O câncer é uma das condições de saúde mais angustiantes quando um ente querido pode sofrer. E não é diferente com o cão. Obter um diagnóstico de câncer em cachorro é, obviamente, muito assustador e muito preocupante.

Se o seu veterinário souber ou suspeitar que seu cão tem câncer, ele explicará tudo o que você precisa saber sobre a doença e fornecerá o máximo de conselhos e informações possíveis para ajudar você a entender o que está acontecendo e o que esperar.

No entanto, existem várias perguntas que os donos de cães fazem aos veterinários sobre o câncer em cachorro que surgem repetidamente, seja relacionado a um diagnóstico recente de câncer ou simplesmente por interesse e desejo de aprender mais.

Com isso em mente, este artigo compartilhará oito das perguntas mais frequentes feitas aos veterinários sobre câncer em cachorro, juntamente com as respostas. Continue lendo para saber mais!

1 – O câncer em cachorro pode ser curado?

A primeira pergunta feita por qualquer dono de cachorro que acabou de receber a notícia de que seu cão tem câncer é “pode ​​ser curado?”

Alguns tipos de câncer podem ser totalmente curados muito rapidamente e de forma relativamente simples. Alguns com mais dificuldade, mas outros às vezes são terminais (o que significa que pode ser a causa final da morte do cão).

Mesmo se for esse o caso, alguns tipos de câncer demoram a crescer e piorar, e muitos cães podem viver anos com alguns tipos de câncer incurável e com boa qualidade de vida.

Além disso, o mesmo tipo de câncer em dois cães diferentes também pode ter prognósticos diferentes; portanto, essa é apenas uma questão para a qual o seu veterinário pode fornecer uma resposta significativa.

2 – Por que o cachorro tem câncer?

As causas do câncer podem ser extremamente variáveis. E, mais uma vez, não há nada que cause câncer de todos os tipos.

As causas de câncer podem variar:

  • Da herança de certos fatores de risco
  • Fatores ambientais
  • Fatores de estilo de vida
  • Vírus
  • Hormônios
  • Exposição a agentes cancerígenos e uma enorme variedade de outras coisas também.

Seu veterinário pode saber se um câncer tem um fator hereditário ou outro provável gatilho ou causa, mas mais comumente, você simplesmente não sabe ao certo.

3 – Meu cão precisará de cirurgia se tiver câncer?

Foto: Freepik

Algumas apresentações de câncer em cães podem ser curadas ou melhoradas pela remoção cirúrgica das células cancerígenas, além de uma margem de segurança do tecido saudável circundante.

No entanto, algumas cirurgias podem ser tratadas com quimioterapia, radioterapia ou uma combinação de métodos.

Alguns cânceres são gerenciados em vez de tratados, com cuidados paliativos ou de apoio, ou métodos para retardar o crescimento e a disseminação do câncer e aliviar seus sintomas.

4 – Quão difícil é para um cão viver com uma perna amputada?

cão curioso

Foto: Freepik

Se uma amputação for indicada para remover um membro canceroso e impedir a propagação do câncer pelo corpo do seu cão, seu veterinário discutirá isso com você em detalhes.

Eles apenas recomendam a amputação ou sugerem isso como uma opção após avaliar os riscos e benefícios. Sendo assim, isso inclui o tipo de qualidade de vida que seu cão está propenso a ter após a amputação.

Se o seu veterinário recomenda amputação para curar o câncer, ele o fará porque confia na capacidade do seu cão de se adaptar à vida assim, às quais a maioria dos cães se acostuma muito rapidamente!

5 – Os cães perdem o pelo quando fazem quimioterapia?

Se o seu cão precisar fazer quimioterapia para o câncer, a textura e a qualidade do pelo geralmente mudam. Assim, geralmente ficam mais finas, mais grosseiras e até mudam de cor.

Dito isto, os cães geralmente não perdem todos os seus pelos da mesma maneira que muitas pessoas submetidas à quimioterapia perdem seus cabelos. Embora alguns cães percam muito ou quase todos os pelos.

6 – O câncer em cachorro é doloroso?

cachorro com medo de chuva

Foto: Freepik

Essa é outra pergunta para a qual não há uma resposta definitiva.

Alguns tipos de câncer são muito dolorosos quando atingem um determinado estágio e podem chegar a um ponto em que o cão é colocado para dormir para evitar mais sofrimento. No entanto, outros são totalmente indolores, e seu cão nem percebe que algo está errado.

Mesmo a maioria dos cânceres que podem ser dolorosos geralmente pode ser tratada com a combinação adequada de analgésicos para manter seu cão confortável e manter uma qualidade de vida viável. Embora possa chegar um momento em que isso não será mais eficaz se o câncer não puder ser curado.

7 – Alguns tipos de câncer são contagiosos para outros cães?

O câncer não é contagioso, e não há risco algum de o seu cão transmitir o câncer a um companheiro de casa ou a um cão que ele encontra no parque. No entanto, alguns tipos de câncer são hereditários e podem ser encontrados em vários cães relacionados.

Além disso, como os fatores ambientais e de estilo de vida também podem causar ou contribuir para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Mas Em casos raros, cães não relacionados que vivem juntos ou que passam a maior parte do tempo juntos podem desenvolver teoricamente o mesmo tipo de câncer em suas vidas. Mas isso não é devido ao contágio.

8 – Posso impedir que meu cão tenha câncer?

cachorro triste

Foto: Freepik

Esta é uma questão extremamente complexa. Algumas formas de câncer são inevitáveis ​​e não podem ser prevenidas independentemente do que você faça. Enquanto para outras, os fatores do estilo de vida desempenham um papel enorme no seu desenvolvimento.

Isso significa que o tipo de estilo de vida que seu cão leva e como você cuida dele pode potencialmente impedi-lo de desenvolver alguns tipos de câncer ou, por outro lado, aumentar suas chances de desenvolver um câncer também se você o negligenciar.

Algumas das melhores coisas que você pode fazer para reduzir as chances de o seu cão contrair câncer incluem:

  • Primeiramente, manter seu cão com um peso saudável por toda a vida.
  • Fornecer exercício suficiente.
  • Alimentá-lo com uma dieta de boa qualidade.
  • Consultar um veterinário imediatamente se você tiver alguma dúvida sobre a saúde dele.
  • Não expor o cão a agentes cancerígenos conhecidos como fumaça de cigarro.
  • Vaciná-lo.
  • Garantir que eles estejam protegidos do sol e das queimaduras solares.

Por fim, mesmo com os melhores cuidados do mundo, nem todos os cânceres podem ser prevenidos.