Encontrar um bom ortopedista para cachorro é fundamental para que você possa manter a saúde do animal sempre em dia. Mas, em primeiro lugar, você sabia que existem ortopedistas para cachorro? Sim, esta é uma profissão que deriva da veterinária, mas com um aprofundamento muito maior em determinada área do corpinho do cachorro. E por isso, o ortopedista deve ser acionado em alguns casos muito específicos – e delicados.

Mas, que casos são estes? Como saber quando o cachorro precisa de um atendimento especializado? É o que vamos entender no texto de hoje, para que você possa oferecer ao seu cão uma vida digna, com muita saúde e bem-estar. Vamos lá?

ortopedista para cachorro

Cão dando a patinha – Foto: Freepik

Ortopedista para cachorro – Quando eu devo me preocupar a ponto de levar o cachorro a um especialista?

Um bom ortopedista para cachorro é aquele profissional que estará sempre a disposição para ajudar a tratar problemas graves que o seu cachorro pode estar sofrendo. No entanto, isto não significa dizer que o médico veterinário “comum” não pode ajudar o cachorro para o caso de problemas ortopédicos. Ele pode, mas ele não terá tanto aprofundamento quanto um especialista.

E por isso, recomendamos que você procure um profissional especialista em ortopedia canina a partir do momento que notar alguns dos problemas abaixo. Veja só:

  • Quando o cachorro estiver com a patinha em desuso ou mancando;
  • Se você notar alguma dificuldade de o cachorro ficar de pé ou caminhar;
  • Diversos tipos de fraturas que podem acontecer por acidentes ou mau jeito no dia a dia e nas brincadeiras;
  • Se você notar algum tipo de lentidão para o cachorro deitar e levantar;
  • Se o cachorro chorar ou reagir com agressividade quando você encostar nas patinhas dele;

Para que você possa entender melhor sobre cada uma das situações acima, falaremos especificamente sobre cada uma delas a partir de agora. Continue sua leitura para ter um entendimento completo. Vamos lá!

Para ler depois: Cachorro com dor de barriga – Causas e sintomas

ortopedista para cachorro

Cão com a língua de fora – Foto: Freepik

Ortopedista para cachorro: Quando o cachorro estiver com a patinha em desuso ou mancando

Você já viu um cachorro mancando ou com a patinha levantada enquanto caminha? Pois é, esta é uma situação um tanto quanto comum, principalmente para cãezinhos que são abandonados na rua. E este talvez seja o indicativo mais claro de que o animal precisa de um cuidado especial do ponto de vista ortopédico, pois a pata está machucada.

Este movimento pode significar não apenas uma fratura grave (como um ossinho quebrado, por exemplo), como pode também significar algum tipo de incômodo nas unhas ou na almofadinha do cachorro. Portanto, pode ser que o ao levar o cão para um ortopedista, o profissional note apenas algum tipo de anormalidade não-grave. E neste caso, o processo de tratamento será muito mais tranquilo para você e para o cachorro.

Um detalhe importante é que o cachorro poderá agir desta maneira depois de alguns dias da lesão. Então, se ele se machucar hoje, pode ser que ele só venha a demonstrar um incômodo (levantando a patinha) depois de alguns dias. Isto pode ocorrer pelo fato de que a pata ficará inchada com o passar do tempo. Então, a ida ao ortopedista não pode esperar mais.

Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre como cuidar bem de um cãozinho, para que você possa notar estes potenciais problemas com antecedência.

cão deitado no chão

Cãozinho deitado no chão – Foto: Freepik

Ortopedista para cachorro: Se você notar alguma dificuldade de o cachorro ficar de pé ou caminhar

Caminhar com o cachorro é uma das atividades mais importantes para manter a saúde e o bem-estar do animal. Afinal, as caminhadas podem promover muita saúde física e também muita saúde mental para os cachorros, de modo que eles possam ter uma vida menos estressante e sem tanta energia acumulada.

No entanto, para que as caminhadas aconteçam de forma saudável e regular, é importantíssimo que o cachorro esteja com a saúde em dia. Caso contrário, o que era para ser algo bom, pode facilmente se transformar em algo ruim. Então, perceba quando o cachorro reclama ao caminhar ou para ficar de pé. Se ele demonstrar algum tipo de desconforto ou mesmo ficar parado durante os passeios, pode ser que ele esteja passando por um problema ortopédico.

