A Itália é o lar de uma variedade notável de majestosas raças de cachorros italianos. Alguns deles são considerados raros, enquanto outros têm uma ancestralidade nobre que remonta a séculos. Os cachorros italianos mais conhecidos incluem o Maltês, o Galgo Italiano e o Cane Corso.

Das raças de cachorros italianos reais às raças de cães italianos que mais trabalham, aqui está uma lista dos nossos doze melhores cães favoritos da Itália!

1. Bichon Bolonhesa

Bichon à bolonhesa

Foto; Freepik

O bolonhesa tem o nome de uma cidade no norte da Itália chamada Bolonha. Eles são uma raça italiana antiga com raízes nobres que os ligam à nobreza italiana.

Você pode rastrear a existência dos bolonheses até o século XVII, onde eles podem ser vistos retratados nos primeiros trabalhos de tapeçaria.

A realeza usou esta raça principalmente como cão de companhia devido ao seu tamanho pequeno e aparência adorável.

Aparência do Bichon Bolonhesa

O bolonhesa é uma pequena raça da família Bichon. Eles têm um pelo branco macio e levemente ondulado. Como eles não perdem pelo, isso às vezes os torna um companheiro tolerável para quem sofre de alergias.

Personalidade e temperamento do Bolonhesa

Eles adoram atenção e são ótimos cães de companhia. Assim, as pessoas dizem que esta raça desenvolve um vínculo muito forte com seus familiares. Esta é uma raça italiana muito ativa e social que se dá bem com outros cães de todas as formas e tamanhos.

E você deve saber que o Bichon Bolonhesa age como um filhote de cachorro até a velhice, o que é uma vantagem para as famílias ativas.

Problemas de saúde e tempo de vida do Bichon Bolonhesa

O bolonhesa é uma raça italiana relativamente saudável. Mas, por serem cães do tipo bichon, os possíveis donos devem observar questões como alergias crônicas, infecções de ouvido, cataratas, atrofia progressiva da retina, luxação da patela, epilepsia, doenças cardíacas, cálculos urinários, pancreatite e diabetes.

Eles têm uma vida útil média de 12 a 14 anos.

As pessoas ainda valorizam os bolonheses como animais de companhia hoje em dia, mas são uma raça incomum. Eles são adoráveis ​​e altamente adorados por aqueles que tiveram o privilégio de possuí-los.

Fatos divertidos do Bichon à bolonhesa

  • As pessoas acreditam que o parente mais próximo desta raça de cachorros italianos é o maltês, que também é pequeno e branco e é italiano.
  • Eles têm uma única pelagem, ao contrário da maioria das raças, que têm uma pelagem dupla.
  • Acredita-se que o bolonhesa remonta à região do Mediterrâneo há 200 anos

2. Galgo italiano

galgo italiano

Foto: Freepik

O Galgo Italiano, também conhecido como galgo em miniatura, pertence à família sighthound. As pessoas acreditam que se originaram no início da Grécia e da Turquia há mais de 2.000 anos!

Embora o galgo italiano fosse usado para fins de caça, a realeza os cobiçava como um cão de companhia. Eles eram uma raça favorita de italianos durante o século XVI. Mas eles estavam tão em alta demanda que criadores super zelosos começaram a tentar diminuí-los, criando-os com outros cães. Infelizmente, essa prática causou grandes deformidades e problemas de saúde na raça que levaram à sua quase extinção!

Felizmente, um pequeno grupo de criadores conseguiu reunir-se e trazer o galgo italiano de volta ao seu padrão normal e saudável.

Aparência do galgo italiano

O galgo italiano tem uma pelagem curta e brilhante, como mencionado acima, os criadores os criaram seletivamente de propósito.

Então, por serem extremamente pequenas e frágeis, não são recomendadas para famílias com crianças menores. Eles devem ser manuseados com cuidado.

Personalidade e temperamento do galgo italiano

O galgo italiano gosta de correr. Eles são rápidos, hábeis e atléticos. Então, por esse motivo, você precisa exercitá-los diariamente para mantê-los felizes e saudáveis.

Por causa da genética de galgos, você deve saber que eles correm muito rápido para perseguir pequenos animais, como coelhos e esquilos.

Problemas de saúde e tempo de vida

As preocupações com a saúde mais comumente relatadas na raça são epilepsia, luxação patelar, doença de von Willebrand, atrofia progressiva da retina, alopecia por diluição da cor, quebras de perna, catarata, degeneração vítrea, desvios hepáticos, anemia hemolítica auto-imune, doença periodontal e hipotireoidismo.

O galgo italiano tem uma vida útil média de 12 a 15 anos.

O galgo italiano é pequeno e ágil e é um ótimo cão de companhia, pois eles adoram as pessoas!

