A piloereção do cachorro é algo muito comum e que, talvez, você nunca tenha pensado que existia. Na verdade, este fenômeno está ligado ao comportamento do cachorro e situações que ele passa no dia-a-dia. Seja brincando, em estado de atenção, alerta ou medo. Mas, afinal, o que é a piloereção do cachorro?

Entenderemos tudo sobre o tema a partir de agora. Acompanhe!

O que é a piloereção do cachorro?

piloerecao do cachorro

Cachorro sentado – Foto: Freepik

A piloereção do cachorro nada mais é do que o que nós, humanos, chamamos de arrepio. Ou seja, é quando o cachorro fica arrepiado. Em uma tradução rápida e objetiva da palavra, podemos entender piloereção como a ereção dos pelos. Esta é uma condição muito comum e que certamente você já presenciou no seu cãozinho nas mais diferentes situações.

Geralmente, esta situação pode ser mais enxergada atrás das orelhas do cachorro, onde há menos pelos e, os que existem, ficam visivelmente arrepiados. Além disso, você poderá enxergar a piloereção em outros locais do corpinho do animal, como barriga e até na região próxima ao rabo.

A piloereção não necessariamente indica um problema de saúde, mas é bem importante que você se atente para as motivações desta situação. Ou seja, o que leva o cão a ficar arrepiado é o que realmente pode indicar um problema para ele. Continue lendo para entender melhor.

Por que acontece a piloereção do cachorro?

piloerecao do cachorro

Cachorro com frio – Foto: Freepik

A piloereção acontece no cachorro por diversos motivos relacionados aos sentimentos dele e a sua saúde mental. Como entendemos anteriormente, esta é uma condição que deixa os pelos do cão arrepiados de uma forma a indicar que o cachorro está com frio, com medo ou com raiva. Todas estes comportamentos estão relacionados ao ambiente e dia-a-dia do animal.

Um cachorro poderá ficar com seus pelos arrepiados pelos motivos mais diferentes que você possa imaginar. No entanto, você é responsável por tentar entender os motivos que levam o animal a sentir medo, angústia ou raiva. Pode ser medo de trovoada, presença de outros cães no ambiente, sentimentos de agressividade, etc.

Não significa dizer que o cachorro com pelos arrepiados é sinal de que o cachorro está bravo e vai partir pra cima. Em alguns casos, este pode ser o motivo. Mas em outros, pode ser apenas uma insegurança do ambiente. Então, por isso, é muito importante que você mantenha o ambiente enriquecido para que o cachorro se sinta bem.

Piloereção no cachorro faz mal pra ele?

piloerecao do cachorro

Cachorro deitado – Foto: Freepik

A piloereção em si, não faz mal para o cachorro. No entanto, as condições que causam a piloereção, sim. Ou seja, o ambiente que está provocando os arrepios no cachorro podem fazer toda a diferença para que a saúde do cão seja boa ou ruim.

Por exemplo, se o seu cachorro vive em um espaço hostil, com muitos atributos que chamem a atenção negativamente, certamente ele se tornará um cachorro com fortes indícios a ficar doente ou triste. Estímulos como medo, raiva ou insegurança estão totalmente relacionados aos arrepios. E estas sensações, claro, são bastante prejudiciais ao animal.

Por isso, é muito importante que você estimule o seu cachorro a conviver positivamente no ambiente. Não deixe “pontas soltas” para que o cachorro se estimule negativamente. Faça um bom adestramento canino para o cachorro entender quem é o líder do ambiente e, assim, ele vai se sentir mais confortável.

Como evitar?

Muitas vezes não temos a condição exata para evitar a piloereção do cachorro. Principalmente quando ainda não conhecemos ele muito bem ou quando acabamos de adotá-lo. Neste caso, é bem importante que você faça uma análise do ambiente e tente interpretar o que pode estar causando a ereção dos pelos.

No entanto, de maneira geral, a piloereção está relacionada a sensações e sentimentos. Se o cão sentir medo ou angústia, pode ser que ele se arrepie; Quando o cachorro ver um outro cachorro no ambiente, pode ser que ele se arrepie; Ou, quando o cachorro sentir alguma necessidade de proteger o ambiente com agressividade, pode ser que ele também se arrepie.

Tudo está condicionado ao comportamento, educação, liderança e saúde mental do cachorro. Quanto mais estímulos negativos ele tiver, maiores são as chances deste fenômeno acontecer. E quanto mais você preparar o ambiente e a mente do cachorro, menos provável que isto aconteça.

Por isso, não abra mão de adestrar o animal, ensinar truques e comandos, além de socializá-lo com outros cães desde filhote. O cachorro precisa entender o ambiente e se sentir seguro no espaço. Estímulos que proporcionem desconfiança, medo e até agressividade, não são nada positivos para o desenvolvimento do cão.

Agora que já entendemos o que é e do que vem a ereção dos pelos, compartilhe este artigo com mais alguém e, claro, cuide do seu dog!