Entender o poder do cachorro para a nossa rotina é muito importante. Afinal, a gente pode se aproximar ainda mais dessa incrível relação e, assim, ter um cão ainda mais feliz e saudável.

Muitos tutores querem ter um cão de estimação justamente por esses fatores relacionados a saúde física e mental. Isto é, para ajudar a deixar a rotina mais divertida e emocionante.

E a verdade é que isso é possível. Afinal, um cão pode proporcionar uma série de benefícios relacionados ao bem-estar de seus tutores. Desde que haja, obviamente, uma relação adequada.

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender o poder do cachorro e como ele pode ser, de fato, o seu melhor amigo.

Continue lendo!

Entenda o poder do cachorro para a nossa rotina

o poder do cachorro

Tutora ensinando seu cão – Foto: Freepik

O poder do cachorro para a nossa rotina é realmente muito grande. Afinal, o cachorro tem o poder de conseguir “converter” um dia ruim, em um dia bom. Simplesmente por estar lá e nos receber com felicidade na porta de casa.

No entanto, é preciso tomar cuidado para que o seu cachorro não se sinta sobrecarregado por essas “funções”.

Isto é, ele não pode ser usado apenas como válvula de escape para o seu bem-estar.

Afinal, o cachorro também precisa se sentir bem no dia a dia, pois ele também tem sentimentos.

Então a melhor relação que vocês podem ter, é de troca. Você não exige muito do seu cão e ele também não vai exigir muito de você.

Equilíbrio na rotina é fundamental, sem sobrecarregar o seu melhor amigo.

Assim sendo, veja o poder do cachorro para a nossa rotina:

  • Diversão e entretenimento.
  • Gasto de energia física e mental.
  • Alívio de estresse e ansiedade.
  • Alguém para conversar e passar o tempo.
  • Você sempre vai estar interagindo com o cão.
  • Senso de responsabilidade e cuidado.
  • Vocês vão se emocionar juntos.
  • Poderão se divertir em passeios juntos.

A seguir, entenda mais sobre cada um desses pontos.

Diversão e entretenimento

A diversão e o entretenimento certamente são pontos altos da relação entre cão e tutor. Os cães são faceiros para brincar e se divertir o dia inteiro e, por isso, vai ser fácil para construir uma relação próxima nesse sentido.

Assim sendo, o poder do cachorro para construir um dia mais leve e divertido é realmente muito grande. Vocês podem sair para brincar no parque ou no quintal e ambos não verão a hora passar.

Por mais que alguns tutores não tenham tanto tempo assim para sair e brincar todos os dias, seria bem legal encontrar esse tempo.

Isto é, se você conseguir ter mais tempo para o seu cão, automaticamente você poderá ter dias mais leves. Afinal, estar com o seu melhor amigo tende a ser muito divertido.

Tanto pra ele quanto pra você.

Veja algumas dicas de brincadeiras com cachorro.

o poder do cachorro

Tutora trabalhando com seu cão ao lado – Foto: Freepik

Gasto de energia física e mental

O cachorro tem o poder de gastar a nossa energia física e mental de um jeito incrível. E isso não é ruim.

Muito pelo contrário: é ótimo! Afinal, gastar energia é fundamental para que o dia seja produtivo e saudável. Principalmente visando o longo prazo.

Assim sendo, o poder do cachorro de fazer com que a gente “desligue” das coisas é realmente muito legal. Não é a toa que existem os cães terapeutas, que são especialistas em acompanhamentos profissionais.

Para o cão, o gasto de energia física e mental é fundamental.

Afinal, assim ele poderá se sentir bem e não vai acumular energia. Energia, essa, que pode ser canalizada em coisas ruins, como roer móveis e objetos.

Ao ter um cachorro, você será obrigado a realizar atividades de interação que antes você não tinha. Além disso, você terá responsabilidade afetiva sobre o cão e isso pode te ajudar a encontrar propósito.

Alívio de estresse e ansiedade

Você se sente estressado e com ansiedade ao longo do dia? Bom, você não está sozinho. Afinal, as atividades e tarefas do dia a dia podem sobrecarregar de um jeito ruim.

Assim sendo, ter uma válvula de escape para conseguir se sentir um pouco melhor é importante. E um cãozinho em casa te esperando, claro, pode ser ótimo.

O poder do cachorro para ajudar a aliviar estresse e ansiedade é muito grande.

Afinal, o cachorro exige algumas responsabilidades do tutor que acabam sendo prazerosas, como o ato de ir passear ou brincar com ele.

