Se o seu cachorro está com o pelo caindo excessivamente, significa que há algo de errado com ele. Na verdade, isto é até bem comum de acontecer e muitas vezes a gente só nota se o piso da nossa casa é de uma cor contrastante do pelo do animal. Então, para entender tudo sobre o tema e garantir que o seu pet pare de perder pelos (ou nem comece a perdê-los), continue a leitura deste artigo.

Vamos lá?

Pelo caindo – Por que meu cachorro está passando por isso?

pelo caindo

Raspando os pelos do cachorro – Foto: Freepik

Existem várias razões pelas quais o seu cachorro pode estar com o pelo caindo pela casa. E a maioria das situações está ligada a saúde do animal. Afinal, o pelo nada mais é do que parte do corpo do cachorro e, quando algo não está muito bem, os reflexos podem aparecer.

Veja uma lista de situações bem plausíveis que podem estar causando a queda da pelagem do animal:

  • Alimentação pouco (ou nada) nutritiva;
  • Excesso de banhos para deixar o cão limpinho;
  • Falta de gasto energético (fazendo o cão se lamber);
  • Uso de produtos de baixa qualidade nos pelos do cachorro;

Explicaremos em detalhes cada uma das situações acima. Então, continue lendo.

Alimentação pouco (ou nada) nutritiva

Conhecer a anatomia do cachorro ajuda você a entender um pouco mais como o animal cresce e se desenvolve. E isto é um ponto crucial para garantir a saúde dele e identificar qualquer tipo de problema que o cachorro possa estar enfrentando naquele momento.

Por exemplo, quando você oferece uma nova ração ao cachorro, é preciso se atentar para possíveis sinais de que esta ração não é boa do ponto de vista nutricional. E a queda de pelos pode indicar isso. Uma ração ruim pode fazer, sim, os pelos do cachorro cairem, pois faltam nutrientes no organismo.

Opte por uma alimentação balanceada e indicada por um profissional de nutrição canina.

Pelo caindo – Excesso de banhos para deixar o cão limpinho

Por mais que a gente queira cuidar e deixar o nosso cãozinho sempre o mais confortável possível, não podemos esquecer que ele ainda é um animal. Logo, não podemos criar uma rotina para ele como se ele fosse um humano. Como por exemplo, dar banho todos os dias.

Os cães não podem tomar banho todos os dias pois a água pode, sim, fazer com que os pelos do cachorro caiam pela casa. Principalmente se eles não ficarem bem sequinhos. Então, evite o excesso de banhos e higienize seu cão com este método no máximo uma vez por semana.

Pelo caindo – Falta de gasto energético (fazendo o cão se lamber)

pelo caindo

Cãozinho deitado – Foto: Freepik

Gastar energia é fundamental para qualquer cachorro. Não podemos pensar que eles não precisam de exercícios. Pois precisam, sim. E muito. Caso contrário, vão acumular gorduras, contrair doenças e podem ficar ansiosos e estressados. E isto pode fazer com que eles queiram lamber os pelos sem parar. Algo bem negativo para a saúde deles.

O excesso de lambidas pode trazer muitos problemas, como alergias e dermatites. Portanto, se você notar pelos pela casa e ver que o seu cachorro não para de se lamber, procure um veterinário e repense a rotina de exercícios físicos, pois pode ser que eles estejam em falta.

Uso de produtos de baixa qualidade nos pelos do cachorro

E por fim, nunca use produtos de baixa qualidade no seu cachorro. Isto pode fazer com que os animais fiquem bem doentes e adquiram vários tipos de alergias. E o resultado disso pode ser, também, é o excesso de pelo caindo pelo chão da casa. Use somente produtos pets e aqueles indicados para a raça em questão.

Cuide do seu dog!