Quais as principais doenças do chihuahua? Bom, esta é uma pergunta feita por milhares de pessoas que tem interesse em adotar um chihuahua. Antes de mais nada e, de forma correta, é importante pesquisar muito bem sobre a raça que você está buscando adotar. Este é o principal e o melhor caminho para conseguir proporcionar qualidade de vida para o cão!

Um chihuahua pode viver muito bem e por muitos anos. A sua idade média é de doze a treze anos. Mas, claro, desde que tudo em sua saúde esteja em dia: vacinas, adestramento, alimentação, exercícios e saúde mental do cão. Tudo isso está envolvido em um grande conglomerado de necessidades que o cão possui.

Se você é tutor de primeira viagem ou mesmo que já teve outros animais de estimação, no texto de hoje, vamos entender o quanto pode ser simples cuidar de um chihuahua. Mas, ao mesmo tempo, vamos entender também o quanto você precisará dedicar atenção e cuidados a ele para, acima de tudo, evitar problemas. E não simplesmente remediá-los.

Acompanhe!

principais doenças do chihuahua

Foto: Freepik

Principais Doenças do Chihuahua – Quais são?

Vamos entender quais são as principais doenças do chihuahua? Bom, obviamente que se você está aqui, é por este motivo, não é mesmo? Antes de mais nada, precisamos entender que este é um animal extremamente saudável. Ele não precisa de muita coisa para viver plenamente bem. Mas, ao mesmo tempo, é preciso se atentar para alguns pontos específicos sobre o chihuahua.

Assim como todos os outros cães, o chihuahua também possui alguns pontos “negativos” com relação a sua saúde. Por exemplo, ele é um animal que pode desenvolver problemas relacionados ao açúcar no sangue, luxações em ossos, problemas em glândulas, etc.

As principais doenças do chihuahua que vamos entender mais a partir de agora, são:

  • Hidrocefalia/Moleira
  • Colapso da Traquéia
  • Espirro Reverso
  • Luxação da Patela
  • Glândulas Anais
  • Hipoglicemia

Vamos falar sobre cada um destes problemas de forma detalhada a partir de agora. Mas, um detalhe que é importante a ser considerado: não necessariamente seu cãozinho terá qualquer destas doenças, ok? Este texto apenas reflete alguns dos pontos negativos do chihuahua que seu cão pode ou não vir a desenvolver. O intuito é fazer você prestar atenção e cuidar bem do seu pet!

Vamos lá?

Hidrocefalia/Moleira

A hidrocefalia e a moleira são coisas diferentes. E estes são pontos muito importantes a serem observados. Afinal, estas são umas das principais doenças do chihuahua. Basicamente, o cachorro poderá nascer com sérias deformações no crânio e no cérebro, o que faz ele perder qualidade de vida. Além de nascença, a doença pode aparecer no DNA, de forma genética.

A moleira é semelhante a cabeça de um bebê recém nascido. Ou seja, há uma região na cabeça do animal que está extremamente mole e aparenta um acúmulo de líquidos. Esta é a famosa água no cérebro. O que é terrível para o desenvolvimento saudável do seu cãozinho.

Os cães com hidrocefalia ou moleira tendem a ter os olhos muito saltados, comportamentos extremamente anormais, começam a andar em círculos e também apresentam sinais de demência canina. Isto tudo é muito triste e muito sério. Afinal, a qualidade de vida do seu cãozinho ficará extremamente comprometida. Por isso, mesmo que filhote, leve seu chihuahua para algum veterinário examinar e fazer avaliações.

principais doenças do chihuahua

Foto: Freepik

Colapso da Traquéia

O colapso da traquéia é uma das principais doenças do chihuahua, pois pode atingir animais de diversas idades e sem nenhum tipo de “aviso prévio”. Basicamente, o colapso da traquéia faz com que a respiração dos animais fique extremamente comprometida. E isto, por si só, já é um problema. Pois a partir disso, vários problemas se desencadeiam.

Um cão com dificuldades para respirar poderá ter intolerância a prática de exercícios. E sabemos que o chihuahua precisa ter um gasto energético grande, pois ele acumula muita energia durante o dia. Além disso, a facilidade para se cansar e a dificuldade de respiração em dias muito frios podem significar grandes problemas para o animal.

Detalhe importante: nunca force a coleira no pescoço do seu cão. Isto poderá aumentar as chances do colapso na traquéia, uma vez que a fragilidade da localidade pode ser colocada a prova. Quanto mais soltinha a coleira estiver, mais confortável o cão ficará. Utilize sempre um peitoral no cachorro, para que ele não sofra quando você precisar levá-lo em uma coleira.