É claro que você não pode simplesmente colocar o cão como ponto central nessa resolução. Procurar ajuda profissional para entender de onde vem a ansiedade é também importante.

tutora com seu dog

Tutora com seu cão – Foto: Freepik

O poder do cachorro – Alguém para conversar e passar o tempo

Conversar com o cachorro é muito interessante. Tanto pra ele, quanto pra você. Afinal, a conversa ajuda a criar laços e vocês podem se conectar facilmente através das palavras. Mesmo que ele não entenda absolutamente nada!

Inclusive, falar fofo com o cachorro é uma atividade prazerosa e que ajuda a deixar o dia mais leve. Por isso, ter um cachorro em casa para conversar ou “desabafar” pode ser uma ótima ideia.

Quando você está interagindo com o cachorro, o tempo passa rápido e ficar horas ali não vai ser difícil. É uma atividade ideal para quem busca uma rotina mais leve.

Você sempre vai estar interagindo com o cão

Ter um cachorro em casa e cuidar dele direitinho é muito legal. O poder do cachorro, que nos exige ter responsabilidade sobre ele, é muito grande.

Assim sendo, ter um cachorro em casa para você estar interagindo o tempo todo é realmente muito legal. Essa interação, com conversas ou brincadeiras, estreita a relação e vocês serão melhores amigos rapidinho.

Qualquer coisa que o cão faça dentro de casa vai chamar a sua atenção e você vai acabar interagindo com o dog. Principalmente pelas coisas fofas que eles fazem, como vir pedir carinho ou subir no seu colo.

Aproveite esse companheirismo ao máximo!

O poder do cachorro – Senso de responsabilidade e cuidado

Cuidar de um cachorro do jeito certo nem sempre é fácil. Mas é muito divertido, emocionante e ajuda a criar um senso de responsabilidade muito grande no tutor.

Isto é, ao ter um cachorro, você terá responsabilidades que antes você não tinha. Seja pelo fato de ter que levá-lo para passear ou pelo fato de ter que abastecer o pote de comida.

Essas responsabilidades e cuidados básicos ajudam a criar uma rotina divertida. O tempo passa, você enxerga propósito para o amanhã e tudo fica muito mais emocionante.

Inclusive, ter um cachorro é ótimo para ajudar as crianças a entenderem diversos valores da vida. Ensine os dois a conviverem do jeito certo e o poder do cachorro, neste caso, será enorme!

tutor no parque com seu dog

Tutor no parque com seu dog – Foto: Freepik

O poder do cachorro – Vocês vão se emocionar juntos

Um cão é um poço de emoções. Isto é, será muito fácil para que o seu cão se emocione junto com você em algum momento especial pra ele. Como por exemplo, sair para passear.

Assim sendo, será muito divertido ter um cachorro pelo fato de que ele sempre estará ao seu lado. Ele reconhece o seu esforço para cuidar dele e ele sempre vai retribuir com muito carinho e amor.

Poderão se divertir em passeios juntos

Se você não tem o hábito de passear muito ou de simplesmente sair de casa em momentos “aleatórios”, o seu cão vai poder te ensinar isso. Afinal, eles precisam desses passeios e você terá essa responsabilidade.

O que é ótimo para levantar o astral, respirar um ar fresco e se desligar um pouco da rotina convencional. Além de ser ótimo para a saúde física e mental, obviamente.

Como fazer o cão viver mais ao seu lado

Já que o poder do cachorro é tão grande assim para a nossa vida, que possamos ter ele por muitos anos com nós, não é mesmo?

Assim sendo, veja algumas dicas para fazer o seu doguinho viver mais e melhor:

  • Entenda as necessidades da raça.
  • Vacinas, castração e idas ao veterinário.
  • Alimentação saudável.
  • Gasto de energia física e mental.

O poder do cachorro – Entenda as necessidades da raça

Antes de mais nada, você precisa entender as necessidades da raça de cachorro que você adotou. Isto é, entenda tudo sobre comportamentos e demais situações exclusivas da raça.

Cada raça de cachorro é única e precisa de cuidados também únicos. Lembre-se disso.

Vacinas, castração e idas ao veterinário

Vacinar, castrar e levar o seu cão ao veterinário é fundamental para qualquer raça. Portanto, assim que você adotar um filhote, faça tudo o que você tem que fazer do ponto de vista de saúde.

Essas prevenções ajudam a deixar a vida do cãozinho muito mais saudável no longo prazo.

O poder do cachorro – Alimentação saudável

A alimentação é fundamental para a saúde do cachorro. Portanto, alimente-o corretamente. Busque rações específicas para a raça e fase da vida do seu cão e evite comidas temperadas, restos e outros.

Gasto de energia físico e mental

E por fim, é importante gastar a energia do cachorro de maneira frequente. Tanto física, como mental. Passeios, brincadeiras e enriquecimento ambiental ajudam nisso!

Portanto, cuide do seu dog!