Fatos engraçados sobre o galgo italiano

  • Você pode conhecer esses cachorros italianos velozes por outros nomes, como O italiano, “GI” ou Iggy, para abreviar.
  • Eles são receptivos ao tom da sua voz e esses cães inteligentes e perspicazes podem dizer como você se sente com o tom da sua voz.
  • Os galgos italianos são grandes saltadores, capazes de pular vários metros; portanto, recomenda-se uma cerca alta para mantê-los em seu quintal.

3. Cane Corso

cane corso

Foto; Pixabay

Essa raça é enorme. Originalmente, as pessoas podiam encontrar essa raça em fazendas rurais, onde seu trabalho principal era proteger propriedades, animais e seus familiares.

O Cane Corso tornou-se incomum por volta do século XX, quando a vida nas fazendas começou a mudar e seus serviços não eram mais necessários. Felizmente, um grupo de fãs de Cane Corso conseguiu recuperar a raça e resgatá-la da quase extinção.

Aparência do Cane Corso

Como mencionado acima, o Cane Corso faz parte da família Mastiff. Este é um cão Mastif italiano muito grande. Embora sejam de construção muscular, são menos volumosos do que a maioria das outras raças de mastifs.

Naturalmente, o Cane Corso tem orelhas de abano como as de um labrador. Eles têm pelos mais curtos, que são lisos e se soltam sazonalmente. Alguns proprietários cortam as orelhas da raça, mas isso é considerado uma prática proibida.

Personalidade e temperamento de Cane Corso

O Cane Corso é inteligente e gosta de amizade. Eles são uma raça de cão italiano reservada, calma e bastante tranquila. Isso tudo os torna fáceis de treinar.

Mas é preciso lembrar que, como esse cão foi criado para a guarda, ele pode ser naturalmente possessivo, territorial e dominante. E eles também podem ser cautelosos com estranhos.

Ainda assim, essa raça inteligente se dá bem com as famílias, desde que seu treinamento e socialização sejam implementados desde o início.

Problemas de saúde e tempo de vida

Como todas as raças grandes, elas podem ser propensas a displasia da anca. A raça também é vulnerável a entrópio ou ectrópio palpebral, sarna demodécica e inchaço.

O Cane Corso tem uma vida útil média de 9 a 12 anos.

Curiosidades sobre Cane Corso

  • Eles estão relacionados com o Mastim Napolitano, outra raça de cão Mastim Italiano.
  • O Cane Corso costumava usar o nome romano, Canis Pugnax.
  • Os romanos usavam esses cães contra grandes animais, como leões, em jogos de arena.

4. Lagotto Romagnolo

cachorros italianos

As pessoas conhecem esse cão de água italiano como o Romagna Water Dog ou o Water Dog of Romagna. Esta raça de cachorros italianos data dos tempos medievais.

Este é um cão de trabalho que as pessoas criam principalmente para caçar na água. Também acredita-se que os cães modernos de caça de água descendam dessa raça italiana de cães aquáticos.

Aparência de Lagotto Romagnolo

O Lagotto Romagnolo pode ser de tamanho pequeno a médio e tem uma aparência variada. Eles têm orelhas de abano, olhos grandes e uma pelagem espessa, excelente para protegê-los em água fria. Como um cão de água italiano, essa pelagem os protege do frio. Sua pelagem pode ser encaracolada ou plana e é baixa.

Personalidade e temperamento de Lagotto Romagnolo

São cães inteligentes e fáceis de treinar. E as pessoas também sabem que são um companheiro atencioso e leal, afetuoso e brincalhão. No entanto, eles podem desconfiar de estranhos, então a socialização precoce é fundamental.

Problemas de saúde e tempo de vida de Lagotto Romagnolo

Eles têm muito poucos problemas de saúde, mas podem ser propensos a displasia da anca e epilepsia juvenil.

O Lagotto Romagnolo tem uma vida útil de 15 a 17 anos.

Fatos divertidos sobre Lagotto Romagnolo

  • Esses cães adoram cavar, então alguns proprietários até dão aos filhotes uma caixa de areia para cavar.
  • Existem artefatos etruscos que mostram um cão parecido com um Lagotto Romagnolo que data os cães de volta a algum lugar entre os séculos 8 e 2 aC.
  • No dialeto italiano de Romagna, Lagotto Romagnolo significa “cachorro de água”

5. Maltês

Curiosidades-sobre-o-maltês

Foto: Freepik

Os  malteses são uma raça antiga, criada especificamente para seu pequeno tamanho. Mas eles não podem reivindicar sangue italiano puro. Sua ascendência inclui cães da Suíça e da região central do Mediterrâneo, incluindo a Itália e, claro, seu homônimo, a ilha de Malta.

