Você sabe quais são as principais doenças do Rottweiler? Pois bem, no texto de hoje, vamos explorar este assunto e entender cada uma delas. Antes de mais nada, é importante que você tenha em mente que não necessariamente seu cão irá ter estas doenças, ok?

Por mais que elas são clássicas e presentes em diversos animais da raça, isto não significa que é uma regra que todos animais contrairão. Desta forma, é de suma importância que você leve as dicas e informações de texto como informações, e não como diagnósticos.

Para diagnosticar qualquer tipo de doença ou condição em seu cão, é fundamental que você fale com um veterinário especializado. Somente ele poderá concluir qualquer situação. Mas é claro que ter conhecimento é importante. E quanto mais você conseguir “desconfiar” de algum problema, mais chances de cura o cão terá.

Assim sendo, acompanhe o texto e entenda um pouco mais sobre cada uma das principais doenças do Rottweiler e garanta a saúde do seu animal.

Leia também: Qual é a diferença entre um rottweiler alemão e americano?

principais doenças do rottweiler

Foto: Freepik

Principais doenças do Rottweiler

Quando paramos para pensar nas principais doenças do Rottweiler, precisamos entender que nem todas são uma regra. Conforme mencionamos anteriormente, apenas por serem “clássicas” não significa que seu cão tem ou as terá. Por isso, é fundamental que você saiba um pouco mais sobre cada uma delas.

Um Rottweiler pode chegar até há 10 anos, sendo que a média de idade deles é de 9 anos. E durante a vida dele, ele passará por diversas fases e estágios. Isto quer dizer que algumas doenças podem acontecer quando filhote, outras quando adulto e outras quando idoso. E por isso, todo cuidado é pouco.

Manter a saúde do seu Rottweiler em dia, significa também acompanhar o desenvolvimento dele de perto. Não somente mantê-lo bem alimentado e confortável. Como você sabe, cuidar de um cachorro envolve muito mais do que os requisitos mínimos e básicos. É preciso muita entrega para proporcionar a qualidade de vida que o pet merece.

Por isso, entender um pouco mais sobre as principais doenças do Rottweiler pode te ajudar a lidar com eventuais problemas. Acompanhe!

Catarata

Talvez a catarata seja uma das principais doenças do Rottweiler. Ela pode ser facilmente identificada nos olhos do animal. Afinal, é muito visível a camada branca que se forma no globo ocular. O cristalino começa a ficar opaco e isto compromete muito a visão do seu cão.

O tratamento geralmente pode ser feito através de cirurgias oculares. É bem invasivo, mas há alguma garantia de melhora, pois é preciso eliminar o excesso desta camada branca que começa a cobrir os olhos.

saúde

Foto: Freepik

Doença de Von Willebrand

A doença de Von Willebrand está relacionada com a genética do seu Rottweiler. Basicamente, há muitos sangramentos que podem ser vistos na urina, nas fezes e no nariz do animal. Algumas vezes podemos até presenciar sangue na pele do bicho. Isto acontece principalmente por traumas antigos ou cirurgias.

O tratamento pode ser feito através de medicamentos e outros compostos que o veterinário irá receitar. Vale lembrar que quanto mais grave a situação, mais sangue poderá acumular nestas regiões.

Artrofia Progressiva de Retina

Infelizmente, uma das principais doenças do Rottweiler é a artrofia progressiva de retina. Ela é uma doença degenerativa. Ou seja, ela vai aumentando de intensidade com o tempo. Neste caso, o cão pode perder a visão noturna e com o tempo ficar cego completamente.

Não há um tratamento específico para a artrofia progressiva de retina, infelizmente. O que você pode fazer, é consultar o seu cão com um veterinário para que ele receite alguns antioxidantes ou vitaminas para controlar a doença.

saúde

Foto: Freepik

Entrópio Canino

Este problema acontece muito nos filhotes recém nascidos de Rottweiler. Basicamente, o que acontece é que a pálpebra gira para dentro do olho do cão. Ou seja, há um deslocamento desta parte do corpo para uma região extremamente delicada do bicho. E isto pode gerar muito incômodo e até problemas mais sérios.

