A inflamação do conduto auditivo, mais conhecida como Otite, é uma enfermidade que acomete um número significante de animais todos os anos. Existem raças de cães que têm predisposição para a presença de otite, como por exemplo: Golden Retriever, Pastor Alemão, Dachshund, Cocker Spaniel, Basset Hound,  entre tantos outros. Essas raças são mais acometidas devido à sua morfologia, pois eles têm orelhas grandes, peludas e caídas, ocasionando assim, a não secagem adequada do canal auditivo, levando a um quadro de inflamação.

Ao contrário do que muitos pensam, não são só os “cães orelhudos” que são as vítimas da otite. Essa doença acomete qualquer tipo de cão, independentemente da sua raça. A otite pode se apresentar de três formas: Otite externa, otite média e otite interna (não visualizada sem o uso de um otoscópio).

 

Otite em cães. Foto: Reprodução

Otite em cães. Foto: Reprodução

Causas para a otite canina

As principais causas do aparecimento da inflamação  do conduto auditivo, são:

– Produção excessiva de cera no ouvido;

– Fungos;

– Parasitas;

– Infecção;

– Traumas;

– Corpo estranho;

– Genética herdada dos pais,

– entre tantas coisas.

A grande maioria dos casos  de animais que são levados para a clínica veterinária, está relacionada à otite por fungos e à presença de grande quantidade de cera no conduto auditivo, pois a maioria dos proprietários não faz a higienização da orelha do animal na hora do banho.

 

Sinais clínicos da otite

Os sinais clínicos da otite são bem clássicos e de fácil diagnóstico, porém devem sempre ter uma atenção especial por parte do tutor. Os Sinais clínicos, são:

– Agitação da cabeça;

– Coceira intensa (o cão começa a coçar intermitentemente a orelha e esfregá-la em objetos);

– Muitos cães aparecem com a orelha bem machucada;

– Orelha com presença de secreção:

– Ao observar o ouvido do animal, em alguns casos, percebe-se uma secreção de coloração bem amarelada e/ou com pus no local;

– Perda da acuidade auditiva;

– Inchaço;

– Ouvido escurecido ou avermelhado;

– Mau odor;

– Presença de dor na orelha.

 

Diagnosticando a otite em cães

O diagnóstico só deve ser feito por um médico veterinário. Com o apoio de um otoscópio (equipamento utilizado para visualização interna do conduto auricular), o médico veterinário irá avaliar a gravidade do caso.

 

Tratamento para otite

O tratamento da otite canina consiste na limpeza do conduto auricular acometido, e também, terapia medicamentosa escolhida pelo profissional habilitado. Dependendo do grau e da severidade da otite, o animal deve ser sedado, devido à dor que a inflamação causa. O tratamento da otite não pode ser feito pelo tutor, pois caso seja feito de modo incorreto, pode levar à perda da audição do animal.

 

Prevenção

A prevenção da otite consiste em vários fatores, como por exemplo: Não deixar o animal levar ventos fortes em excesso no rosto; não molhar a parte interna da orelha na hora do banho; fazer a limpeza do ouvido com soluções apropriadas, escolhidas pelo médico veterinário, e, diante de qualquer comportamento anormal do animal, levá-lo imediatamente a um profissional. Jamais tome decisões precipitadas, aplicando soluções sem uma prescrição médica no animal, pois pode agravar ainda mais o quadro da doença. A otite é uma doença de fácil tratamento e bom prognóstico, então é muito mais válido confiá-la a um acompanhamento de um profissional.

 

Não deixe de conferir o artigo: Como limpar a orelha do cachorro

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: [email protected]