Espirro Reverso

O espirro reverso também acomete muito os cães chihuahua. Basicamente, o cão começa a ter muita dificuldade para respirar pelo nariz. É como se ele tivesse “esquecido” como se respira. Isso pode acontecer por diversos motivos. Desde forçar demais a guia no pescoço, até quando o cão bebe água rápido demais.

O espirro reverso pode ser facilmente contido em questão de minutos. Basta você tentar distrair o cão com alguma coisa. Por exemplo, uma batida de palmas ou algo que tire a “concentração” dele em espirrar de forma reversa. Além disso, você poderá testar tapar o focinho do cão para que ele respire pela boca. Isto também pode ajudar.

Mas, antes mesmo de tentar qualquer tipo de “cura caseira”, leve o seu cão para um veterinário. Somente um profissional capacitado poderá dizer exatamente o que está acontecendo, ok?

problemas de saúde

Foto: Freepik

Luxação da Patela

A luxação da patela é uma das principais doenças do chihuahua e também de diversos outros cães. Trata-se de uma condição em que o joelho do animal possui uma “saída do lugar”. E isto é muito dolorido e pode provocar muito incômodo no seu animal. Geralmente acontece em cães mais velhos e não acontece do dia para a noite.

O mais importante é você manter um contato próximo com o veterinário para que, quando descoberta, a luxação da patela possa ser tratada. Caso contrário, o cão poderá ficar aleijado pelo resto da vida, precisando até mesmo de cirurgias caras e complexas para resolver.

Glândulas Anais

As glândulas anais podem causar muito incômodo no seu chihuahua. Afinal, trata-se de uma situação extremamente desconfortante nos anéis anais do cão. Basicamente, estas glândulas incham-se e precisam ser esvaziadas de tempos em tempos. Você poderá notar a situação, caso note seu cachorro arrastando a bunda no chão ou tentando lamber incansavelmente.

A melhor maneira de conseguir corrigir o problema, é apertando as glândulas para que elas se esvaziem e deixem o cão confortável novamente. Se você não souber como fazer, recomendamos que procure um veterinário o quanto antes para que seu cão não sofra mais com isso.

problemas de saúde

Foto: Freepik

Hipoglicemia

E, por último, mais um problema muito grave na saúde do seu chihuahua: a hipoglicemia. Trata-se de uma falta de açúcar no sangue por um tempo de exposição muito longo. Isto ocorre devido a uma série de situações, mas principalmente uma alimentação defasada. Seja uma alimentação com ração premium ou uma alimentação natural para cães, é preciso entender que o animal tem algumas necessidades básicas nutricionais. E o açúcar, é uma delas.

Por isso, evite a prática de exercícios muito intensos caso seu cão não tenha se alimentado direito. Além disso, evite sair com ele na rua em dias de muito calor. A desidratação pode ajudar nesta trágica perda de açúcar no sangue. Se não tratado, a hipoglicemia pode levar o cão inclusive a óbito. Afinal, seu corpo fica tão cansado e extenuado que a única saída do organismo é parar de gastar energia.

Você poderá notar o cão muito lento, sonolento e deitado por boa parte do dia, caso ele tenha hipoglicemia. E poderá resolver de diversas formas. Mas, a melhor delas, é prevenindo! Por isso, cuide bem da saúde do seu chihuahua para que não precisa fazer nenhum tipo de intervenção no futuro.

principais doenças do chihuahua

Foto: Freepik

A prevenção é sempre o melhor remédio

Estas são algumas das principais doenças do chihuahua. Novamente: não necessariamente alguma destas doenças vai acometer o seu cão. Mas, é importante entender o que pode estar por vir para proporcionar um melhor tratamento e aceitação dos quadros no futuro. Por isso, nossa dica final e principal, é: previna o seu animal de problemas mais graves.

E como fazer isso? Você pode levar o animal para consultas regulares com veterinários de sua confiança. Algumas vacinas, medicamentos e nutrientes serão suficientes para evitar muitos problemas que poderiam surgir com o tempo. Além, claro, de proporcionar um lar seguro e sem “armadilhas” para o animal.

A prevenção sempre será o melhor remédio. E, mesmo que alguma doença apareça, o corpo do animal estará muito mais forte para resistir e combater os problemas!

Leia também: