Você já ouviu falar de xilitol para cachorro? Este nome bastante estranho e que nem sempre é facilmente ouvido por aí, é responsável, infelizmente, por uma série de problemas no organismo do cachorro. O xilitol pode, inclusive, matar o seu cachorro de uma maneira bem rápida, conhecida como morte súbita.

Portanto, vamos entender tudo sobre isso a partir de agora. Continue sua leitura.

xilitol para cachorro

Cãozinho sentado no chão – Foto: Freepik

Xilitol para Cachorro – O que é? Por que faz tão mal para nossos cães?

O xilitol para cachorro nada mais é do que um tipo de açúcar industrializado que está presente na grande maioria dos produtos doces que nós encontramos no mercado. A nível de exemplo, podemos citar o chocolate. Por que este exemplo? Porque o chocolate é um dos principais vilões para a saúde dos cães e muitas pessoas acabam se perguntando se, de fato, cachorro pode comer chocolate. Se você não resiste a carinha fofa que eles fazem pedindo um pedacinho, saiba que o chocolate pode, inclusive, matar o seu cão.

A grande maioria dos produtos adocicados contém uma margem bastante significativa de xilitol. A substância não chega a ser açúcar em si. Mas sim, um tipo de elemento que ajuda a deixar as comidas doces. Para nós, humanos, ele não traz riscos. Pelo menos, não no curto prazo. Só que para nossos melhores amigos, os riscos são muito grandes. E vamos entender o porquê.

O organismo do cachorro é feito para receber doses bem moderadas de alguns tipos de nutrientes e alimentos. A partir do momento que o animal ingere xilitol, o organismo entra em colapso, pois esta é uma substância totalmente desconhecida e não há nenhum tipo de preparo para recebê-la, metaboliza-la e digeri-la. Então, a partir do momento que o corpo reconhece esta substância, ele faz com que o pâncreas trabalhe de forma muito acima do normal, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue sejam reduzidos de maneira muito abrupta – podendo matar o cachorro.

Em resumo e como forma de comparação, podemos pensar que o xilitol gera uma crise alérgica no organismo do animal, onde o corpo faz uma força muito acima da média para se livrar do problema, criando outros problemas ainda maiores – como a falta de açúcar no sangue, neste caso. Portanto, evitar que o cão consuma qualquer tipo de produto que contenha xilitol é sua obrigação, ok?

Vamos entender como você pode fazer isso e, depois, vamos entender quais são os principais produtos que contém xilitol. Acompanhe!

Saiba como evitar que o cachorro consuma Xilitol (mesmo sem você notar)

O xilitol para cachorro, conforme entendemos anteriormente, é um veneno. Só que, infelizmente, o xilitol é bastante comum em produtos que chamam a atenção do cãozinho, como o exemplo do chocolate. Ou seja, o cachorro estará consumindo xilitol de maneira indireta, pois alguns tipos de doces são bastante gostosos para os cães.

Então, para evitar que ocorram acidentes, recomendamos que você nunca deixe nenhum tipo de produto doce industrializado perto do cachorro ou em algum local que ele tenha fácil acesso, como em cima da mesa ou em cima de um balcão baixinho. Mesmo que o cachorro não chegue a comer um grande pedaço de chocolate, por exemplo, somente com as lambidas ele já poderá se contaminar e sofrer bastante poucas horas depois.

Pacotes de guloseimas ou pedaços de bolo precisam ficar sempre bem guardados em gavetas ou na geladeira. E se você notar que algumas migalhas de um alimento doce caiu no chão, não hesite em limpar imediatamente. Afinal, o xilitol está presente em toda a composição e mistura de uma comida, e você não quer que o seu cão ingira, mesmo que por acidente, não é mesmo?

Leia também: Comida de Cachorro – Como controlar a dieta do animal?

xilitol para cachorro

Cão olhando para câmera – Foto: Freepik

Quais são os principais produtos que contém Xilitol?

Veja alguns alimentos que podem conter xilitol e que você precisa manter bem longe do alcance do seu cachorro:

  • Chocolates;
  • Balas;
  • Alguns tipos de frutas;
  • Todos os alimentos doces industrializados;
  • Sementes de frutas;
  • Bebidas alcoólicas ou refrigerantes;

Cuide da alimentação do seu pet e não deixe que ele coma o que bem entender. Você é responsável pelos cuidados do seu cãozinho. Lembre-se sempre disso, ok?