Curiosamente, muitos acreditam que este cão já foi usado para controle de roedores. Mas isso foi antes de sua aparência e companhia serem cobiçadas por mulheres nobres.

Aparência do Maltês

Os malteses são um pequeno cão branco com uma pelagem sedosa que pode crescer por muito tempo se for devidamente escovado e mantido. Às vezes, a pelagem pode ser encaracolada ou ondulada, principalmente se deixada curta.

Personalidade e temperamento dos malteses

As pessoas criaram o maltês principalmente como um cão de companhia. Então, eles tendem a ser excelentes cães de família.

Este é um cão que gosta de estar com seu povo o tempo todo! Portanto, eles amam seus familiares humanos e precisam de muito carinho. Dito isso, os malteses podem sofrer ansiedade de separação. Portanto, lembre-se disso ao deixá-los sozinhos por longos períodos.

Problemas de saúde e tempo de vida

Os malteses são mais propensos que a média à síndrome do cão tremedor, que é uma doença neurológica grave. Eles também podem estar predispostos a surdez, hipoglicemia, traqueia em colapso, estenose pilórica e desvio de fígado.

Ele é um cão relativamente saudável, com uma vida útil média de 12 a 15 anos.

Fatos divertidos sobre o maltês

  • Apesar de serem cachorros italianos tão pequenos, são excelentes saltadores.
  • Eles passaram por várias mudanças de nome ao longo dos anos: Maltese Lion Dog, Melitaie Dog, Maltese Terrier e Spaniel Gentle.

6. Mastim Napolitano

Neapolitan Mastiff

Foto: Freepik

Esta grande raça de cachorros italianos está intimamente relacionada ao Cane Corso. E eles são outro cão de guarda do tipo Mastiff.

Como muitas raças de cachorros italianos, este é um cão antigo que as pessoas usam para defender sua família e propriedade. Eles eram extremamente populares na Itália, mas foram quase extintos como raça durante a Segunda Guerra Mundial.

Aparência do Mastim Napolitano

O Mastim Neopolitano é um cão grande e poderoso, conhecido por sua aparência assustadora e cabeça grande. Eles têm pele solta com um pelo brilhante e de pelo curto.

Um proprietário em potencial deve se preparar para muita baba! Eles salivam muito quando excitados ou depois de beber.

Personalidade e temperamento do Mastim Neopolitano

Embora esta raça possa ter uma aparência feroz, eles só latem se forem provocados. Eles são obedientes e muito protetores.

Apesar de seu tamanho grande, o Mastim Napolitano não é muito ativo a menos que eles tenham que perseguir um intruso, é claro.

As pessoas têm principalmente o Mastim Napolitano como animal de estimação hoje. Mas você deve saber que, devido à sua história e instintos de guarda, o treinamento precoce de socialização e obediência é uma obrigação para esta raça italiana.

Você deve socializá-los enquanto eles são jovens, especialmente se você tem filhos.

Questões de saúde do Mastim Napolitano

Esta raça de cachorros italianos tem uma tolerância à dor extremamente alta. Mas a raça é propensa a alguns problemas de saúde específicos, incluindo displasia da anca, ectrópio, entrópio, displasia do cotovelo, adenite sebácea, atrofia progressiva da retina, hipotireoidismo, cardiomiopatia, inchaço e infecções de pele.

Como a maioria das raças grandes, o Mastim Napolitano tem uma vida útil mais curta, com média de 7 a 9 anos.

Curiosidades sobre o Mastim Napolitano

  • Eles já foram usados ​​em iscas de urso, touro e onça-pintada em arenas romanas.
  • A polícia e o exército costumam usar esse cão para seus serviços na Itália.
  • Esta raça é proibida no país de Singapura

7. Cão pastor de Bergamasco

O cão pastor de Bergamasco é uma verdadeira raça de cachorros italianos. Ele vem dos Alpes italianos, perto de Bergamo, e as pessoas originalmente os criaram como um cão pastor.

Aparência do cão pastor de Bergamasco

Esta raça de pastoreio italiana tem uma pelagem única que desenvolve naturalmente pelos grossos. Essa aparência distinta o ajuda a se proteger do ambiente e dos predadores.

Personalidade e temperamento do cão pastor de Bergamasco

Os cães pastores de Bergamasco são cães inteligentes, alertas, atentos e pacientes. Assim, graças a essas qualidades, eles também têm uma boa reputação com as crianças.

Eles são verdadeiramente um cão da montanha e gostam de ficar ao ar livre. Por causa disso, eles se saem melhor com famílias que também gostam de estar ao ar livre e que têm tempo para “brincar”.

