10 coisas que você não sabia do Dogo e saiba por que esta raça, tornou-se muito conhecida. resistente, inteligente e muito robusto.

Esta raça, originária da província argentina de Córdoba, tornou-se muito conhecida mundialmente por sua coragem e resistência. É uma raça milenar, conhecida por sua coragem e pelo fato de ser utilizada para a caça de javali e outros animais.

Hoje, no entanto o Dogo, é usado tanto como cão de guarda quanto como cão de companhia; e com um pouco de treinamento também é ótimo para a família.

Na verdade, o Dogo Argentino desenvolve um grande apego ao mestre, que sempre defende com grande lealdade e coragem, até o fim de sua vida.

Assim, estas características o tornaram tão particular que também o tornaram famoso em todo o mundo.

Descubra 10 coisas que você não sabia sobre o Dogo

História do Dogo

Cachorro Dogo deitado no chão

Cachorro Dogo deitado no chão – Foto: Freepik

O Dogo é uma raça canina criada em 1928 pelo médico Antonio Nores Martinez, membro de uma antiga família de Córdoba, na Argentina, apaixonado por cães.

O resultado foi extremamente vigoroso, mas instável do ponto de vista da personalidade e foi usado para lutas de cães.

Com uma seleção meticulosa de sangue e personalidade, Martinez finalmente obteve um cão estável, forte e caracterizado por certas características.

O Dogo nasceu como cão de briga, mas começou a ser usado pelo próprio Martinez como cão de caça; foi então que o cachorro mostrou uma atitude em relação à caça que o tornou um dos melhores cães para a caça.

Resistente, muito forte, extremamente corajoso e implacável, o Dogo Argentino era o terror de todos os predadores. Em 21 de maio de 1964, foi reconhecido pela Sociedade Canina Argentina. Em 1973, foi aceito pela International Dog Federation e o primeiro padrão oficial foi publicado.

Personalidade do Dogo

Cachorro de coleira olhando para cima

Cachorro de coleira olhando para cima – Foto: Freepik

O Dogo Argentino é o que se poderia dizer de um cão de caráter. Com um porte altivo e majestoso, à primeira vista ele pode parecer hostil e mal-humorado. Mas, em vez disso, tem lealdade incondicional ao seu mestre e, portanto, aos membros da família.

O Dogo  não é agressivo, mas é cauteloso com estranhos. Mas geralmente depois de algum tempo, ele também está disposto a se aproximar de estranhos.

A inteligência do Dogo Argentino bem conhecida, e também por isso é utilizado como cão de defesa e guarda. Além disso, ele é um cão corajoso, mas capaz de distinguir entre situação perigosa. Sendo  assim, ele não é imprudente. Mas é sempre melhor evitar imergir em situações muito estressantes (pessoas com guarda-chuva, gente correndo, trânsito e barulho).

O notável equilíbrio psíquico do Dogo, que o torna uma máquina perfeita, o torna capaz de manter um alto controle e atenção em todas as situações.

Com as crianças, o Dogo Argentino é muito protetor e familiar. No entanto, deve antes de tudo ser socializado desde filhote com pessoas e outros cães, e nunca deve ser deixado sozinho com crianças ou outros animais.

Tamanho e aparência do Dogo

Cachorro ao ar livre

Cachorro ao ar livre – Foto: Freepik

O Dogo Argentino é um cão musculoso e enorme. Os machos têm 62 a 68 cm de altura e as fêmeas 60 a 65 cm. A estrutura óssea do cachorro é muito poderosa, robusta e tonificada.

O focinho é clássico dos molossídeos, nariz redondo e proeminente e focinho completamente característico, dentes grandes e desenvolvidos, olhos pequenos e escuros.

O corpo do Dogo argentino é harmonioso e bem proporcionado, possui mandíbulas sólidas e robustas, músculos extremamente desenvolvidos. A pelagem é completamente branca e o nariz é preto.

