Fotografar cães pode ser um verdadeiro prazer para o fotógrafo – capturá-los no exato momento em que eles saltam para o ar, brincando e capturando suas emoções em uma bela moldura. Este é um entretenimento incrível para o fotógrafo, para o cão e para os donos. Mas, ao mesmo tempo, tirar foto de cachorro é uma tarefa muito difícil!

Cada cão é único e, aos olhos de seu dono, o animal de estimação é o animal mais bonito da terra. Mas como você captura esse personagem, essa personalidade, essas características raras do seu cachorro em fotos que vai guardar para o resto da vida?

Bem, a boa notícia é que o advento de câmeras digitais acessíveis tornou essa tarefa o mais fácil possível…

Confira as dicas de como fotografar cães para que as fotos sejam as mais lindas possíveis.

1. Ao tirar foto de cachorro tenha paciência

Escolha um local seguro e certifique-se de que tem tempo suficiente. Se você está com pressa e fica tenso o tempo todo, sua modelo com certeza vai notar.

Não seja excessivamente ambicioso, mas não perca a confiança de que você definitivamente terá sucesso em tirar pelo menos algumas boas fotos.

2. Lembre-se de que todo modelo precisa de motivação

cachorro

cachorro chihuahua. Fonte: Freepik

Como no caso das pessoas, você não deve esperar que o cão faça pose daquele jeito – ele precisa ser motivado de alguma forma. Você pode usar o petisco favorito do seu animal de estimação ou um brinquedo que ele goste.

3. O cachorro deve se sentir bem

O processo de filmagem deve ser uma experiência agradável para todos os envolvidos! Nem todos os animais são amigáveis ​​com câmeras – eles não podem correr e brincar indefinidamente.

Dê uma folga ao animal de vez em quando, se você perceber que o cão precisa. Como crianças e adultos, os animais de estimação também ficam cansados ​​e preocupados.

Em vez de deixar o animal chegar a esse ponto, no momento em que você perceber que o cão está cansado ou chateado, faça uma pausa. Meia hora, via de regra, é mais do que suficiente para a recuperação.

4. Ao tirar foto de cachorro não tenha medo de se sujar

Assim como ao fotografar pessoas, a câmera deve estar no nível dos olhos de seu modelo, então você precisa se sentar, ou mesmo se deitar no chão.

5. Observe o chão

Ao contrário de fotografar retratos humanos, é necessário prestar atenção não apenas ao fundo, mas também ao chão!

Como o cão está baixo e próximo ao solo, quaisquer detritos ou outros objetos que possam distrair serão visíveis. Se for possível remover esses objetos ou mudar de local, é melhor fazer isso do que passar horas limpando o lixo no Photoshop.

6. Escolha o momento certo para fotografar

cachorro no computador

cachorro no computador. Fonte: Freepik

É considerado ideal tirar fotos duas horas após o amanhecer e duas horas antes do pôr do sol, mas este tempo também varia dependendo da estação.

Para saber as horas do nascer e do pôr do sol, basta acessar qualquer site de previsão do tempo.

7. Leve em conta o temperamento do seu cão

É necessário levar em consideração as características individuais do seu cão ao fotografar: raça, temperamento, idade.

É impossível exigir que um filhote de cachorro pequeno siga os comandos que um cão adulto pode fazer facilmente; o filhote é mais fácil de pegar em movimento, brincar ou quando ele dorme.

Além disso, cada raça tem suas próprias características e algumas simplesmente não podem ser colocadas da maneira que você deseja.

Não há necessidade de se ofender e gritar com o cachorro, isso só vai agravar a situação. É melhor ter paciência e esperar que o cão tome sozinho a posição necessária.

8. Escolha o local da foto com cuidado

foto de cachorro

foto de cachorro. Fonte: Freepik

Ao escolher um local para fotografar, há vários aspectos a considerar: primeiro, deve ser um local com poucas pessoas, para que você possa soltar o cão da coleira; em segundo lugar, quanto mais diversificado for o próprio local, mais fotos interessantes você poderá obter.

É preciso entender que 50% do resultado depende do local que você escolher, já que em um local bonito com várias cenas interessantes você tem uma chance maior de conseguir belas fotos do que em seu quintal em frente à entrada.

9. Ao tirar foto de cachorro não use o Flash

O flash atrai muito a atenção do animal e pode incomodá-lo. Portanto, use luz natural e evite as horas de muito sol.

Se possível, aproveite os momentos antes do pôr-do-sol porque eles dão a luz mais bonita. Você consegue imaginar que bela foto você tirará se imortalizar seu cachorro imerso em uma paisagem rosa flamejante?

A prática leva à perfeição

Agora você sabe muitas dicas sobre como colocar seu cão no centro das atenções – mas é claro que a teoria pode não funcionar como deveria na prática. Mas não desista imediatamente – afinal, nenhum mestre caiu do céu!

Dependendo do conhecimento prévio, talento, equipamento fotográfico e modelo do cão, às vezes leva um pouco de tempo para alcançar a qualidade de imagem desejada. Não coloque muita pressão em seu cão ou em você mesmo.

O mais importante em tirar fotos é que vocês dois se divirtam com isso.