vez que muitos cachorros têm o hábito de imitar aquilo que as posições que os donos estão fazendo, chamadas de “asanas”, quando eles praticam ioga.

A ideia do Doga surgiu no ano de 2011 com Suzi Teitelman, uma americana que mora no estado da Flórida.

A ideia de Teitelman surgiu quando ela percebeu que o seu cachorrinho ficava relaxado no momento em que ele imitava as posições que ela fazia praticando ioga e conseguia desfrutar do momento em conjunto com ela.

Assim, ela pensou em levar o pet para aulas de ioga e fazer com que ele se tornasse um participante ativo dentro das aulas: o que deu muito certo por uma série de motivos que você vai conhecer hoje.

Nos dias de hoje, o Doga ganhou uma popularidade muito grande e cada vez mais pessoas a  praticam.

Doga: expansão da prática

O Doga é muito praticado nos dias de hoje e já ganhou espaço também fora dos Estados Unidos, onde surgiu com Teitelman.

Um episódio envolvendo a prática é citado inclusive no Guinness Book, o livro dos recordes.

O evento aconteceu em 2016 na China e é caracterizado como a maior prática de Doga já registrada na história, envolvendo mais de 250 cachorros e os seus donos.

Como fazer o Doga?

doga

Cachorro com bola. Fonte: Freepik

O Doga é normalmente praticado por meio de aulas de ioga em conjunto com os donos e os cachorros ou na própria casa em que os dois vivem.

Ainda, a prática também precisa acontecer em um ambiente calmo e tranquilo. Você pode optar por colocar uma música calma e usar tapetes de ioga para fazer o Doga.

A prática consiste em uma série de movimentos e atitudes que são essenciais para o alcance de um relaxamento profundo.

Para começar, o cachorro deve praticar alongamento. Você pode começar a se alongar e esperar que o seu cachorro te imite.

Se isso não acontecer, você pode ajudar o seu cão a fazer os movimentos corretos. Lembre-se de que o alongamento deve ser feito também depois do fim da aula de Doga.

Depois do alongamento, comece com massagens leves. Se o seu cão não estiver se sentindo à vontade, deixe que ele se adapte ao ambiente e à prática. Nunca force o seu pet a fazer nenhum movimento ou etapa do Doga.

Com os alongamentos e as massagens feitas, comece os primeiros exercícios de Doga. Eles devem ser simples e inicialmente de postura. Interaja com o seu pet e não force nenhum movimento.

Você e o seu cachorro devem também manter a respiração adequada durante a prática do Doga.

Aprenda a respirar de forma calma e regular e procure fazer com que o seu cão faça o mesmo (ou espere as instruções do professor durante a aula).

Por fim, para finalizar a prática de Doga, você e o seu cão devem praticar o relaxamento, finalizando a aula.

Como fazer: Dicas

Tenha cuidado ao realizar o Doga com o seu pet: não tente forçar o seu cachorro em nenhum momento a realizar determinadas posições e movimentos. Lembre-se de que a atividade deve ser marcada por tranquilidade e, assim, o estresse do seu cão deve ser evitado.

Alguns cachorros realizam os movimentos naturalmente, seguindo os donos. Outros, porém, preferem ficar apenas por perto para aproveitar o momento de interação com o dono, o que é muito válido também.

Os benefícios:

Como já foi mencionado, a prática de Doga traz uma série de benefícios para as pessoas e os seus cãezinhos.

Dentre eles, podemos citar o aumento da conexão com o dono. Praticantes afirmam que o contato entre os cães e os seus donos aumenta durante as aulas, uma vez que as experiências em conjunto estreitam a relação entre os dois.

A prática é também recomendado para cachorros que vivem estressados no cotidiano. A prática pode ajudar os cães e seus donos a encontrarem equilíbrio e viverem com mais tranquilidade.

Os benefícios da ioga para a mente são comprovados cientificamente.

Também já foi comprovado que a prática de Doga pode ajudar nas articulações dos cães e dos seus donos, trazendo enormes benefícios para os corpos de ambos. Isso acontece principalmente devido às práticas dos alongamentos no início e no fim das aulas.

Ainda, essa melhora nas articulações provoca também outra consequência direta: a melhora na flexibilidade do cão e do seu dono.

Por fim, devemos destacar também que a prática gera consequências positivas para a saúde do cachorro, além de todas as citadas.

As aulas podem ajudar no controle da pressão do sangue do animal e também na redução do cortisol, que é o hormônio responsável por gerar estresse nos animais e nos homens.

Com o cortisol reduzido, o seu pet irá conseguir se relacionar com outros cachorros e animais, tanto no próprio ambiente em que vive como em lugares públicos, com maior tranquilidade. O Doga também poderá ajudar na diminuição do tédio do seu cachorrinho.

Conclusão

Agora que você já conheceu mais sobre a Doga e todos os seus benefícios, que tal colocá-la em prática com o seu pet