Por isso, é fundamental que você resolva esta questão o quanto antes. Leve o filhote a um veterinário para que possa haver a cirurgia de remoção ou deslocamento da pálpebra.

Doença de Addison

A perda de apetite é um dos sintomas mais clássicos da doença de Addison. Além disso, o cão tende a vomitar e ter letargia. Mas, o que de fato esta doença implica na saúde do bicho? A doença de Addison acomete o córtex supra renal, impedindo que os hormônios se desenvolvam no interior do animal.

Em casos mais graves, o seu Rottweiler pode inclusive falecer, pois ele pode sofrer arritmias e isto é muito ruim. Um cão que não produz os hormônios corretamente, precisa de ajuda do veterinário para suprir estas demandas. Por isso, sempre procure este profissional para ajudar.

Displasia de quadril

Outra das principais doenças do Rottweiler, é a displasia de quadril. Basicamente, quando o cão torna-se mais velho ele vai perdendo os movimentos do corpo. Ou seja, esta é uma condição relacionada a fase da vida do animal. Quanto mais velho ele for, mais facilmente poderá contrair a displasia de quadril.

Para evitar ou reduzir o problema, é fundamental que o animal pratique exercícios físicos durante toda a vida. Porém, é preciso tomar cuidado para não forçá-lo demais, pois o excesso de práticas esportivas pode fazer com que a estrutura óssea do animal se desgaste. E isto favorecerá a displasia de quadril.

principais doenças do rottweiler

Foto: Freepik

Displasia de cotovelo

A displasia do cotovelo é muito semelhante a displasia de quadril. Porém, o cão tem menos dificuldades. Mas, isto não quer dizer que o problema seja menos importante. Pelo contrário. Aqui, o cão não perde totalmente os movimentos, mas passará boa parte do tempo sentindo dor, uma vez que o cotovelo será responsável por aguentar o peso do corpo.

Com o passar do tempo, a condição pode piorar e o animal poderá se debilitar ainda mais, evoluindo para outros quadros. Afinal, uma limitação de movimentos faz com que a vida do animal mude. E isto é maléfico, caso não seja tratado ou caso não tenha um acompanhamento profissional.

Estenose aórtica

A estenose aórtica talvez seja um dos problemas mais difíceis de serem constatados. Isto porque ele é um problema relacionado ao coração e, muitas vezes, só notamos alguma necessidade ou dificuldade quando já é tarde. Neste caso, a aorta começa a ficar mais estreita, dificultando a passagem do sangue.

E isto pode provocar muitos problemas no cão, inclusive levá-lo a morte. Por isso, busque identificar alguns sintomas, como falta de ar, fraqueza ao fazer exercícios simples, etc. Sempre procure um veterinário para examinar o animal e buscar o tratamento ideal. Quanto antes, melhor.

Torção gástrica

A torção gástrica acontece quando os ligamentos do estômago não acompanham a dilatação do mesmo após a ingestão de alimentos ou bebidas. Isto acontece pelo fato de haver algum tipo de anomalia nestas ligações. O cão, neste estado, poderá salivar em excesso e aparentar uma grande barriga (inchada).

Procure um veterinário imediatamente.

principais doenças do rottweiler

Foto: Freepik

Rotura do ligamento cruzado

A rotura do ligamento afeta as patas traseiras do Rottweiler. Basicamente, faz com que o cão tenha muita instabilidade na parte de traz do corpo. E isto, consequentemente, faz com que a qualidade de vida dele decaia muito. Pode ser tratado com uma intervenção cirúrgica.

Osteossarcoma

E por fim, mais uma das principais doenças do Rottweiler, é o osteossarcoma. Este é um tipo de câncer nos ossos que acomete principalmente os Rottweilers. Para notar, você pode verificar se o cão sofre fraturas sem nenhum tipo de motivo: parado, deitado, andando, etc. Vá ao veterinário o quanto antes.

Faça exames regulares e cuide bem do seu pet

Estas são algumas das principais doenças do Rottweiler. Lembre-se sempre que não necessariamente seu cão irá ter alguma delas. Porém, ao mesmo tempo, é fundamental que você tenha um bom relacionamento com um veterinário para fazer exames regulares e cuidar do seu pet. Boa sorte.

Leia também: 5 sinais de doenças cardíacas em cães