O que dar para cachorro com diarreia? Essa é a dúvida de muitos tutores, já que o sintoma é bem desconfortável e provoca preocupações para quem tem um amiguinho de quatro patas.

Mas antes de administrar qualquer tipo de tratamento é preciso verificar quais são os sintomas associados à diarreia.

Por isso, procure sempre um veterinário em casos mais graves e onde você já tentou algumas receitas seguras para controle dos sintomas.

As causas da diarreia são bem diversas. Podem resultar de contaminações de vírus como a parvovirose, bactérias, parasitas como a giardia, ingestão de corpo estranho, problemas intestinais e intoxicações caninas.

Para saber se o cachorro está com este sintoma, a dica é verificar as características das fezes do cachorro. Por exemplo: mudança de textura, odor, consistência e a presença de sangue.

Avaliando a presença de um cocô mais líquido, veja a seguir o que dar para cachorro com diarreia. Receitas caseiras, tratamentos homeopáticos e ações simples do dia a dia.

Continue lendo este artigo do Portal do Dog.

o que dar para cachorro com diarreia

Cão sentado – Foto: Freepik

O que dar para cachorro com diarreia – Veja as principais formas de tratar

Os problemas gastrointestinais geram desconfortos e podem causar desidratação no cachorro. Por isso, saber o que dar para cachorro com diarreia é uma solução para evitar problemas ainda maiores.

Mas lembrando que qualquer problema com diarreia e vômitos frequentes, um veterinário precisa ser consultado para o diagnóstico e o melhor tratamento.

Enquanto isso, veja algumas dicas seguras para aliviar os sintomas da diarreia, fazendo com que o cãozinho volte a comer e se sentir bem novamente.

1- Remédios indicados pelo veterinário

Uma das principais formas e mais eficazes de controlar a diarreia é através dos remédios indicados pelo veterinário.

Assim sendo, após o diagnóstico do profissional ele poderá receitar medicações como antibióticos, enema e remédios para aliviar as cólicas e/ou sensibilidade abdominal.

Os remédios para tratar diarreia dependem da origem do problema. Pode ser por intoxicação, parasitas ou demais situações.

No caso de parasitas, o uso de vermífugo pode ser uma solução prática e acessível para o problema. Mas necessita de uma orientação veterinária para saber como administrar as dosagens do remédio.

2- Alimentação balanceada para diarreia

A alimentação balanceada é uma grande aliada contra a diarreia. Mas lembre-se de não fazer força para o cachorro correr. Isto é,  vá oferecendo os alimentos de forma gradual a seu comportamento.

Primeiro de tudo, retire a ração por pelo menos 12 horas quando notar o cachorro com diarreia e/ou vômitos.

Observe também se as fezes possuem sangue ou colorações diferentes para ajudar a fazer o diagnóstico. Se possível, tire uma foto para mostrar ao médico.

Mantenha o cachorro hidratado com água a sua disposição, deixando que o estômago se esvazie por completo.

Depois disso, alimente o cachorro com comidas leves e de fácil digestão. Como por exemplo, um arroz branco cozido (sem sal), frango sem pele, peixe cozido, abóbora ou batata cozida.

Divida a alimentação entre 3 a 4 refeições para o cachorro, por dia, em um período de 3 a 4 dias até perceber que os sintomas melhoraram.

Caso o seu doguinho sofra com diarreias frequentes, é preciso avaliar o quadro de saúde. Afinal, isso pode indicar uma situação de diarreia crônica.

o que dar para cachorro com diarreia

Cão deitado triste – Foto: Freepik

O que dar para cachorro com diarreia: 3- Administração de soro para o cachorro

Outra dica do que fazer com cachorro com diarreia é a administração de soro para o doguinho.

O soro ajuda a reidratar o animal, repondo os nutrientes e sais minerais perdidos com a diarreia. Essa é uma das principais causas da desidratação.

Neste caso, o tutor pode comprar o soro de farmácia para dar ao cachorro ou fazer um soro caseiro com ingredientes bem acessíveis.

