Remela no olho do cachorro é um problema que geralmente está associado com outros quadros da saúde do animal. Ou seja, a remela serve como uma espécie de sinal, para demonstrar para nós que algo pode não estar certo. Do ponto de vista científico, a remela nada mais é do que o corpo tentando expulsar algum agente que esteja incomodando.

Porém, como trata-se de um bichinho que tanto amamos, este tipo de problema pode nos assustar. Afinal, muitas vezes o animal pode simplesmente acordar da noite para o dia com os olhos sujos. Se você quer entender mais sobre o assunto, acompanhe o texto!

remela no olho do cachorro

Cachorro com princípio de remela nos olhos – Foto: Freepik

Remela no olho do cachorro – O que pode ser?

Remela no olho do cachorro pode significar diversos fatores relacionados principalmente à saúde dele. Conforme mencionamos anteriormente, esta é uma situação associada ao desempenho do corpo na tentativa de combater qualquer outro tipo de “invasão”. Desta forma, entre algumas possibilidades, estão as seguintes:

  • Pode ser alergia;
  • Conjuntivite é uma das possibilidades;
  • Glaucoma;
  • Olho seco;

Em linhas gerais, estes são os principais motivos de um cachorro ter seus olhos com remela. No entanto, não são os únicos. Existem ainda outras condições associadas ao organismo do animal que podem fazer este tipo de problema ser desencadeado. Assim sendo, só será possível identificar após uma consulta veterinária.

Entenda um pouco mais sobre cada um dos tópicos anteriores.

remela no olho do cachorro

Remela nos olhos pode causar incômodo nos cachorros – Foto: Freepik

Pode ser alergia

Alergia em cães é um dos principais motivadores da criação de remela no olho do animal. Afinal, a alergia nada mais é do que um excesso de força feito pelo organismo na esperança de expulsar algum corpo estranho. Assim sendo, este exagero acaba identificado através de situações assim.

Conjuntivite é uma das possibilidades

Assim como em nós humanos, a conjuntivite é um problema sério e que pode afetar os animais nos mais variados níveis. A conjuntivite em cães é mais comum do que parece e pode afetar diversas raças, em diversos tamanhos. Assim sendo, não há hora nem lugar para o corpo se intoxicar, não é mesmo? Tudo aquilo que for recusado pelo organismo, pode se transformar em alguma reação externa, como a conjuntivite.

Veja aqui as causas da conjuntivite em cães.

Glaucoma

O glaucoma é um problema grave nos olhos dos animais. E, desta forma, o problema também pode criar remela no olho do cachorro. Neste caso, o problema está no próprio olho, diferente do que seria uma alergia a algum alimento ou inseto, onde o organismo utiliza o olho para tentar expulsar. Aqui seria um problema localizado e que necessita de ajuda veterinária o quanto antes.

Olho seco

E, por último, o olho seco. Este também é um problema um tanto quanto comum em cães e pode proporcionar muito desconforto para o animal. Os líquidos e substâncias aquosas que revestem e lubrificam o olho acabam indo parar nas cavidades laterais, o que pode gerar a remela.

remela no olho do cachorro

Remela nos olhos do cachorro – Foto: Freepik

Leve seu cão constantemente ao veterinário

Estas são algumas das principais motivações para um cachorro reter remela nos olhos. De qualquer forma, é importante sempre levar ele a um veterinário. Quanto mais constantes forem as consultas, melhor será a saúde dele. Cuide do seu dog e boa sorte!

Leia também: 4 doenças que têm o excesso de remela como um de seus sintomas