O fato ocorreu na cidade de Vaslui na Romênia. A cachorra agiu rápido e conseguiu puxar o filhote para fora da estrada, evitando o atropelamento de cachorro.

Atropelamento de cachorro evitado por cadela

Por sorte, o motorista estava atento e também contribuiu para evitar o atropelamento de cachorro.

Quando é possível separar os filhotes da mãe?

A separação dos cachorros da mãe deve ocorrer no máximo 2 meses ainda que o ideal seja 3, período em que os cachorros tem garantido um desenvolvimento correto.

As razões pelas quais a separação não deve ocorrer primeiro são principalmente duas:

  • Lactação: período em que o filhote se alimenta do leite materno, que contém os nutrientes adequados para o filhote. Esse primeiro leite da cadela é chamado de colostro, substância que protege os filhotes de várias doenças e infecções, pois transmite até eles o sistema imunológico. Nesta fase, a alimentação correta e balanceada para a cadela é fundamental, pois afeta a saúde dos filhotes;
  • A socialização do cachorro: esta fase, no entanto, ocorre em paralelo com a amamentação. É o período em que o filhote se socializa com os demais componentes da ninhada. Nesse período, ele aprende a comunicar-se com outros cachorros, reforçando o seu instinto e necessidade básicas, nomeadamente o de pertencer a uma matilha. Não permitir que o cachorro cumpra esta fase da sua vida, irá afetar a sua vida social quando adulto, causando problemas comportamentais no futuro, como insegurança, medo e rejeição para com os seus pares.

É imprescindível respeitar os tempos de desmame do filhote e portanto a separação dos filhotes da mãe, a naturalidade da coisa vai garantir que essa retirada não gere traumas de forma alguma, pois será o instinto animal que fará tudo.