Expectativa de vida e saúde do Dogo

O Dogo é um cão de manutenção simples, tem pelo curto e só requer banho quando está sujo. Ele é um cão saudável. Em geral, as doenças típicas da raça são epilepsia, surdez e displasia de quadril. Assim, a expectativa de vida é de 10-12 anos.

10 coisas que você não sabia sobre o Dogo Argentino

Filhote brincando nas pedras

Filhote brincando nas pedras – Foto: Freepik

O Dogo também é conhecido pelo nome de Mastiff Argentino. Quando as pessoas ouvem “mastiff”, sua imaginação vai para o Bulmastife, um cachorro enorme e alto. Por outro lado, é um cão bastante musculoso, mas não é tão grande quanto o Bulmastife.

Se você está pensando em adotar um cão desta raça, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre o Dogo. 

1 – Características físicas

Este cão é extraordinariamente forte, dotado de cabeça e pescoço musculosos e robustos. Ele pode pesar mais de 60 kg de músculo puro e é bastante alto. Ele é um cão forte, mas também muito adorável.

2 – As orelhas são cortadas

O Dogo Argentino, por sua natureza, tem orelhas cortadas. Muitos donos têm adotado a prática cruel de cortar as orelhas do cachorro ainda pequeno, para dar-lhe uma forma triangular e pontiaguda, o que contribui para tornar o Dogo com mais cara de durão.

3 – O pelo do Dogo depende do clima

A espessura da pelagem do cachorro depende do clima onde o cão vive. Se estiver muito calor, o pelo será fino e mínimo, enquanto se estiver muito frio o pelo será mais grosso, mais grosso, para proteger o cão do vento. Em alguns casos, o Dogo também desenvolve pelagem dupla. A maioria desses animais é branca e tem manchas pretas nos olhos, o que os torna ainda mais bonitos.

4 – É o produto da criação criativa

A raça Dogo Argentino foi criada por dois irmãos, Augustin e Antonio Martinez, da Argentina. Os dois queriam criar um cão que os ajudasse na caça, e misturando o BullMastiff, o Pointer, o Cão dos Pirinéus e o Córdoba foi que surgiu essa raça.

5 – Ele é um cão versátil

O Dogo Argentino nasceu como um cão de caça, mas logo se revelou um animal muito mais multifacetado. De fato, hoje também é usado pela polícia, em missões de busca de resgate, para conduzir cegos, soldados e assim por diante. Obviamente, ele é o cão de guarda perfeito.

6 – Ele é um grande protetor das crianças, a quem ama

O Dogo tem uma predileção real por crianças, tem um caráter doce e amigável, mas também é extremamente protetor. Acima de tudo, tende a proteger a casa e os filhos.

O cão entende que as crianças são pequenas e precisam de proteção e não tem escrúpulos em assumir essa tarefa. Assim, na Argentina, houve casos de Dogo Argentino que protegeu crianças de ataques.

7 – Ele precisa de socialização desde filhote

O Dogo é um cão com um caráter muito forte e não gosta de estranhos. Assim, pode ficar desconfiado se encontrar novas pessoas e, se você não quiser que ele cause problemas aos seus convidados, comece a socializá-lo com o maior número de pessoas possível, desde filhote.

8 – Precisa de muito exercício

O Dogo Argentino é um cão enérgico e ativo, e exige um dono que tenha tempo e perseverança em o obrigar a praticar atividades físicas, corridas e jogos. Assim, ele precisa se exercitar e andar; pois se ele não se move, fica entediado e seu caráter se torna destrutivo.

9 – A surdez é um problema racial

Um problema de saúde que pode se manifestar no Dogo é a surdez. Na verdade, esses cães tendem a perder a audição à medida que envelhecem, mas não só: 10% deles nascem surdos.

10 – Tem uma longa expectativa de vida

Sabemos que cães grandes têm uma expectativa de vida menor. Mas o Dogo Argentino, mesmo sendo um cachorro grande, tem uma expectativa de vida relativamente longa. Ele vive de 10 a 12 anos.