Problemas de saúde

Eles têm alguns problemas de saúde conhecidos, incluindo displasia da anca, inchaço e problemas oculares.

O Bergamasco tem uma vida útil média de 13 a 15 anos.

Bergamasco curiosidades

  • As pessoas datam essa raça italiana de cães há cerca de 2000 anos e acreditavam que eram originárias da Pérsia.
  • Seu pelo exclusivo se transforma em dreadlocks quando cães adultos, enquanto o pelo dos filhotes não.
  • Seus pelos desgrenhados caem sobre os olhos, mas ainda permitem que eles vejam bem. Protege os olhos do sol e do brilho da neve.

8. Pastor-maremano-abruzês

Maremma Sheepdog

Foto: Freepik

As pessoas criaram esse grande cão italiano para proteger o gado nas regiões de Abruzzo e Maremma, na Toscana e no Lácio. Fiel ao seu nome, os agricultores os usavam para guardar ovelhas contra lobos.

Aparência do Pastor-maremano-abruzês

Esta é uma raça italiana muito grande, com uma constituição muscular e uma espessa camada normalmente branca sólida e áspera.

Personalidade do Pastor-maremano-abruzês

Esta raça é incrivelmente leal e tem uma personalidade forte. Assim, consequentemente, eles se tornam muito apegados aos membros da família e podem ser um maravilhoso animal de estimação. Este cão pastor italiano pode ficar distante de estranhos, mas a socialização precoce pode ajudar com isso. Eles também são muito inteligentes, facilitando o treinamento.

Este cão pastor italiano ainda é muito popular na Itália. As pessoas o usam como um cão pastor, especialmente em Abruzzo. Eles estão entre as raras raças de cachorros italianos especialmente entre criadores de gado.

Problemas de saúde

O Pastor-maremano-abruzês pode ser propenso a displasia da anca, acondroplasia e patelas escorregadias. Eles têm uma vida útil média de 11 a 13 anos.

Curiosidades sobre o Pastor-maremano-abruzês

  • As pessoas acreditam que a raça tem mais de 2000 anos.
  • A igreja de Santa Maria, em Florença, retrata um Maremma em uma pintura do século XIII.
  • Eles estão relacionados ao cão pastor dos Pirinéus franceses e ao Kuvasz húngaro.

9. Braco Italiano

Bracco Italiano

Foto: Freepik

O Braco Italiano pode ser uma das raças mais antigas de ponteiros da Europa. Suas origens exatas são desconhecidas. No entanto, esses cães datam do século IV aC.

As pessoas acreditam que são uma mistura entre o Segugio Italiano e o Mastiff Asiático. Assim, há duas variações da raça Braco. Uma é originária da região do Piemonte, que é de cor mais clara. Mas a outra variedade é originária da região da Lombardia, tem uma constituição mais robusta e uma coloração marrom mais escura.

A nobreza italiana costumava usar esses cães para caçar durante o renascimento.

Aparência do Braco Italiano

Estes são cães atléticos com peitos profundos, cabeças angulares e orelhas compridas. Eles têm uma pelagem curta e densa que requer uma quantidade moderada de manutenção. Sua pelagem pode ser branca, branca e castanha, ou branca e laranja.

Personalidade e temperamento

Esta raça de cachorros italianos são caçadores poderosos e determinados. No entanto, longe da caça, eles são cães calmos e gentis.

As pessoas os conhecem por serem pacientes com crianças e leais a seus donos. Mas esses cães adoram estar na companhia de sua família e geralmente são encontrados em silêncio nas proximidades.

Embora eles sejam excelentes cães de caça, sua natureza afetuosa também os torna igualmente bons animais de estimação da família.

Questões de saúde

O Braco Italiano tem várias condições de saúde hereditárias que são propensas a: displasia do quadril e cotovelo, distúrbios renais, cataratas, entrópio, ectrópio e inchaço.

No entanto, as pessoas os consideram um cão relativamente saudável, com uma expectativa de vida média de 10 a 14 anos.

Fatos divertidos sobre Braco Italiano

  • Tapeçarias que datam dos séculos IV e V aC retratam o cachorro Bracco Italiano.
  • A família Medici criou Braco Italianos durante o renascimento.
  • As pessoas também os chamam de cães ponteiros italianos.

Adotando raças de cachorros italianos

Se você acha que uma das raças de cachorros italianos nesta lista seria perfeita para sua casa, parabéns!

As raças de cães italianas incluem algumas das raças mais inteligentes de trabalho, cães de guarda e filhotes mais dedicados. Qualquer que seja o estilo de vida que você queira aproveitar juntos, a Itália tem um ótimo cachorro para você.

E mesmo que seja difícil de encontrar um, achamos que qualquer um deles vale a espera!