Antes de dar o soro ao cachorro considere a idade e pesagem do animal. Afinal, uma quantidade excessiva pode prejudicar o quadro de saúde do cachorro.

Se administrar o soro é difícil, experimente misturar a substância na tigela de água ou com ajuda de uma seringa sem agulha.

Veja quais são as reações do cachorro acompanhando a evolução do seu caso após a administração da substância.

4- Utilize água de arroz para controlar diarreia

Mais uma receita caseira para controlar diarreia é utilizar água de arroz branco. Isso mesmo, aquela água que fica ao cozinhar o alimento.

Neste caso é preciso cozinhar o alimento. Opte pelo arroz branco. Afinal, ele contém mais amido que o parboilizado.

Faça a seguinte medida: coloque uma xícara de arroz branco para três de água. Se for usar duas xícaras, adicione seis de arroz.

Isto é, três xícaras de água para uma xícara de arroz.

Comece colocando as três xícaras de água em uma panela. Quando começar a ferver, adicione o arroz branco. Deixe cozinhar por 20 minutos, mas não coloque sal e outros temperos.

Depois de pronto, coe o arroz em uma panela e reserve a água para oferecer ao cachorro depois que esfriar.

Mas cuidado: é importante que a água de arroz esteja em temperatura ambiente e que seja oferecido o alimento após o período de jejum.

cão com remédio

Cão com remédio – Foto: Freepik

O que dar para cachorro com diarreia: 5- Tratamento com probióticos para cães

O tratamento com probióticos para cães é uma ótima recomendação para aliviar os sintomas da diarreia.

Esses produtos são formulados com estirpe de bactérias que já contém no intestino do animal. Isto é, aumentando as suas defesas e repondo a flora intestinal perdida.

Mas saiba que existem diferentes combinações de probióticos para cães. Alguns são destinados ao tratamento de causas específicas. Como por exemplo, os problemas gastrointestinais.

Para oferecer um tratamento com probiótico eficaz é importante consultar um veterinário. Ele será o responsável por receitar o melhor probiótico para seu cachorro.

6- Opções de tratamentos homeopáticos para diarreia

As opções de tratamentos homeopáticos para diarreia não apresentam risco à saúde. Mas precisam ser usados medicamentos de fabricação segura.

Assim sendo, saiba que existem opções de medicamentos homeopáticos prontos para tratar casos de diarreia agudas e também as crônicas.

Do mesmo modo que os produtos com probióticos, os homeopáticos para cães precisam ser receitados por um veterinário de confiança.

cachorro deitado triste

Cão deitado triste – Foto: Freepik

O que dar para cachorro com diarreia: 7- Mantenha o cachorro sempre hidratado

O principal recurso para o tutor é que ele mantenha o cachorro sempre hidratado. Mas o que dar para o cachorro com diarreia?

A resposta é bem simples: água!

Isso mesmo. Mantenha a vasilha de água sempre fresca e incentive o pet a beber líquido mesmo nos episódios desconfortáveis.

Você pode usar uma seringa, dar um banho ou até pingar umas gotas de água na boca do cachorro. Mas de forma respeitosa com o animal.

Outra dica é oferecer água de coco para o cachorro para manter o doguinho hidratado.

Contudo, prefira a água de coco natural e fresca. Afinal, ela possui potássio e substâncias que auxiliam na reposição de nutrientes perdidos.

Mantenha a vacinação do cachorro em dia. Bem como as consultas regulares ao veterinário e administração de vermífugos para evitar diarreia.

Lembre-se que a diarreia em cães pode ser algo proporcionado por vários fatores.

É muito importante considerar esses fatores e descobrir a causa. Depois, tratar o problema.

Portanto, cuide do seu dog. Busque sempre ajuda veterinária. Não faça experimentos ou automedicação. Afinal, o seu dog precisa de ajuda profissional.

Faça somente aquilo que pode gerar mais conforto para o dog, sem forçar situações ou colocá-lo em risco.