Conhecer quais são os principais sintomas do trabalho de parto em cadelas é fundamental para oferecer dignidade e qualidade de vida ao animal. É claro que a recomendação principal é sempre castrar a sua cachorra para que ela não precise passar por este momento, principalmente se for de forma acidental.

No entanto, se você encontrar uma cachorra na rua, resgatá-la e ela estiver grávida, ou se a sua cachorra ainda não castrada fugir e voltar grávida, é preciso agir com cautela e segurança. E uma dica inicial, antes mesmo de entendermos os sintomas gerais do trabalho de parto, é: procure um veterinário o quanto antes.

O veterinário poderá ver quantos filhotes são, além de preparar uma alimentação mais saudável para ela e para os filhotes. Este é um momento de estresse para o cão e você precisa prover tudo que ela necessita, ok?

Quais são os sintomas do trabalho de parto em cadelas?

sintomas do trabalho de parto em cadelas

Vários filhotes – Foto: Freepik

Estes aqui são os principais sintomas:

  • Temperatura corporal reduzida a menos de 38 graus;
  • Muita agitação e pouco contato com outras pessoas;
  • A cadela vai começar a procurar um cantinho diferente;
  • Lamber as genitais excessivamente;
  • Contrações visivelmente aparentes;

Vale lembrar que a uma gestação pode levar até 2 meses até que os filhotes efetivamente nasçam. Este período pode ser diferente para algumas raças, mas é uma média de tempo que podemos considerar. Por isso, se você notar que a sua cadela está grávida, comece a fazer os cálculos para saber quando os filhotes vão nascer.

Somente a partir desta conta, você já conseguirá ter uma boa média de tempo e, assim, se preparar adequadamente para o momento. Inclusive, irá desconfiar de possíveis sintomas do trabalho de parto.

Para te ajudar a entender mais sobre cada um dos sintomas do trabalho de parto em cadelas, continue lendo. Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada uma das situações. Acompanhe.

Temperatura corporal reduzida a menos de 38 graus

Os cachorros tem uma temperatura corporal média de até 38 graus. Tudo que for acima disso, é considerado febre canina e você precisa procurar um veterinário o quanto antes. No entanto, se a sua cachorra grávida está com menos de 38 graus, saiba que ela pode estar prestes a dar a luz.

Isto indica que o organismo da cachorro está totalmente concentrado em resolver uma situação bem diferente no organismo. Ou seja, a gravidez. E por isso, toda a energia estará dedicada na realização do parto para manter os filhote e a mãe deles, vivos.

Inclusive, se você quiser uma dica para medir a temperatura corporal do seu cão, veja este artigo: Medidor de temperatura canina sem contato físico.

Muita agitação e pouco contato com outras pessoas

sintomas do trabalho de parto em cadelas

Vários filhotes – Foto: Freepik

Se a sua cachorra é bagunceira ou mesmo adora socializar com outras pessoas e outros animais, saiba que um dos sintomas do trabalho de parto em cadelas é zerar o contato com outros animais, mas continuar agitada por outros motivos.

Então, se você notar a sua cachorro andando pra lá e pra cá o tempo todo, buscando alguma coisa que nem ela sabe, desconfie. Pode ser que ela vai dar a luz em poucas horas.

A agitação também inclui latidos frequentes e até choros. Tudo que sair do padrão de comportamento da cadela, desconfie. Pois este pode ser um sintoma muito claro de que os filhotes estão chegando em pouco tempo.

Por isso é muito importante conviver com a cadela e oferecer a ela vários tipos de ambientes. Assim você poderá notar vários tipos de comportamentos e, claro, desconfiar quando algo está estranho ou fora daquele padrão de comportamento assistido anteriormente.

A gravidez em cadelas pode ser bem diferente de uma raça para outra. Inclusive, pode ser que você perceba que a sua cadela está grávida, somente poucos dias antes de ela dar a luz. Ou seja, ela poderá passar quase dois meses sem demonstrar que está grávida! Por isso, é fundamental cuidar dela direitinho para que os seus sinais de alerta acendam.

A cadela vai começar a procurar um cantinho diferente

Este sintoma do trabalho de parto em cadelas está bastante ligado ao mencionado anteriormente. Afinal, procurar um lugar diferente é, também, uma mudança comportamental que podemos associar a agitação.

Algumas pessoas consideram estas atitudes como uma forma de a cadela preparar o ninho para sua ninhada. E na prática, é isto mesmo que acontece. Ela realmente vai se movimentar para encontrar um cantinho quentinho, confortável, longe de movimentos e acessível para ela.

Por isso, preste muita atenção: se a cadela começar a levar panos e objetos para algum lugar escondido, saiba que é ali que ela quer cuidar de seus filhotes. É o instinto e o processo evolutivo trabalhando para que a vida se desenvolva. E claro, este é um dos principais sintomas do trabalho de parto em cadelas.

Lamber as genitais excessivamente

sintomas do trabalho de parto em cadelas

Vários filhotes – Foto: Freepik

Que o cachorro gosta de se lamber, a gente já sabe. Só que tem algumas situações que demonstram ainda mais esta necessidade. E isto geralmente está associado a algum incômodo que pode gerar até dermatites caninas. Só que quando a cadela está lambendo demais as suas genitais, o sinal pode ser bem claro: ela vai dar a luz.

É claro que se a cadela está lambendo as genitais sem estar grávida, pode ser que algum outro problema esteja ocorrendo ali. Por isso, procurar um veterinário é o melhor que você pode fazer. Só que se você sabe que a cadela está grávida, então este pode ser um sinal claro de que em poucas horas os filhotes estão chegando.

Afinal, o corpo começa a dilatar e uma série de desconfortos começam a acontecer nesta área. Para o cachorro, alguma coisa está errada e limpar talvez seja a melhor alternativa. E é justamente o que eles fazem, só que com uma frequência muito, mas muito alta. Pode ser, inclusive, de minuto em minuto!

Sintomas do trabalho de parto em cadelas – Contrações visivelmente aparentes

E por fim, você ainda poderá verificar as contrações. Se elas estiverem muito fortes e visíveis, é sinal de que o cachorrinhos querem sair lá de dentro! Para fazer esta análise, você poderá olhar para a barriga da cadela em um ângulo lateral, ou até mesmo com ajuda de uma luz que faça um preenchimento no ambiente.

É muito comum notar movimentos orgânicos e bem aleatórios na barriga da cadela. Estes são os filhotes se mexendo de uma maneira muito mais dinâmica e frequente. Logo, o parto está muito perto de acontecer.

Por mais que muitas cadelas deem a luz em casa, sozinhas com seu tutor, nós recomendamos que você a leve para um veterinário. Um acompanhamento próximo vai ser bem importante, principalmente, para garantir a saúde da mãe e dos filhotes.