As fezes de cachorro com gosma podem indicar alguns problemas de saúde do seu cãozinho. Por isso, analisar o cocô do animal é sempre importante para prevenir e tratar doenças.

Assim sendo, é comum que as fezes do cachorro sofram alterações ao longo do tempo. Isso ocorre devido às mudanças no organismo e alimentação. Desta forma, essas alterações servem como sinais que indicam mais atenção para a saúde do animal.

No artigo de hoje vamos trazer possíveis causas e tratamentos para fezes de cachorro com gosma em diferentes colorações. Afinal, a mudança da cor do cocô do cãozinho pode indicar problemas específicos.

Continue lendo o artigo do Portal do Dog!

Fezes de cachorro com gosma – Veja o que pode ser

Fezes de cachorro com gosma

Tutora limpando coc̫ do cachorro РFoto: Freepik

Um dos motivos que levam as fezes do cachorro com gosma são mudanças na alimentação. Afinal, assim como os humanos, alterações na dieta do animal podem mudar o funcionamento do intestino.

Desta forma, o processo de adaptação ao novo alimento ocorre através do trabalho de bactérias presentes no intestino canino. Como no caso da microbiota.

Por isso é comum, na troca de alimentação, encontrar gosma nas fezes do pet. Afinal, esta é uma resposta natural do organismo.

Assim sendo, para evitar este tipo de situação na hora de mudar a alimentação do seu cãozinho, busque fazer aos poucos.

Isto é, na troca de ração por marca ou até mesmo ração natural, comece colocando pequenas porções gradualmente nos primeiros dias.

Esse processo fará com que o organismo do cachorro se acostume com novo alimento ou ingrediente. Assim, fazendo com que as fezes não saiam mais com muco.

Porém, se após uma semana ainda ocorrer a alteração nas fezes, a recomendação é procurar ajuda veterinária. Afinal, esse efeito pode indicar intolerância a algum ingrediente, por exemplo.

Gosma no cocô pode ser vermes

A gosma no cocô do cachorro também pode indicar a presença de vermes. Principalmente porque esse é um sinal da doença giardíase.

A giardíase ou giárdia, é uma doença causada por protozoário, resultando em sinais como diarréia e presença de gosma nas fezes do animal.

Assim sendo, essa doença atua na corrente sanguínea trazendo sintomas que vão além da presença de muco no cocô. Como por exemplo, vômitos, perda de peso e falta de apetite no cachorro.

Desta forma, o diagnóstico da presença de giárdia é feito pelo veterinário que indicará o tratamento adequado.

cachorro fazendo cocô

Cachorro fazendo coc̫ РFoto: Freepik

Mudanças nas fezes do cachorro

Além da presença de parasitas e respostas de alterações alimentares, as mudanças nas fezes do cachorro também podem apresentar mucos com colorações. Confira algumas causas específicas de acordo às características do cocô.

Fezes do cachorro com gosma e sangue

Em situações que as fezes do cachorro estão com gosma e sangue, uma das possíveis causas é uma inflamação no intestino do cãozinho. Como por exemplo, a colite em cães.

Essa doença acomete cães adultos. Porém pode afetar filhotes e idosos também. Afinal, a colite se apresenta de duas formas: aguda e crônica.

A primeira com curta duração e a segunda ocorre de forma frequente.

Mas além da presença de gosma e sangue nas fezes do cachorro, os sintomas mais comuns da colite, são: diarréia e a perda de peso, que ocorre devido à dificuldade do organismo em acessar os nutrientes.

Assim sendo, saiba que na colite aguda é comum que o problema se resolva de forma espontânea.

Mas no caso de colite crônica em cães, será preciso consultar um veterinário. Assim, podem ser feitos exames laboratoriais e de imagem para investigar o quadro de saúde do pet.

Gosma branca nas fezes do cachorro

A gosma branca nas fezes do cachorro pode indicar diversos problemas. Um deles é o excesso de cálcio no organismo do cãozinho. Esse é um dos efeitos do alto consumo de ossos.

Isto é, cachorros gostam de ossos na alimentação ou usados para entreter o animal quando o tutor não está em casa.

Assim sendo, outro motivo de fezes com gosma branca são alimentos ou objetos dessa coloração. Como no caso do papel, plástico, bexiga e até pedras.

Por isso, é importante ficar atento ao ambiente para que o pet não coma o que não deve!

tutor e cachorro

Tutor com seu c̣o РFoto: Freepik

 Gosma amarela

Nas fezes de cachorro com gosma amarela, este pode ser indicativo de problemas como: intolerância ou alergia a algum alimento.

Por isso, no caso de mudança de ração transgênica por uma ração natural para cães, pode haver gosma amarela.

Mas esse efeito também é um sinal de colite em cães, ou síndrome do intestino irritado, como também é conhecida.

Assim sendo, a presença de parasitas é indicada pelas alterações no cocô do animal. Bem como, a presença de gosma amarela.

Desta forma, é bem importante observar outros sintomas relacionados. Como por exemplo, apatia alimentar, perda de peso, desânimo no cachorro e vômitos.

Esses sinais servem de alerta para o tutor, já que os cães não sabem falar. Afinal, os comportamentos são a linguagem usada por eles para se comunicar com o humano.

Muco verde nas fezes

Já o muco verde nas fezes do cachorro pode indicar a presença de parasitas no organismo canino. Pode ser acompanhado ou não por diarréia.

O cocô verde do cachorro é uma alteração que indica vermes. Incluindo casos de giárdia, que dificilmente são vistas a olho nu.

Mas a presença de gosma verde também é resultado da presença de outros parasitas que podem ser vistos entre as fezes do cãozinho.

Portanto, além de verificar a presença de gosma com coloração ou não, perceba a presença de parasitas em formato de grãos de arroz branco ou semelhantes às linhas finas de costura, por exemplo.

Mas outra causa comum e sem preocupações é que, quando o doguinho come grama demais, poderá resultar em uma gosma verde no cocô.

Fezes de cachorro com gosma

Dog no meio do papel – Foto: Freepik

O que fazer se as fezes de cachorro estão com gosma?

Mas afinal, o que fazer se as fezes de cachorro estão com gosma?

A dica é que o tutor acompanhe outros sintomas. Como por exemplo, presença de parasitas, cheiro forte, consistência do cocô e outros sinais do corpo do animal.

Afinal, como vimos no decorrer do artigo, as fezes de cachorro com gosma podem ser sinais de mudanças na dieta alimentar do cão. Além da presença de vermes e doenças como a colite, que afeta o intestino canino.

O tutor pode começar administrando um remédio de vermes, caso venceu o prazo do cachorro tomar. Além disso, pode diminuir a quantidade de ração quando for fazer uma transição alimentar.

Outra dica é procurar um veterinário em casos de persistência dos sintomas. Essa, na verdade, é a melhor dica de todas.

Afinal, só o veterinário poderá indicar e decifrar o que pode estar acotnecendo com o seu dog.

Assim sendo, nunca faça autodiagnóstico e use este artigo apenas para informação. E não para diagnosticar o que está acontecendo com o seu dog, ok?

A busca por um veterinário é sempre importante e decisiva na cura e diagnóstico do seu pet.

Mas saiba que o melhor método é a prevenção. Por isso, sempre examine para ver se as fezes do cachorro estão com gosma.