Neste caso, contate um ortopedista para cachorro o quanto antes, de forma que você possa fazer um simples check-up nas perninhas do cachorro. Muitas vezes um problema pode estar apenas em estado inicial, o que torna o tratamento muito mais tranquilo e menos traumatizante para o cachorro. Portanto, não force a barra se o animal não quer caminhar, pois isto poderá condicioná-lo a muitos problemas.

Leia também: Filhote que nasceu sem as patas traseiras recebe ajuda para voltar a caminhar

Ortopedista para cachorro: Diversos tipos de fraturas que podem acontecer por acidentes ou mau jeito no dia a dia e nas brincadeiras

Esta é uma situação muito corriqueira entre cães que correm e brincam muito. Em algum momento eles poderão se machucar. E este machucado pode estar associado a brincadeiras excessivas ou pulos de locais muito altos. No entanto, aqui vale a dica anterior: pode ser que o animal não demonstre o problema no mesmo dia. Então você precisa ficar muito atento para notar qualquer anormalidade na saúde física do pet.

Para os cachorros que são mais sedentários e que não ficam correndo o dia inteiro, as chances de lesão podem ser ainda maiores, uma vez que o cachorro não está habituado a impactos ou movimentos bruscos. Portanto, se você está tentando tirar o seu cachorro do sedentarismo (o que é ótimo para ele), faça isto com calma, pois os ossinhos das patinhas podem estar mais fragilizados devido ao tempo parado.

Caso você caminhe demais com o cachorro na rua, saiba que problemas ortopédicos também podem aparecer. Principalmente para aquelas raças que tenham maiores chances de desenvolverem problemas ortopédicos, como desgastes ósseos e das articulações. Conheça muito bem a raça do seu cãozinho para poder proporcionar conforto e bem-estar em todos os sentidos, ok?

ortopedista para cachorro

Cão sorrindo – Foto: Freepik

Se você notar algum tipo de lentidão para o cachorro deitar e levantar

Outro momento que você precisa ficar muito atento para a saúde ortopédica do seu cachorro, é quando ele tenta levantar ou deitar da caminha ou sofá. Este é um momento muito especial para o animal, pois ele realmente gosta de dormir e ficar deitado ou sentado em locais específicos da casa. No entanto, se você notar qualquer tipo de dificuldade que o animal possa estar tendo ao realizar movimentos simples, fique atento, pois isto pode significar um problema ortopédico.

É claro que quando as dores chegam ao nível de impossibilitar os movimentos do animal, significa que o estado de saúde pode estar mais agravado. Mas isto não significa que você deva simplesmente “esperar passar”, ok? Por mais que possa ser um mau jeito temporário, é fundamental ter esta constatação feita por um profissional que entenda do assunto. Afinal, e se não for temporário? O cachorro poderá sofrer muito.

Lembre-se que os movimentos para o cachorro deitar ou levantar costumam ser rápidos, pois ele poderá fazer isso de forma automática. Em alguns casos, claro, até pode ser lento, de forma que o cachorro vai se espreguiçando aos poucos, pois acabou de acordar. Isto não significa que ele está com dor, apenas que está com um pouco de preguiça. Mas toda atenção é pouca, ok?

Se o cachorro chorar ou reagir com agressividade quando você encostar nas patinhas dele

E por fim, talvez uma das situações mais clássicas de um cachorro que está com problemas ortopédicos: as reações extremas. Um cachorro com dor poderá reagir de muitas maneiras diferentes. Ele poderá chorar, mas ele também poderá reagir de forma muito agressiva, pelo simples fato de você encostar nas patinhas dele. Neste caso, há muita influência do adestramento e da personalidade do cachorro.

Você precisará levar o animal a um ortopedista para cachorro o quanto antes, pois estas reações agitadas e extremas, além de prejudicar ainda mais a saúde física do cachorro, poderá prejudicar muito a saúde mental, uma vez que ele se tornará um cão agressivo, estressado, ansioso e muito triste.

Estas são as condições mais básicas e conhecidas de um cachorro que está sofrendo com alguma dor, desconforto, fratura ou lesão do ponto de vista ortopédico. As vezes os problemas são muito silenciosos, o que acaba dificultando qualquer processo de reconhecimento e tratamento.

Por isso, a sua função como tutor vai muito além de oferecer carinho e ração na tigela. Você precisa, acima de tudo, cuidar do seu cão. Observe movimentos e comportamentos e busque sempre ajuda de um profissional ortopedista para cachorro para tratar qualquer anormalidade.