É bastante comum ouvir o nome zoonose por onde andamos. Às vezes causando até medo entre a população. Zoonose é o termo que designa uma doença transmitida do animal para o ser humano. As  doenças que podem ser transmitidas do animal para o homem, podem ser de origem bacteriana, víral, fúngica, parasitária , dentre outras. Os grandes vilões, que a sociedade mais culpa para a transmissão das zoonoses, são os cães e gatos domésticos, por manterem mais contato com o ser humano. Essa idéia pode ser bastante errada, por existirem outros animais, que fazem parte do nosso cotidiano e passam de maneira despercebida entre nós, que também são transmissores de doenças, como: Pássaros, roedores, morcegos, entre outros.

Foto: Reprodução

O profissional que tem como dever combater as zoonoses é o médico veterinário, já que sua formação acadêmica inclui essa atividade. Existe atualmente, principalmente nas capitais brasileiras, um órgão designado como Centro de Controle de Zoonoses, que visa controlar o índice de doenças transmissíveis de animais para seres humanos,  e que também realiza campanhas para a vacinação de cães e gatos e a prevenção das zoonoses de um modo geral.

A melhor forma de evitar a zoonose é a consulta periódica a um Médico Veterinário, pois somente este pode diagnosticar e orientar o tutor do animal para que não corra o risco da disseminação da doença entre a população, cuidando,  principalmente, de iniciar um tratamento para a melhora do pet. Diante de qualquer aparecimento anormal na conduta do animal, o médico veterinário deve ser procurado imediatamente.

Existem muitas zoonoses no Brasil, tendo incidências e doenças diferentes conforme a região do país. As doenças mais comuns que existem em todo o território brasileiro são:

Raiva: Doença transmitida através da saliva do animal, inoculada muitas vezes por mordida. É uma das zoonoses que mais se destaca no Brasil, devido à sua grande incidência no território nacional. É uma doença que acomete o sistema nervoso do animal e do homem e tem como sintomas principais: salivação excessiva, hidrofobia, fotofobia, anorexia, depressão e agressividade.

Leishmaniose: É uma moléstia que é transmitida através do mosquito-palha, do gênero Lutzomyia. Este é normalmente transmitido para o cão e, conseqüentemente, ao ser humano, devido à picada do mosquito. Os sinais clínicos são: crescimento exacerbado das unhas, lesões inflamatórias nas mucosas do nariz e da boca, febre, perda de peso, palidez da mucosa, ascite, anemia e indisposição.

Leptospirose: Transmitida principalmente pela urina dos roedores, mas também por bovinos, suínos e caninos. A leptospirose é uma das zoonoses que recebe maior atenção pelos órgãos públicos, tendo a sua maior dispersão em lugares alagadiços. Os sintomas são: febre, diarréia, vomito, depressão,  tosse, insuficiência renal, hepática e respiratória.

Dirofilariose: Doença transmitida também por mosquito, é uma das enfermidades que causa maior receio na população. Também conhecida como verme do coração, a dirofilariose vem aumentando seu índice ao longo dos anos. A sintomatologia é: insuficiência cardíaca, oposição ao esforço físico, tosse crônica, taquipnéia e em muitos casos morte súbita.

É de suma importância a visita freqüente a um médico veterinário e a atenção do tutor para com o seu animal de estimação, pois, com uma zoonose que é tratada no inicio, evita-se que inúmeros animais e seres humanos sejam acometidos pela doença.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: [email protected]